segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Portal Ceará Em Off: Ciro Gomes e Cid Gomes são governistas dissidentes e não lulistas-cidistas?

O meu artigo no portal de notícia Ceará em Off, sábado, 16 de janeiro de 2016. Título: Ciro Gomes e Cid Gomes são governistas dissidentes e não lulistas-cidistas?



A presidente Dilma Rousseff (PT) não consegue criar uma notícia positiva neste início de ano. O ministro da Casa Civil, o ex-governador baiano Jaques Wagner, já iniciou um processo de desgaste público, em função das acusações no Processo do Lava-Jato. Dilma Rousseff poderá convidar um dos irmãos Ferreira Gomes para chefiar o núcleo de articulação política do Planalto: Ciro Gomes ou Cid Gomes? Ciro Gomes e Cid Gomes não vão entrar num governo, com baixa popularidade e sem a confiança do mercado financeiro.
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) mantém uma série de criticas às forças oposicionistas sob a liderança do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (SP) e do senador Aécio Neves (MG), mas sempre como um governista dissidente, que não concorda com as medidas de Ajuste Fiscal (Joaquim Levy – Nelson barbosa) no Orçamento da União. Ciro Gomes procura defender a manutenção das políticas públicas na área social do  período do lulismo-dilmista (2003-2014), com isso mantém dialogo com as forças progressistas da base política-partidária da presidente Dilma Rousseff (PT): PDT e PC do B.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
O ex-governador cearense Cid Gomes (2007-2014) procura construir a sua pré-candidatura a prefeito de Sobral, com intuito da manutenção do controle político-administrativo do seu mais antigo capital político, que é a sua maior base eleitoral.  Cid Gomes sempre foi eleito e reeleito com ajuda do Partido dos Trabalhadores no maior município da Zona Norte do Ceará, mas poderá se afastar do seu antigo aliado, ao ponto de que nenhum petista deverá ser o candidato a vice-prefeito na sua chapa majoritária nesse pleito eleitoral de 2016. Os cidistas sobralenses procuram criar a imagem de governistas não mais lulistas ou dilmistas.
O prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (PDT), procura criar uma imagem de distanciamento da presidente Dilma Rousseff (PT), nas peças publicitarias da sua gestão administrativa. Roberto Cláudio tem dificuldade em formalizar um eventual apoio do Partido dos Trabalhadores a sua reeleição, pois o desgaste político e moral dessa aliança partidária não compensariam. Os irmãos Ferreira Gomes (Ciro\Cid) não têm interesse de perder o município de Fortaleza para os partidos oposicionistas (PSDB-PSB-DEM-Solidariedade-PPS) ao Planalto, para demostrarem um sinal de fidelidade a chefe do executivo do Governo Federal.
A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá ignorar o discurso governista dissidente dos seus aliados cearenses (Ciro\Cid Gomes), em função da crise política-institucional do seu segundo mandato. O presidenciável Ciro Gomes (PDT) não tem interesse de ser ministro ou defensor mor do atual Governo federal perante a opinião pública, por isso vai aprofundar o seu discurso de aliado dissidente e de principal opositor dos tucanos na política nacional. 
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político



Nenhum comentário:

Postar um comentário