sexta-feira, 26 de julho de 2024

Evandro Leitão (PT) e a Cláudia Brilhante (PSD) - Os prós e os contras da aliança entre o PT e o PSD

 




A Consultoria LCFB acertou na saída do deputado estadual, Evandro Leitão, do PDT para o PT no ano de 2023. O segundo acerto da Consultoria LCFB foi a vitória do neopetista Evandro Leitão nas prévias do Partido dos Trabalhadores (PT) no diretório de Fortaleza para ser o candidato a prefeito da capital cearense. O recente relatório aos clientes da Consultoria LCFB defende a tese da indicação da ativista social, Cláudia Brilhante, que é quadro do Partido Social Democrata (PSD) da secção fortalezense, como companheira de chapa majoritária lulopetista sob liderança do Evandro Leitão.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que a indicação do candidato a vice-prefeito, na chapa majoritária do deputado estadual Evandro Leitão (PT) para a sucessão municipal de Fortaleza, é do presidente do diretório do PSD local, será então do deputado federal Luiz Gastão nas próximas horas. Luiz Gastão deve indicar a ativista social, Cláudia Brilhante, como a candidata a vice-prefeita da chapa majoritária da federação partidária lulopetista fortalezense: PT, PC do B e PV.



A Consultoria LCFB defende a tese de que a frente partidária entre o PT e o PSD na sucessão municipal de Fortaleza será responsável por criar o pêndulo político-eleitoral ou a fuga maciça da militância moderada do petismo fortalezense para votar na candidatura centrista de direita do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), pois a chapa majoritária do PT e do PSD é literalmente uma chapa majoritária de centro-direita que não tinha o apoio da militância progressista petista, pois essa se transferiu para o município de Caucaia; provavelmente por não empolgar a militância moderada petista da capital cearense.

A Consultoria LCFB acredita que num segundo momento a militância petista de classe média tradicional começaria a dar voto útil ao candidato do União Brasil para derrotar a reeleição do prefeito José Sarto (PDT) ou para derrotar o cirismo-robertista no pleito eleitoral de Fortaleza de 2024. As próximas pesquisas estimuladas vão identificar a migração do eleitorado moderado lulopetista fortalezense para a candidatura centrista de direita do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), nos setores da classe média tradicional fortalezense, na última semana deste mês.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria 




Nenhum comentário:

Postar um comentário