quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Tasso Jereissati forte e o PSDB fraco?

O ex–governador Tasso Jereissati ainda mantém respeitado capital político entre os eleitores do Estado do Ceará. O seu nome tem uma repercussão positiva perante a opinião pública, quando é colocado para qualquer cargo majoritário: governo ou senado. Qual será o destino do PSDB? Em termo de palanque estadual, com certeza será o mesmo do seu presidente de honra.


O Partido da Social Democracia Brasileira sofre um processo gradual de esvaziamento de seus quadros na seção do Ceará. Nos últimos dias há uma tendência de debandada dos seus prováveis candidatos proporcionais (Assembleia – Câmara), para outras agremiações partidárias, com isso  atinge o ponto mais baixo da  sua história eleitoral , na política local. O PSDB não terá como lançar uma chapa majoritária própria para o Governo Estadual.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O contraste de uma liderança, com força na opinião pública, e com condição de ser eleito senador ou governador, e por outro lado uma sigla sem quadros competitivos, para pleito eleitoral de 2014 aos cargos nos legislativos. O PSDB procura construir uma coligação na chapa proporcional, com o Partido da República e o Partido Republicano Brasileiro.

O novo bloco oposicionista (PSDB – PR – PRB) não tem um candidato natural para governador, por isso a necessidade de esperar a decisão do Partido Democrático Trabalhista de permitir a pré-candidatura do deputado estadual,  Heitor Férrer,  para chefe do executivo estadual do Ceará.

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) necessita dessa parceria estratégica, com o parlamentar pedetista, para a construção de uma chapa majoritária competitiva. A sua candidatura a única vaga de Senado, no próximo pleito eleitoral do Ceará, já não depende somente do PSDB, mas de uma sequência de rearranjos de alianças, em função da inanição política-eleitoral de sua agremiação partidária, na política local.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

O Programa Pela Ordem - TV Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário