terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pesquisa Vox Populi - A Polarização dos Iguais


A Pesquisa Vox Populi – Jangadeiro divulgada na noite dessa segunda – feira (24/09). A amostragem de mil e quinhentos entrevistados é a maior das últimas pesquisas de opinião pública sobre a sucessão municipal de Fortaleza.

O novo cenário político após a consulta eleitoral do grupo de comunicação Jangadeiro, não deixa espaço positivo para os candidatos com perfil de oposição, como também constrói o cenário de polarização entre os candidatos das máquinas públicas.

O antigo condomínio cidista – petista transformou-se em dois grupos que disputam a hegemonia da política fortalezense.

Na eleição de 2008, o condomínio político–administrativo era composto pelo grupo dos Ferreira Gomes em parceria com o Governo federal e a Prefeitura de Fortaleza, ambos administrados pelo Partido dos Trabalhadores, nessa mesma macro–aliança da qual fazia parte o PMDB do parlamentar cearense Eunício Oliveira. A vitória no pleito eleitoral de Fortaleza em 2008, com a reeleição da atual prefeita Luzianne Lins, não deixava o espaço vital para o surgimento de uma frente de oposição significativa nos pleitos eleitorais de 2010 e de 2012.

As candidaturas do antigo bloco partidário–administrativo (PT – PSB – PMDB), nesse pleito eleitoral de Fortaleza, não marcharia unido. O Partido dos Trabalhadores lançou o ex–secretario municipal, o advogado Elmano de Freitas, sem consulta aos antigos aliados (PSB – PMDB), com isso, colocou um fim no condomínio administrativo da parceria com o Governo estadual.

O bloco partidário cidista–eunicista lançou o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Roberto Cláudio, num processo lento e gradual de afastamento do Partido dos Trabalhadores no âmbito municipal, com efeito colateral na relação política – administrativa do governo estadual com o Planalto.

Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) polarizaram o pleito eleitoral de Fortaleza nos últimos dias do primeiro turno. Ambos na casa percentual de 20% da preferência do eleitor fortalezense na pesquisa estimulada. As duas principais candidaturas com maior tempo de televisão e rádio, como também  recursos financeiros estão num processo de distanciamento dos outros postulantes.

 O desaparecimento da perspectiva da ida de um candidato de oposição ao segundo turno.

A pesquisa de opinião pública do Vox Populi–Jangadeiro coloca os candidatos dos partidos de oposições numa situação de atores coadjuvantes em relação aos líderes.

O candidato demista, o ex–deputado federal Moroni Torgan, entra num processo de perda de capital político, sem condição de diminuir a sua alta taxa de rejeição na casa percentual de vinte nove. O seu papel de coadjuvante na reta final do primeiro turno. A queda do patamar de 26% na primeira pesquisa, para 17% na segunda pesquisa, apenas contribui para a tese de sua saída do segundo turno. O crescimento eleitoral dos postulantes do PT e do PSB no seu eleitorado tradicional da periferia de Fortaleza, como também constatamos a migração dos votos do candidato comunista, o senador Inácio Arruda, que caiu de 9% para 4% na última pesquisa do Vox Populi – Jangadeiro.

O candidato tucano, o ex–deputado Marcos Cals, chegou ao seu patamar mínimo nas duas pesquisas da Vox Populi encomendada pela TV Jangadeiro. Na pesquisa estimulada o postulante do tucanato só pontua em torno de 3%, enquanto, a margem de erro é 2,5%. O desaparecimento do PSDB como força política na capital.

Heitor Férrer (PDT) manteve o mesmo número na atual pesquisa Vox Populi – Jangadeiro, na estimulada com 9%, em relação à primeira consulta. O candidato pedetista mantém o eleitor da classe média na sociedade civil fortalezense. A sensação de alguns analistas políticos é de que havia o crescimento do prefeiturável do bloco PPS – PDT, isso era um fenômeno localizado, somente nos estratos sociais com maior nível escolar e econômico. Outro candidato com força entre os eleitores da classe média, o postulante do PSOL, o advogado Renato Roseno, está no seu patamar histórico de 6% da preferência do eleitorado fortalezense nas pesquisas de opinião pública. Essa duas candidaturas são reféns dos eleitores com maior grau de informação e poder financeiro, esses grupos são minoritários no universo do eleitorado na cidade de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário