terça-feira, 29 de setembro de 2015

Artigo no Portal Ceará Em Off - O Ex-presidente Lula se desmancha nas Redes Sociais



O meu artigo no portal de notícia Ceará em Off. Sábado, 26 de setembro de 2015. Titulo: O Ex-presidente Lula se desmancha nas Redes Sociais.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre teve uma enorme força na opinião pública, ao ponto de enfrentar os meios de comunicação tradicionais: televisão, rádio e jornal. O lulismo virtual era muito forte nas redes sociais: Facebook, Twitter e blogs alternativos. O cenário político atual começa a destruir o mito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate público da investigação do Lava Jato.
No pleito eleitoral de 2006, o maior adversário à reeleição do presidente (Lula) na época, não foi a frente oposicionista liderada pelo Partido Social Democrático Brasileiro, com a candidatura do atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; mas sim os grandes veículos de comunicação que fizeram uma excelente cobertura jornalística em relação ao Mensalão e os Aloprados. O crescimento econômico daquele período foi o grande responsável pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 | 2007-2010).
O cidadão-eleitor sempre acompanhou as crises de corrupção na Era Lulista, mas havia uma bonança no campo econômico e social, que impulsionou a eleição da presidente Dilma Rousseff no pleito eleitoral de 2010. A nova classe média e os setores sociais que saíram da linha da pobreza foram os responsáveis pela defesa do condomínio político administrativo lulista-dilmista (2003-2014), nas redes sociais através dos dados positivos que eram produzidos nos veículos de comunicação do Palácio do Planalto. O lulismo virtual ainda venceu o debate público no pleito eleitoral de 2014, que foi responsável pela reeleição da presidente Dilma Rousseff.
A presidente Dilma Rousseff (PT) hoje não tem o apoio dos fieis militantes virtuais do lulismo, por isso o ultimo bastião de resistência nas redes sociais era o mito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o pai dos pobres. A nova classe média brasileira decepcionada passou a endossar os novos movimentos virtuais anti-Lula-Dilma-PT, assim como, os setores sociais mais pobres que perderam a rede de proteção social do Governo Federal, em função dos cortes econômicos nas políticas distributivas de renda: Bolsa Família, Pronatec e Fies.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.



Nenhum comentário:

Postar um comentário