quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Capitão Wagner e o Concorrente Invisível: Evandro Leitão - Sucessão Estadual do Ceará

 



O deputado federal, Capitão Wagner (PROS), é definitivamente pré-candidato à sucessão do governador Camilo Santana (PT), no próximo ano. Capitão Wagner teve a experiência de enfrentar nas duas últimas eleições de Fortaleza, concorrentes que foram indicações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT): Roberto Cláudio (2016) e José Sarto (2020). O provável candidato da situação será indicação do governador Camilo Santana ou candidatura camilista-lulista não petista: o deputado estadual Evandro Leitão (PDT). 

 

O governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PT) têm compreensão do poder político-eleitoral da candidatura do ex-presidente Lula (PT) entre os cearenses, na sucessão presidencial de 2022. Lula tem mais da metade do eleitorado local, em qualquer pesquisa estimulada ou quase sempre o dobro da preferência eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Camilo Santana (PT) vai transferir o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão, do PDT para o PSB, na tentativa de criação do palanque duplo, para os seus candidatos presidenciais (Lula e Ciro), no Ceará; assim como uma candidatura a sua própria sucessão estadual. 

 


O núcleo oposicionista cearense do senador Eduardo Girão (PODE) e do deputado federal, Capitão Wagner (PROS), ainda mantém uma certa perspectiva de enfrentamento ao Governo Estadual de uma candidatura cirista-cidista: o ex-prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio (PDT) ou o deputado federal Mauro Filho (PDT). O ex-ministro Ciro Gomes conseguiu impor a candidatura vitoriosa de prefeito de Fortaleza, o ex-deputado estadual José Sarto (PDT), no ano passado, porém, essa fórmula não será usada, no pleito eleitoral do próximo ano, para o Governo do Estado do Ceará. O cirismo ainda precisa da força eleitoral do lulismo-camilista, para a manutenção da hegemonia na política local. 

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT), é um excelente articulador político-eleitoral de bastidores, pois a sua pré-candidatura à sucessão do governador Camilo Santana (PT), é feito de maneira silenciosa, para não chamar nenhuma atenção do principal pré-candidato oposicionista, no caso o deputado federal, Capitão Wagner (PROS), nos últimos sete meses. Capitão Wagner talvez não enfrente um concorrente oriundo do cirismo, contudo, há grande possibilidade de ser adversário oriundo do lulismo-camilista. 

 

                         Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 





Nenhum comentário:

Postar um comentário