segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Artigo no Blog do Eliomar de Lima: Salmito Filho pode assumir papel de lider municipal em Fortaleza

Com o título “Salmito Filho e a Reinvenção da Liderança Municipal”, eis artigo do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/salmito-filho-pode-assumir-papel-de-lider-municipal-em-fortaleza/
O processo de globalização da política, por pouco, não foi responsável pelo desaparecimento das lideranças municipais, para dar lugar a uma gama de políticos com representações nos campos de atuação da política nacional e estadual. O município ficou dependente das políticas públicas administrativas do Governo Estadual, com os recursos financeiros do Governo Federal.
O ex-governador Cid Gomes (PROS) foi o maior exemplo da maximização de uma liderança estadual com os recursos do Governo Federal (Lula – Dilma), em detrimento das lideranças municipais, chegando ao ponto de reeleger a ex-prefeita Luzianne Lins (PT) no pleito eleitoral de 2008, na cidade de Fortaleza; como também eleger o atual prefeito Roberto Cláudio (PROS) quatro anos (2012) depois, como também aconteceu com maioria dos prefeitos nos municípios cearenses.
O atual governador do Ceará, o agrônomo Camilo Santana (PT), não obteve sucesso como liderança municipal, quando tentou ser prefeito do município de Barbalha, pois primeiro se tornou uma liderança estadual como secretário e depois como deputado, para hoje ser uma liderança nacional, em construção na política cearense. O atual prefeito da capital, o médico Roberto Cláudio (PROS), teve uma ascensão rápida na Assembleia Legislativa do Ceará, como vice-líder da bancada do Governo Estadual e depois presidente da Casa, para depois ser o maior líder político-administrativo da cidade de Fortaleza.
A bancada cearense ( Eunício Oliveira, Tasso Jereissati, José Pimentel) no Senado tem participação política efetiva somente na arena nacional e na arena estadual, com pouca participação nas políticas locais, como grandes lideranças municipalistas. A bancada cearense da Câmara tem a mesma peculiaridade de parlamentares atuantes no campo político nacional e estadual, com pouca atuação efetiva nas políticas locais, mas somente, em função das emendas parlamentares para os municípios.
A liderança municipal sofre esse esvaziamento de suas funções políticas, por isso, cada vez mais é dependente dos políticos estaduais e dos chefes dos executivos (Estadual – Nacional), o único caso raro da política fortalezense nos últimos anos é o vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PROS), pois exerce uma liderança de atuação local, em primeiro plano. Salmito Filho sempre priorizou a construção simbólica da sua liderança política no imaginário popular do fortalezense, para depois se firmar como presidente do legislativo municipal e há pouco tempo como secretario municipal (Fortaleza) de Turism. Salmito vem se consolidando como uma liderança estadual, com espaço no campo político nacional.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o sociólogo Salmito Filho, deverá ser á principal liderança da política cearense centralizada no debate público das questões municipais. O legislativo municipal de Fortaleza através da atual mesa diretora vai imprimir uma série de ações públicas para redefinir os marcos regulamentadores do Plano Diretor, com influência nas áreas de Mobilidade Urbana, Saúde, Educação e até Segurança Pública. Salmito Filho vai reinventar o papel da liderança municipal, com influência na política estadual através de várias parcerias com as câmaras municipais, como fórum local das políticas públicas do Planalto na Região Metropolitana de Fortaleza, com uso do plenário e dos canais de comunicação: TV Fortaleza e Rádio Fortaleza.
* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário