quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Roberto Cláudio e a necessidade do PDT

O prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (PROS), já começa a compreender a necessidade de realizar um contraponto, no condomínio político-administrativo do governador Cid Gomes. Roberto Cláudio  teme um papel pequeno no PROS em relação ao futuro promissor  que teria dentro do Partido Socialista Brasileiro.

 O movimento do grupo do prefeito de Fortaleza para fazer uma ponte de negociação com a direção nacional do PDT, não foi destaque na crônica jornalística dos principais meios de comunicação. Os robertistas acreditavam no empenho pessoal do seu líder, para conseguir  no PDT, a melhor opção partidária, para os cidistas-ciristas, na política cearense.

Roberto Cláudio desejava a ida dos ex- militantes do PSB e do PRB para o Partido Democrático Trabalhista, como principal alternativa partidária, no lugar do PROS. Já o novo partido não atende ao projeto político da equipe do prefeito Roberto Cláudio, pois essa agremiação partidária não tem uma vitrine nacional, somente representa  outro partido sem marca ideológica.

 O PSB tem apelo entre os formadores de opinião pública, como alternativa política futura da dicotomia do PT versus o PSDB, nos pleitos eleitorais, por todo o país, no próximo ano. O prefeito Roberto Cláudio acreditava que poderia ser o novo modelo de gestor público entre os quadros da agremiação socialista no Brasil. O PDT daria essa perspectiva de fórum nacional, para as políticas públicas da cidade de Fortaleza.

Somente o discurso de defesa da filiação em massa dos simpatizantes do grupo dos irmãos Gomes, na agremiação partidária brizolista, que denotou não haver um consenso entre as cúpulas do chefe do executivo da capital, com a cúpula do novo partido dos membros do Governo Estadual. O PROS é pequeno para as burocracias das duas principais máquinas administrativas públicas do Ceará.

O PROS será a pura reprodução do tamanho do grupo político do governador Cid Gomes, com o agravante de diminuir o papel dos partidários do prefeito Roberto Cláudio, que seriam somente um subgrupo do todo. O PDT representava o desejo de Roberto Cláudio de participar de uma dimensão política-administrativa de âmbito nacional, com reconhecimento da imprensa e da opinião pública do Ceará.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


Nenhum comentário:

Postar um comentário