sábado, 15 de junho de 2013

O artigo do Jornal O Estado - Caderno Opinião - Nicolle Barbosa e o Novo CIC

O artigo do Jornal O Estado - Caderno Opinião - Nicolle Barbosa e o Novo CIC. Publicação no dia 12 - 06 - 2013. O link do texto: http://www.oestadoce.com.br/noticia/nicolle-barbosa-e-o-novo-cic

O Centro Industrial do Ceará voltou a ter vários fóruns permanentes para discutir as políticas públicas nos setores da indústria e do comércio. O CIC reabriu as suas atividades internas para um público mais amplo da sociedade civil.
A empresária Nicolle Barbosa está na presidência do Centro Industrial do Ceará nos últimos dois anos 2012–2013. O CIC sempre representou um anexo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com poucos momentos de independência interna em relação a maior entidade social dos empresários cearenses.
A FIEC tem feito o seu papel de grupo de pressão perante o Governo Estadual em relação às políticas públicas para o desenvolvimento do setor da indústria e do setor do comércio. O CIC e a FIEC fazem parte da Confederação Nacional da Indústria a nível federal como um enorme grupo de interesses que fiscaliza o Planalto e o Congresso.

A presidente Nicolle Barbosa e o consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.
O Centro Indústrial do Ceará se tornou uma caixa de ressonância das demandas sociais reprimidas das classes médias tradicionais sem representação política. O CIC assumiu este papel quando fez uma série de debates públicos, com vários grupos temáticos sobre os problemas estruturais da cidade de Fortaleza, no pleito eleitoral de 2012. Os setores organizados da sociedade civil fortalezense aproveitaram esta oportunidade única para  debater os problemas e  soluções para a maior cidade cearense.
Os pequenos e os médios empresários não contemplados nos partidos políticos e nas suas entidades de classes, já encontraram num primeiro momento no CIC um fórum permanente onde participam como um grupo de pressão perante aos poderes públicos. O Centro Industrial do Ceará já não representa um clube fechado no setor empresarial, como há vinte anos. A nova base social do CIC é bem maior do quer poderia imaginar a atual direção estadual.
A presidente do CIC, a empresária Nicolle Barbosa, representa uma liderança da sociedade civil com capacidade de atrair vários grupos heterogêneos para um debate público. Nicolle Barbosa redefiniu os limites institucionais do Centro Indústria do Ceará, com uma nova política interna de agregar novas parcerias, em várias frentes de debates e questionamentos das políticas públicas na área da Indústria e do Comércio.
Os setores organizados da sociedade civil cearense já começaram a seguir o comportamento da classe média tradicional fortalezense que começou a participar ativamente das atividades do CIC. Os fóruns permanentes criados na gestão da presidente Nicolle Barbosa, não tinha o intuito de ultrapassar os limites institucionais do CIC, porém ocorreuuma invasão democrática das demandas sociais da nova e da velha classe média da sociedade civil cearense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário