terça-feira, 8 de novembro de 2022

Jair Bolsonaro 2023?

 




A reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda é uma incógnita, mas, não é algo impossível de acontecer no dia 30 de outubro de 2022 ou final do segundo turno presidencial. Jair Bolsonaro está num empate técnico com o ex-presidente Lula (PT), na maioria das pesquisas eleitorais, todavia, nas margens de erros ainda temos uma disputa eleitoral aberta. A Consultoria LCFB acredita na possibilidade de vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL), em síntese, contradizendo as consultas eleitorais.

O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi o primeiro chefe de executivo federal a ser reeleito na Nova República, no pleito eleitoral de 1998; ainda no primeiro turno. O presidente Lula (PT) foi o segundo chefe de estado até o segundo mandato presidencial credenciado pelas urnas, no pleito eleitoral de 2006. A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com muita dificuldade, no segundo turno do pleito eleitoral de 2014. O presidente Jair Bolsonaro poderá repetir o feito dos seus antecessores no segundo turno deste ano. Lógico não é uma regra matemática ou regra exata.

A Consultoria LCFB acredita num movimento político-eleitoral muito silencioso das classes médias tradicionais, nas seguintes regiões pró - Jair Bolsonaro: Sul, Sudeste e Centro - Oeste. Nos grandes centros urbanos das regiões Norte e Nordeste há movimentos similares, porém, bem menores das classes médias tradicionais. É algo não perceptível na maioria das pesquisas eleitorais dos principais veículos de comunicação. O eleitor de perfil econômico de classe média, com renda média de dois até cinco salários mínimos, e o nível escolar superior, sem dúvida aprovam o Governo Federal, em detrimento da imagem do presidente da República. Existe o desejo do continuísmo administrativo mesmo rejeitando a pessoa do Jair Bolsonaro. É uma contradição moral, porém, não é contradição eleitoral.

O ex-presidente Lula (PT) não criou uma onda de crescimento parlamentar das forças progressistas, e ainda ficou muito refém do seu recall político-eleitoral, na região Nordeste. Lula ainda é uma memória presente no imaginário popular dos setores mais pobres da sociedade brasileira. A frente ampla ao redor do ex-presidente Lula (PT) tem sido o seu grande trunfo nesse segundo turno, com algumas lideranças de extrema importância: Geraldo Alckmin (PSB), Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede). O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem como o seu principal concorrente uma frente ampla pró - Lula de teor econômico liberal, todavia, sem um discurso concreto, para a classe média tradicional, neste final de segundo turno.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente-executivo da Consultoria LCFB


Nenhum comentário:

Postar um comentário