domingo, 10 de março de 2013

Luzianne Lins e o retorno ao papel de vítima das elites


A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores do Ceará, a ex – prefeita de Fortaleza, Luzianne Lins, sempre teve a marca da guerreira injustiçada pelas elites desse Estado. Os dois primeiros mandatos para o legislativo do município de Fortaleza (1997 – 2000 / 2001 – 2002), e depois para Assembleia Legislativa do Ceará, como deputada (2003 – 2004), onde o seu principal discurso político – eleitoral, era a defesa das minorias sociais, e da moralização das políticas públicas.

Luizianne Lins usou, com maestria, na eleição para prefeito de Fortaleza de 2004, tanto no primeiro como também, no segundo turno, o discurso eleitoral da vitimização de sua candidatura pela cúpula nacional do seu partido, com um resultado positivo perante a opinião pública fortalezense  e nos setores organizados das classes médias, com essa estratégia obteve a vitória.

A ex – prefeita Luzianne Lins durante os seus oito anos de mandato, foi no caminho inverso dos seus oito  anos de parlamentar petista (1997 – 2002), com alianças bem pontuais no campo administrativo, com o antigo bloco de vereadores da Era Juracy Magalhães (1990 – 2004), na Câmara Municipal de Fortaleza.

Em seguida, como a principal aliada na eleição e na reeleição do atual governador do Ceará, o engenheiro Cid Gomes (PSB), numa demonstração clara de não ser vitima desse novo processo de acomodação ao status quo.

A reeleição no pleito eleitoral de 2008 da prefeita Luzianne Lins, ocorreu com apoio do governador Cid Gomes (PSB), e teve como companheiro de chapa, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza na época, o vereador Tin Gomes (PHS), que foi um antigo colaborador do ex – prefeito Juracy Magalhães (PMDB). Nesse período não havia perseguição à liderança da chefe do executivo da Prefeitura de Fortaleza, somente trabalho mútuo com essas forças políticas.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
  
No dia oito de março de dois mil e treze, na sede da Assembleia Legislativa do Ceará, a atual presidente estadual do PT, que foi ex – parlamentar da Casa, Luzianne Lins, entrou em choque, com a Mesa de Trabalho da solenidade de comemoração do Dia Internacional da Mulher. Luzianne Lins por seis anos foi aliada do Governo estadual, mas nunca usou o púlpito daquela Casa Legislativa Estadual, como prefeita, e quase nunca usava os veículos de comunicação da Prefeitura de Fortaleza, para fazer o balanço anual de sua administração pública.

A tentativa de ser vítima de uma conspiração das elites do condomínio político – administrativo do governador Cid Gomes (PSB), apenas, vai acentuar a sensação da fuga de realidade da ex – prefeita Luzianne Lins, pois, em seguida, a mesma chefiaria uma reunião do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, que mantém vários cargos no Governo estadual, pois nesse mesmo encontro, os petistas  presentes em sua maioria, em suas manifestações públicas, foram favoráveis, a manutenção da aliança, com o bloco partidário do PSB - PMDB.

A imagem da ex – vereadora fortalezense e da ex – deputada estadual, Luzianne Lins, como vitima das elites políticas, com certeza, é coisa do passado no imaginário do cidadão – eleitor.


Um comentário:

  1. Luizianne sempre dá um jeito de aparecer e olha que o faz com certa maestria no melhor estilo falem mal, mas falem de mim.
    Não sou totalmente do contra, reconheço a capacidade politica da nossa ex-prefeita,porem vacilou e deixou passar a chance de ser uma figura de peso nas negociações politicas para as eleições de 2014.PT perde espaço, a briga interna aumenta e PSB e PMDB se armam e se fortalecem para os proximos rounds.

    ResponderExcluir