sexta-feira, 22 de abril de 2022

CAUCAIA X FORTALEZA - UM DUELO DE DAVI CONTRA O GIGANTE GOLIAS

 





É justo e oportuno ressaltar que os tempos são outros no futebol cearense. Nossos principais clubes debutam no andar de cima da passarela. Pela primeira na vez na história, teremos oito times disputando nas divisões do campeonato brasileiro. São dois na série A, Ceará e Fortaleza; três na série C, Ferroviário, Floresta e Atlético Cearense e três disputarão a série D, Icasa, Pacajus e Crato. É o melhor momento do nosso futebol. Por isso, convém proclamar que “a pátria de chuteira” é aqui. Exaltemos orgulhosamente os clubes de futebol cearense.


Hoje, 22 de abril, logo mais as 21h35min., haverá no Castelão, o primeiro de dois jogos da final do campeonato cearense. E, dia 24, às 18h30min., veremos quem subirá ao pódio como campeão estadual de 2022. 


Será se a raposa com sua esperteza irá fustigar o Leão? Convém lembrar-se da história bíblica em que o destemido Davi venceu o gigante Golias. O time caucaiense precisa lutar com todas as forças, coragem, fé e bom ânimo para vencer o Leão. É possível afinal, Caucaia chegou ao lado do Fortaleza invicto na competição. Foi o líder na 1° fase do campeonato cearense, com 30 pontos conquistados. Sendo, nove vitórias e sete empates.


Se o time comandado pelo técnico Roberto Carlos, chegar ao topo quebrará a hegemonia de 27 anos, em que só dá Fortaleza ou Ceará. A última taça levanta por outro clube, foi em 1995, quando o Ferroviário ficou com o título. Se Caucaia Jogar como vem jogando ofensivo, bem armado, com domínio de bola, boa triangulação com troca de passes, nada de retranca, levará o título. É justo evocar o provérbio chinês, “Se o cavalo vencer uma vez, sorte. Se o cavalo vencer pela segunda vez, coincidência. Se ele vencer pela terceira vez; aposte nele”. Caucaia não chegou à final por acaso, tem know-how e os números comprovam.


O rubro-negro da região metropolitano fez o dever de casa com muito ímpeto. É merecedor do título, é o troféu de sua vida, é um capítulo inédito na sua história que começa na gestão do Ex-Prefeito Naumi Amorim, que acreditou, investiu e incentivou o esporte. Sou adepto do dito, “Quando a semente é boa e a terra é fértil, não tarda em brotar frutos”. O útero da história e pródigo desses exemplos.


Aliás, independente do lugar no pódio, o time de Caucaia é o vencedor dessa temporada, como nos legou Saint-Exupéry, “Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas”. Esse grupo cativou empatia e respeitabilidade no esporte cearense.


O superqualificado time do Fortaleza está na elite do futebol brasileiro de igual para igual. Lá é o lugar desse seleto clube. É sempre bom relembrar que o Leão terminou o brasileirão de 2021, em quarta colocação. Garantindo uma vaga inédita na copa libertadores da América. Marcas que ganham relevo. É inegável do seu favoritismo ao título sobre o Caucaia. Se ganhar será mais um da coleção de quase 50 troféus que detém como campeão estadual.


Mas poderão cair do cavalo quem cantar de já ganhou. Soa bem a frase, "O jogo só acaba quando termina". Futebol é uma caixa de surpresa. Mas se o time de Juan Paulo Vojvova, não levar mais esse caneco, a torcida não tem porque reclamar, pois o clube ganhou tudo que disputou nos últimos anos e tornou-se um papa títulos. No entanto, se o vencedor for a raposa metropolitana, servirá como infusão de ânimo e incentivo a caminhar rumo ao futebol profissional.


Sem falar que, uma vitoria do Caucaia, gerará mais emoção na partida. Afinal, a dualidade está no centro da natureza humana. Gostamos do inesperado, adora-se ver o tombo do mais forte. Quem não já torceu por seleções africanas em jogos de copa do mundo? É comum que torcemos pelo mais desfavorecido. Portanto, o time do coração a parte, vamos torcer pelo mais humilde. Pois é robusta a superioridade do leão sobre o time de Caucaia. Clube com pouca grana, pequena estrutura, no entanto fez uma campanha brilhante, merece levantar a taça.


Bola pra frente Caucaia!



Moacir de Sousa Soares

Sec. da Regional 5 de Fortaleza 

Psicólogo, Professor, Sanitarista, 

Doutorando em Saúde Coletiva e 

Ex-Secretário de Saúde de Caucaia

Um comentário:

  1. Vou querer saber o resultado dessa partida e sem dúvidas torcer pelo Caucaia essa crônica escrita pelo Dr Moacir Soares não poderia ser mais clara e de uma fácil compreensão parabéns 👏

    ResponderExcluir