segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Portal Ceará Em Off: O Novo Plano C do ex-presidente Lula: Ciro ou Cid Gomes - A presidente Dilma Rousseff (PT) e a oposição radical consentida

O meu artigo no portal de notícia Ceará Em Off, sexta-feira, 15 de janeiro de 2016. Título: O Novo Plano C do ex-presidente Lula: Ciro ou Cid Gomes - A presidente Dilma Rousseff (PT) e a oposição radical consentida.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a trabalhar uma saída política-institucional, para a crise ética e moral que atingiu o Partido dos Trabalhadores e os seus aliados no poder.  A presidente Dilma Rousseff (PT) precisa criar a transição ,do seu combalido governo, para uma oposição de sua total confiança, no próximo pleito presidencial, que poderá ser antes de 2018. Os irmãos Ferreira Gomes podem ser a resposta conjunta aos problemas das duas maiores lideranças petistas: Lula e Dilma.
O ex-ministro Ciro Gomes busca ser o futuro candidato presidencial do Partido Democrático Trabalhista, para ocupar um espaço político de terceira via no espectro ideológico do anti-Partido da Social Democracia Brasileira ou anti-Aécio Neves. O ex-presidente Lula começa a acreditar na incapacidade do Partido dos Trabalhadores de produzir uma pré-candidatura presidencial competitiva para derrotar o bloco oposicionista liderado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), por isso pode recorrer a uma alternativa não petista: Ciro Gomes.
O ex-governador Cid Gomes (PDT) é o crítico governista ,mais radical, do atual presidente da Câmara Federal, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), como tem sido também a principal voz interna, na base governista do Planalto, contra as pretensões de chegada ao cargo de presidente da República, do vice-presidente Michel Temer, via o processo no Congresso de impedimento do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).
O presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, e o ministro das Comunicações, o deputado federal pedetista licenciado André Figueiredo, têm compreensão do papel decisivo da agremiação partidária brizolista no tabuleiro político-eleitoral do pós-lulismo-dilmista. O PDT procura fazer uma dissidência interna na base governista da presidente Dilma Rousseff (PT), como o novo partido matriz substituindo o Partido dos Trabalhadores  na condução das políticas públicas no Palácio Planalto.
Os irmãos cearenses Ciro Gomes e Cid Gomes não têm dúvidas do desgaste produzido pelo processo Lava-Jato nos principais quadros do Partido dos Trabalhadores e do Governo federal. O quase presidenciável  pedetista Ciro Gomes não tem dúvida da incapacidade da presidente Dilma Rousseff (PT) de apoiar uma candidatura própria do seu grupo político para a sua sucessão. Ciro Gomes e Cid Gomes são governistas dissidentes e não lulistas-cidistas? Irei abordar esse tema no próximo texto nesse sábado, 16 de janeiro de 2016. 
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político



Nenhum comentário:

Postar um comentário