terça-feira, 29 de setembro de 2015

Artigo no Portal Ceará Em Off: Michel Temer e o Lulismo sem Lula – O PMDB e o discurso Anti-Dilma em São Paulo



O meu artigo no Portal de Notícia Ceará em Off. Domingo, 27 de setembro de 2015. Titulo: Michel Temer e o Lulismo sem Lula – O PMDB e o discurso Anti-Dilma em São Paulo.


O vice-presidente Michel Temer (PMDB) começa a adotar uma estratégia política-eleitoral no Estado de São de Paulo, onde o Partido Movimento Democrático Brasileiro, já deverá ser oposicionista ao prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), e à presidente Dilma Rousseff (PT). Michel Temer faz mudança do discurso ao nível nacional, com a defesa momentânea da aliança partidária-institucional, em relação ao Planalto.
O dualismo dos atos políticos, do presidente nacional licenciado do PMDB, Michel Temer, não chega a ser considerado contraditório em relação a presidente Dilma Rousseff e ao Partido dos Trabalhadores. O PMDB tem interesse de enfraquecer o Planalto nas próximas votações no Congresso (Senado|Câmara), para ocupar o número máximo de cargos na Esplanada dos Ministérios. Existe por outro lado o interesse de ser uma agremiação partidária oposicionista que represente o cidadão-eleitor no maior estado do Brasil.
O PMDB não tem interesse de permanecer na aliança política-eleitoral, com a presidente Dilma Rousseff (PT), mas não deixará os seus cargos públicos no Governo Federal. O PMDB procura ser o principal instrumento do processo pós-lulismo, dentro da base aliada do Planalto, por isso utiliza o presidente do Senado e o presidente da Câmara para esvaziar o poder real da chefe do executivo. O PMDB não tem outra direção a não ser este novo discurso partidário de distanciamento lento e gradual do legado negativo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com isso não irá reeditar a aliança nacional do PMDB e do PT, no futuro pleito eleitoral presidencial.
O vice-presidente Michel Temer não deseja tornar o PMDB apenas o futuro sócio minoritário de um eventual acordo político-eleitoral, com o Partido Social Democrático Brasileiro após o fim da Era Lula-Dilma-PT. Michel Temer tentará ser a principal liderança do que resta do capital social do lulismo sem Lula-Dilma, no final dessa atual gestão pública do Palácio do Planalto.
O pós-lulismo peemedebista vai implodir a liderança da presidente Dilma Rousseff nos próximos dias, por outro lado vai adotar um discurso oposicionista em relação à pré-candidatura presidencial do presidente de honra do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, já nas principais cidades brasileiras, visando às eleições municipais de 2016.
                                         Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.



Nenhum comentário:

Postar um comentário