quinta-feira, 9 de maio de 2013

Eunício Oliveira e o Xadrez Político - Artigo do Jornal O Estado


O enxadrista sempre procura derrotar o seu oponente no tabuleiro. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) enfrenta o seu maior oponente no xadrez da política cearense: a si mesmo como adversário, pois é quase uma partida de um só jogador. A construção do palanque eleitoral peemedebista na sucessão estadual será um longo jogo de movimentações de peças políticas nos próximos meses.

O senador Eunício Oliveira (PMDB – CE) poderá vir a ser o candidato natural da coligação partidária (PMDB – PSB) que domina a política cearense nos últimos oitos anos, com a parceria na área administrativa do Governo estadual. O PMDB já demonstrou ser aliado fiel na construção do condomínio político - administrativo da Era Cid Gomes (PSB), como também peça fundamental na administração municipal de Fortaleza.

O governador Cid Gomes (PSB) tem no senador peemedebista o seu maior aliado no campo político, sem outra aliança a altura em segundo plano, pois a sua relação, com o Governo Federal, não perpassa o Partido dos Trabalhadores, pois essa aliança ocorre no campo institucional das políticas públicas conjuntas nas duas esferas administrativas dos receptivos executivos.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O senador Eunício Oliveira (PMDB) tem condição de reunir o maior palanque para a sucessão estadual do próximo ano, com mais de vinte partidos, na sua provável coligação partidária, com apoio dos atuais aliados no Governo do Estado do Ceará, os irmãos Gomes: Cid Gomes e Ciro Gomes.

Eunício Oliveira ainda mantém boa relação com os maiores partidos de oposição, na esfera estadual, ao condomínio administrativo – político do governador Cid Gomes (PSB): o PSDB do ex – senador Tasso Jereissati e o PR do ex – governador Lúcio Alcântara.  A construção das perspectivas de parcerias no campo administrativo numa eventual vitória do PMDB para o comando do executivo estadual, por si só inibiria a campanha negativa no primeiro turno do pleito eleitoral de 2014 nos palanques do PR e do PSDB.

O diretório estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro já demonstra certa coesão de suas duas principais lideranças: o senador Eunício Oliveira e o vice – governador Domingos Filho. Eunício Oliveira somente trabalha com a possibilidade de um mandato de quatro anos (2015 – 2018) a frente do executivo estadual, depois retornaria ao Senado, com isso abriria mão da reeleição, essa jogada política – administrativa, poderia ser finalizada, na formação da chapa majoritária pura peemedebista, com aval do governador Cid Gomes (PSB) e da presidente Dilma Rousseff (PT). O vice – governador Domingos Filho (PMDB) é a peça fundamental do tabuleiro político – eleitoral do peemedebista Eunício Oliveira ( PMDB) na construção do seu palanque de quase consenso para o Governo Estadual.

O link do artigo do Jornal O Estado de 08 de maio de 2013: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário