segunda-feira, 21 de junho de 2021

O PSB Cearense é Pró-Ciro Gomes? Sim!

 



O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) é aliado do senador Cid Gomes (PDT), como também tem a simpatia da candidatura presidencial do pedetista, Ciro Gomes, no próximo ano. O PSB local (Ceará) mantém uma parceria política-administrativa, no município de Fortaleza, onde os socialistas ocupam a vice-prefeitura, como alguns órgãos, no primeiro escalão e segundo escalão da capital cearense. Os socialistas são próximos do cirismo-trabalhista; com quase nenhuma ligação ao lulopetismo local. 

 

O presidente estadual do PSB e deputado federal, Denis Bezerra, mantém uma relação excepcional com a direção nacional socialista. Denis Bezerra procura seguir a orientação do comando nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no tocante a sucessão presidencial do próximo ano, sem dúvida o parlamentar cearense vai seguir a orientação de sua agremiação partidária. O PSB nacional, nos últimos meses, tem aumentado a sua parceira política-eleitoral, com o presidenciável petista, Lula, em alguns estados brasileiros: Pernambuco, Paraíba, Bahia, Piauí, Maranhão e Rio de Janeiro. Os socialistas nordestinos são lulistas por pragmatismo político-eleitoral, em função das eleições regionais de 2022. 

 


O governador petista, Camilo Santana, já fez parte dos quadros do PSB do Ceará, porém, saiu dessa agremiação partidária, no ano de 2003. Camilo Santana tem dezoito anos de filiação ao Partido dos Trabalhadores cearense. O chefe do executivo do Governo Estadual não vai sair do PT para o PSB, pois essa transferência partidária, somente  iria diminuir o capital político do grupo camilista, na política local e na política nacional. O lulopetismo cearense é maior do que o cirismo-cidista, como também é maior do que o wagnarismo-bolsonarista, no cenário eleitoral regional. O ex-presidente Lula tem noção da fidelidade do governador cearense, Camilo Santana, ao projeto presidencial do Partido dos Trabalhadores.

 

A consolidação da polarização política-eleitoral entre bolsonarismo e antibolsonarismo (lulopetista), na política cearense, é algo muito plausível nos próximos meses. O PSB do Ceará vai tentar manter a sua aliança política-administrativa, com o grupo cirista-cidista, contudo, a direção nacional do PSB não vai colocar nenhum empecilho, a manutenção dessa parceria eleitoral, na política regional, em 2022. O deputado federal Denis Bezerra, independente do cenário nacional, acredita que o diretório estadual do PSB, já tem uma chapa de candidatos a deputado federal, com a possibilidade de eleger dois parlamentares.

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário