quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A quarta pesquisa do Datafolha – O Povo / O novo cenário eleitoral


A quarta pesquisa do Datafolha – O Povo da manhã desta quinta – feira (27/09) redefiniu o cenário eleitoral dos últimos dias da sucessão municipal de Fortaleza.
Pela primeira vez o ex-deputado federal Moroni Torgan não lidera a lista de prefeituráveis, isso representa grande revés no seu desejo de ir ao segundo turno. O novo líder é o candidato petista, o advogado Elmano de Freitas.
Elmano de Freitas sob o signo da perseverança eleitoral
Na primeira pesquisa de opinião pública da parceria entre o Grupo de Comunicação O Povo com o Instituto Datafolha, o candidato do Partido dos Trabalhadores despontava como mero coadjuvante; a reeleição da reeleição do continuísmo do atual comando administrativo da Prefeitura de Fortaleza, que aparentava ser um projeto sem perspectiva de êxito nas urnas, nesse pleito eleitoral.
A última pesquisa Datafolha – O Povo definiu essa mesma postulação, como quase certa para participar no segundo turno, o seu índice foi de 24% ou ¼ da preferência na pesquisa estimulada. Elmano de Freitas soube usar o seu programa de televisão e rádio, onde ancorou o seu discurso nas políticas públicas propositivas da atual gestão municipal. A diminuição da rejeição da Prefeitura de Fortaleza na opinião pública é o seu maior aliado à sua  ida ao segundo turno, como também existem outros fatores que contribuíram para a maximização do capital político de aprovação do candidato governista: a peça publicitaria com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva; o exército de militantes de sua coligação partidária ( vereadores, candidatos a vereança) na periferia de nossa capital; e a própria prefeita Luzianne Lins que ainda mantém respeitado capital político perante a sociedade civil.
Moroni Torgan e os seus dilemas para ir ao segundo turno
O candidato demista sempre teve um respeitável capital político nas suas disputas eleitorais para prefeito de Fortaleza. Nas duas últimas eleições municipais (2004 – 2008) o seu patamar mínimo no primeiro turno foi de 27% dos votos válidos. No atual pleito eleitoral o prefeiturável dos democratas começa a perder capital político, na última consulta de opinião pública do Datafolha – O Povo, o seu índice foi de 18% de preferencia na pesquisa estimulada, com enorme perspectiva de apenas queda dos seus percentuais nas próximas consultas. Efeito do crescimento do candidato governista nos redutos tradicionais do postulante Moroni Torgan na periferia de Fortaleza.
O isolamento político do candidato demista é outro fator que devemos levar em consideração para explicar o seu esvaziamento político - eleitoral, pois na eleição municipal de 2004, o mesmo fez aliança com bloco partidário PAN – PTC, no último pleito eleitoral (2008) a sua candidatura contou com apoio do Partido Progressista. Moroni Torgan caminha para somente assistir o segundo turno, com enorme taxa de rejeição na pesquisa estimulada, com algo em torno de 36%, que praticamente inviabiliza uma reação em tão pouco tempo.
Roberto Cláudio e a sua quase certeza de ida ao segundo turno
O candidato do bloco partidário PMDB – PSB cresce num proporção menor do que o primeiro colocado da pesquisa estimulada do Datafolha – O Povo. O deputado estadual, o médico Roberto Cláudio, somente saiu prefeiturável após o rompimento da aliança política – administrativa do governador Cid Gomes com a prefeita de Fortaleza, a professora universitária Luzianne Lins, num processo lento e gradual de desgaste entre esses lideres da política local. O candidato socialista tem o maior tempo de televisão e rádio entre todos os postulantes. No inicio das consultas de opinião pública do Datafolha – O Povo,  esse trunfo do maior tempo no Horário Político Eleitoral Gratuito, foi oportuno, como também o discurso de realinhamento das políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado, mas na última pesquisa, esses fatores não ajudaram no crescimento dos seus índices eleitorais; na pesquisa estimulada, saiu de 17% para 19%, pois ficou dentro da margem de erro, que é de 3% para cima ou para baixo.
Roberto Cláudio ainda foi beneficiado pelo não crescimento da candidatura pedetista, o deputado estadual Heitor Férrer, na pesquisa estimulada, onde praticamente repetiu os mesmos índices na casa de 13% das ultimas três pesquisas estimuladas. A instabilidade eleitoral do candidato demista, com certeza vai contribuir para que nos próximos dias o postulante socialista vá para o segundo turno.
Heitor Férrer e o eleitorado da classe média
O candidato do bloco partidário PPS – PDT  mantém estabilidade eleitoral nas pesquisas estimuladas até agora feito pelo Datafolha – Opovo, os seus índices ficaram na casa percentual de 13%, nas três ultimas consultas, onde os seus principais redutos eleitorais são os estratos sociais dos mais escolarizados e com as maiores rendas econômicas, entre os eleitores fortalezenses. Heitor Férrer precisa convencer parte do eleitorado do candidato do Partido Socialista e Liberdade do advogado Renato Roseno, que mantém uma respeitável fatia do eleitor da classe média e dos movimentos sociais com perfil socialista – ecológico, como algo em torno de 6% dos prováveis votos válidos, esse poderia ser o combustível final para empreitada eleitoral do pedetista no primeiro turno, para sua ida ao segundo turno.
O candidato do PC do B, o senador Inácio Arruda e o candidato tucano, o ex – deputado estadual Marcos Cals, ambos ficaram com 3% na pesquisa estimulada da quarta consulta de opinião publica do Datafolha – O Povo sobre a sucessão municipal de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário