segunda-feira, 22 de abril de 2024

Cid Gomes é refém do discurso binário do Ciro Gomes

 






O senador Cid Gomes (PSB) não tem interesse político-eleitoral de ser inimigo do seu irmão mais velho. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é inimigo do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), assim como também do do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT). Cid Gomes se tornou refém do discurso radical anti-petista de Ciro Gomes, por sua vez o anti-cirismo é também o anti-cidismo vindo do neopetismo. 



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) faz um discurso ético-moralista bem binário no sentido do bem contra o mal, de crítica ao neopetismo. Ciro Gomes faz o seguinte cálculo político em relação ao lulopetismo, acredita que o sentimento anti-cirista vindo do grupo político-eleitoral do governador Elmano de Freitas (PT) e do deputado federal, José Nobre Guimarães (PT), sem dúvida seja também estendido ao senador Cid Gomes (PSB) e ao seu grupo político. 



A Consultoria LCFB acredita que o senador Cid Gomes (PSB) sempre deixará uma porta aberta ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Cid Gomes, porém, não será um anti-cirista para agradar ao ministro Camilo Santana (PT) e ao governador Elmano de Freitas (PT), contudo, o próprio deseja ser um aliado primordial do neopetismo cearense. Na avaliação da Consultoria LCFB essa conta nunca fechará positivamente para o senador Cid Gomes (PSB), como também o sentimento de ódio político-ideológico do lulopetismo local não vai diferenciar entre Ciro Gomes e Cid Gomes.



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB





2 comentários:

  1. A Consultoria com uma artigo de consistência e solidez na análise fecunda da Política. Congratulações ao Cientista Social Luiz Cláudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por seu feedback. É muito importante para o Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.

      Excluir