quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Análise da Pesquisa Datafolha - O Povo / Sucessão Municipal de Fortaleza / Segundo Turno


A primeira pesquisa de opinião pública do Instituto Datafolha feito pelo Grupo de Comunicação O Povo, que saiu na manhã dessa quinta – feira, 18 de Outubro, apenas redefiniu as dúvidas dos analistas políticos. A eleição do futuro chefe do executivo municipal de Fortaleza, ainda é uma lacuna aberta para a maioria dos eleitores.

Os setores das classes médias da cidade de Fortaleza praticamente irão se dividir entre os concorrentes do segundo turno do pleito eleitoral da capital cearense.

Roberto Cláudio e a questão do eleitor da classe média fortalezense

O candidato da coligação PMDB – PSB para prefeito de Fortaleza, já começa a apresentar um teto político eleitoral em alguns setores das classes médias da capital . O discurso de parceria administrativa entre os executivos públicos do Governo Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, que é o seu principal mote publicitário nas campanhas de rádio e de televisão, não demonstram o mesmo poder de persuasão que tinham no primeiro turno.
A marca de 37% da preferência do eleitor fortalezense, na pesquisa estimulada do Datafolha – O Povo, com certeza acendeu a luz amarela no staff do candidato socialista.

O seu crescimento nesse segundo turno foi mais lento, onde havia uma avenida pavimentada, com a neutralidade do PSOL com quase 150 mil votos no primeiro turno,  na sua grande maioria entre os eleitores de 16 até 24 anos, não tivemos uma migração maciça para o candidato Roberto Cláudio (PSB), pelo contrário existe um empate técnico com o concorrente petista, ambos com 50% da preferência eleitoral desse segmento.

Roberto Cláudio não teve desempenho melhor entre os eleitores tradicionais do ex – prefeiturável Heitor Férrer, o eleitor – cidadão com renda de cinco até dez salários mínimos, onde há outro empate técnico com candidato do continuísmo, ambos com quase o mesmo percentual ( Roberto 50% vs Elmano 49%).

A coligação PMDB – PSB nos últimos dias fez uma série de alianças com os ex – prefeituráveis que não foram ao segundo turno, os dois principais apoiadores da candidatura do Roberto Cláudio no segundo turno são o senador Inácio Arruda (PC do B) e o ex – deputado federal Moroni Torgan (DEM). Somente na próxima pesquisa do Datafolha – O Povo é que teremos a noção  de qual é o verdadeiro peso político – eleitoral dessa estratégia da cúpula de campanha do candidato Roberto Cláudio (PSB).

 Elmano de Freitas e a diminuição da rejeição nas classes médias fortalezenses

O candidato da coligação PR – PT para prefeito de Fortaleza, que terminou o primeiro turno em primeiro lugar, ainda manteve a dianteira na primeira pesquisa de opinião pública do Datafolha – O Povo. A campanha midiática construída no primeiro momento do pleito eleitoral de Fortaleza, ainda  se mostra eficiente nesse segundo momento dessa eleição ao cargo do executivo municipal. Como comprova o  seu índice de 42% da preferência do eleitorado fortalezense na pesquisa estimulada.

O seu crescimento no segundo turno ainda mantém o mesmo ritmo dos últimos dias no finalzinho do primeiro turno. O seu crescimento foi de quase 20% em relação ao resultado final da primeira fase do pleito eleitoral de fortaleza em relação à primeira pesquisa de opinião pública do Datafolha – O Povo.

Elmano de Freitas demonstra força entre os eleitores tradicionais do ex – presidente Luis Inácio Lula da Silva, que são os eleitores que ganham no máximo dois salários mínimos, esse é o cidadão – eleitor das regiões pobres da cidade de Fortaleza, onde o candidato petista tem o seu melhor índice na pesquisa estimulada contra o seu adversário ( Elmano 55% vs Roberto 45%). Outro segmento social e econômico favorável ao postulante petista, e aquele onde o eleitor – cidadão recebe entre dois até cinco salários mínimos, outra parcela significativa da população fortalezense, o candidato Elmano de Freitas tem a preferência de 53% na pesquisa estimulada do Datafolha – O Povo contra somente 47% do seu concorrente.

A coligação PR – PT  nos últimos dias reforçou a sua campanha na televisão e no rádio, com a mesma peça publicitária do primeiro turno, como também as visitas no cinturão de bairros da região periférica da cidade de Fortaleza. Não havia perspectiva de aliança com nenhum ex – prefeiturável dos partidos oponentes do primeiro turno. O núcleo da campanha do Elmano de Freitas, praticamente fortaleceu os laços das alianças com as lideranças da sociedade civil fortalezense, na única estratégia viável para esse segundo turno.

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