O senador Eduardo Girão é candidato a prefeito de Fortaleza pela agremiação partidária o Novo no pleito eleitoral deste ano. Eduardo Girão se destaca como uma liderança do campo político-ideológico de perfil liberal-conservador no eleitorado fortalezense. A direção municipal de Fortaleza do Novo escolheu a ativista social, Silvana Bezerra, como candidata a vice-prefeita na chapa majoritária sob a liderança de Eduardo Girão.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita no fenômeno político-eleitoral do campo conservador fortalezense para duas candidaturas a prefeito de Fortaleza: Eduardo Girão (Novo) e André Fernandes (PL). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o candidato a prefeito de Fortaleza do Novo, o senador Eduardo Girão, irá crescer na perspectiva de voto útil nas pesquisas estimuladas, pois existe um eleitorado de perfil liberal-conservador no campo político-ideológico que sempre variou entre 5% até 8%, no primeiro turno, dos pleitos eleitorais de 2016 e de 2020: Heitor Férrer (2016-2020) e Célio Studart (2020).
A Consultoria LCFB sempre informou, nos relatórios aos seus clientes, a perspectiva do crescimento político-eleitoral da candidatura do Novo a prefeito de Fortaleza, o senador Eduardo Girão, durante o período eleitoral oficial, numa espécie de gangorra de mudança de voto, no campo político-ideológico conservador-liberal, do candidato a prefeito do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes, para o Eduardo Girão. A nossa tese somente será comprovada no mês de setembro, no final do primeiro turno do pleito eleitoral de 2024 na capital cearense.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB