segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Artigo no Jornal O Estado - Dilma Rousseff e a Relação Política: Renan Calheiros e Eduardo Cunha

O artigo que foi publicado na Quinta - Feira, 05 de Fevereiro de 2015, no Caderno Opinião do Jornal O Estado.Titulo: Dilma Rousseff e a Relação Política: Renan Calheiros e Eduardo Cunha.
http://www.oestadoce.com.br/noticia/congresso-nacional-1

A presidente Dilma Rousseff (PT) terá nos próximos dois anos uma relação de negociação permanente, com os atuais presidentes das casas do Congresso Nacional, os peemedebistas: Renan Calheiros (Senado) e Eduardo Cunha (Câmara). O presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB) e o presidente da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB),  têm interesse  em realizar um realinhamento político-administrativo do Legislativo com o Executivo, como foi feito nas últimas legislaturas.

O Palácio do Planalto necessita aprovar medidas polêmicas no Congresso Nacional (Senado / Câmara), como o ajuste fiscal e a revisão das regras previdenciárias e trabalhistas. Ainda temos uma votação polêmica em andamento que é a análise do veto presidencial ao reajuste da tabela de Imposto de Renda em 6,5%. O presidente do Senado, o peemedebista Renan Calheiros, que também preside as sessões no Congresso Nacional, quer colocar as matérias em pauta.

O novo presidente da Câmara, o deputado federal peemedebista Eduardo Cunha (RJ), não pretende disputar espaço, com o seu companheiro de partido, o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), em relação à articulação política do Congresso Nacional e do Planalto. Eduardo Cunha precisa reabrir o Orçamento de 2015 para que os novos deputados eleitos em outubro passado e empossados  no domingo (01/02) possam fazer emendas ao texto, por isso existe a necessidade de uma boa relação, com o Planalto, para atender aos interesses dos novos parlamentares.

A presidente Dilma Rousseff (PT) compreende o papel decisivo do Congresso Nacional para aprovação do seu novo pacote de Ajuste Fiscal. O  presidente do Senado, o peemedebista Renan Calheiros (AL), já procurou o seu colega de agremiação partidária, o presidente da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha, para formar um triunvirato, com a participação do vice-presidente da República, o peemedebista Michel Temer (SP), para negociar uma agenda comum do Legislativo e do Executivo, numa linha direta, com a presidente Dilma Rousseff (PT).

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), tem um filho governador de Alagoas, com sério problema de caixa nas finanças públicas, por isso não pode entrar, em conflito, com a equipe econômica do Planalto. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), precisa revisar a proposta orçamentária de 2015, que foi aprovada, em dezembro de 2014, na Comissão Mista do Orçamento (CMO), sem votação no Congresso Nacional, para aprovação das emendas parlamentares dos novos deputados federais, ainda nesse ano. 

                                      Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, Sociólogo e Consultor Político.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, Sociólogo e Consultor Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário