domingo, 31 de janeiro de 2016

Blog do Eliomar de Lima (Jornal O Povo) - Tasso e Heitor juntos contra o Lulismo?

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político



O meu artigo no Blog do jornalista Eliomar de Lima do Jornal OPOVO. Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2016. Titulo: Heitor Férrer e o NeoTassismo (Tasso Jereissati) Fortalezense - A Federalização da campanha eleitoral de Fortaleza pelo Anti-Lulismo – Parte 2


A cidade de Fortaleza deverá ter o terceiro pleito eleitoral de discurso federalizado: 2008, 2012 e 2016. As duas primeiras eleições federalizadas foram vitoriosas para o antigo condomínio político-administrativo cidista-lulista (PT-PSB-PMDB): Luzianne Lins (2008) e Roberto Cláudio (2012). O discurso midiático era a necessidade da manutenção do alinhamento ideológico-administrativo das três principais administrações públicas: Prefeitura de Fortaleza, Governo Estadual e Governo Federal. A terceira campanha federalizada do pleito eleitoral da capital cearense virá num caminho inverso, pois defende o fim desse alinhamento político-administrativo, em nome da construção de uma nova ordem política oposicionista, com certeza será construída pelos diretórios estaduais do Partido Socialista Brasileiro e o Partido da Social Democracia Brasileira.
O senador Tasso Jereissati (PSDB) percebeu a necessidade de fazer, dessa disputa eleitoral de Fortaleza, o início de um laboratório para a construção do pós-lulismo cearense. Tasso Jereissati procura criar todas as condições positivas para que no momento apropriado chegue a um denominador comum na construção de uma chapa majoritária para concorrer à Prefeitura de Fortaleza. Esse diálogo tem sido intenso com alguns membros do PSB: o deputado estadual Heitor Férrer e o deputado federal Danilo Forte.
O processo de desgaste administrativo da presidente Dilma Rousseff (PT), na opinião pública fortalezense, a dissidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores – em relação a reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT), o ímpeto do PMDB cearense de não apoiar os antigos aliados, por si só esses problemas no bloco governista já irão cimentar o caminho da união da frente partidária oposicionista: PSB e PSDB. A pré-candidatura do deputado estadual Heitor Férrer tem apoio integral do diretório nacional do PSB e ele deverá receber o apoio do diretório nacional do PSDB, daí a verticalização da chapa majoritária fortalezense oposicionista nesse pleito eleitoral.
O presidente estadual do PSB, o deputado federal Danilo Forte, procura diminuir as arestas de sua agremiação partidária, com os tucanos fortalezenses, através do dialogo com a maior liderança do PSDB na capital cearense: o deputado federal Raimundo Gomes de Matos. O deputado estadual Heitor Férrer deverá procurar federaliza o seu discurso oposicionista na Assembléia Legislativa do Ceará, com a parceria do deputado estadual tucano, Carlos Matos, nos próximos dias. O processo de aliança do PSDB e do PSB é quase inevitável, em função do alinhamento ideológico dessas agremiações partidárias nas suas cúpulas nacionais. O senador Tasso Jereissati (PSDB) é o líder natural do Estado no bloco partidário PSB-PSDB, enquanto o líder municipal deverá ser o deputado estadual Heitor Férrer como provável candidato a prefeito de Fortaleza.
* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.



Nenhum comentário:

Postar um comentário