O governador Elmano de Freitas (PT) tem uma aliança política-administrativa com a maioria das agremiações partidárias centristas da política regional: MDB, PSD, Republicanos, Progressistas, Podemos, Solidariedade e outros. Elmano de Freitas somente pode confiar numa única certeza partidária a de que o presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, tem autonomia em relação à direção nacional do MDB para estar no palanque político-eleitoral de reeleição da dupla: Elmano de Freitas (PT) e Lula (PT).
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que a aliança política-administrativa, a nível estadual entre o MDB-Eunício Oliveira, está garantida independente do cenário nacional.
O analista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita que o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) coloca a sua pré-candidatura ao Senado em segundo plano, pois o mais importante é garantir uma grande agremiação partidária para o palanque local de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).
A Consultoria LCFB compartilha os seus relatórios aos seus associados ou clientes sobre a nova configuração partidária a nível nacional e a sua influência no mercado partidário cearense pró-Elmano de Freitas (PT).
A fusão partidária nacional entre o Podemos e o PSDB vai criar uma sucursal local, sob a liderança política-eleitoral do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), que vai trazer o ex-ministro Ciro Gomes do PDT para o diretório estadual do Podemos-PSDB. Ciro Gomes e Tasso Jereissati vão fazer o palanque político-eleitoral cearense para a pré-candidatura presidencial do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) no próximo ano.
A Consultoria LCFB nos seus relatórios já apontava para a formação da federação partidária nacional entre o União Brasil e o Progressistas, contudo, a nível regional a Consultoria LCFB apontava o comando da federação partidária com o diretório estadual do União Brasil.
Há uma tendência natural da federação partidária União Progressista em ser base aliada do prefeito fortalezense, o neopetista Evandro Leitão, todavia, será uma federação partidária aliada informal do governador Elmano de Freitas (PT), em função de duas lideranças regionais: o deputado estadual licenciado, José Albuquerque (PP), e o prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa (UB).
O diretório estadual do PSD sob o comando do secretário estadual, Domingos Filho, vai tentar apoiar o palanque político-eleitoral de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).
A Consultoria LCFB acredita numa mudança na direção estadual do Republicanos, pois existe a tendência dessa agremiação partidária a nível nacional em ser antipetista. É lógico que será antipetista na política cearense.
O governador Elmano de Freitas (PT) precisa tratar o diretório estadual do MDB - Eunício Oliveira como aliado espontâneo do palanque local de reeleição do próprio (Elmano de Freitas) e do presidente Lula (PT). Eunício Oliveira-MDB é indispensável para Elmano de Freitas (PT).
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário