terça-feira, 30 de março de 2021

Heitor Férrer e o seu Labirinto Digital




O deputado estadual do Solidariedade, o médico Heitor Férrer, mantém a sua coerência de ser oposição ao governador Camilo Santana (PT), porém tem muita dificuldade de diálogo, com os internautas de perfil anti-Ferreira Gomes, nas redes sociais. Heitor Férrer tem perfil de parlamentar oposicionista no campo ético e moral, contudo, o seu discurso ideológico é da defesa do rigor das leis orçamentárias ou no campo institucional. O radicalismo político nas redes sociais, não tem muito espaço, para um parlamentar moderado. 

 

A primeira vitória do Heitor Férrer foi em 1988, para o cargo de vereador de Fortaleza, durante o período (1989-2002) e como parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza, sempre manteve um ótimo diálogo, com os veículos de comunicação tradicionais (Rádio, Televisão e Jornal). Heitor Férrer mantinha um ritmo de trabalho como vereador oposicionista, com uma extensa cobertura jornalística a seu favor. O eleitor tradicional heitorzista é da classe média alta, com nível superior de Educação, como também é um leitor e/ou telespectador assíduo das coberturas jornalísticas políticas, não vinculadas nas redes sociais. 

 


A expansão do espaço público abstrato da Internet nas redes sociais, no final da década de 2010, não foi um campo fértil, para o discurso oposicionista moderado do deputado estadual Heitor Férrer (SD), nos últimos quatro anos (2018-2019-2020-2021). Heitor Férrer ainda cativa o seu eleitorado tradicional, na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, com a reprodução, em massa do seu conteúdo, nos veículos tradicionais. O eleitorado oposicionista ao governador Camilo Santana (PT) e do prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), nas redes sociais, não aceita o tom moderado, no campo oposicionista do deputado estadual, Heitor Férrer (SD), com isso há uma rejeição ao parlamentar. Eu fiquei muito impressionado com o massacre nas redes sociais da fala do deputado estadual e médico, Heitor Férrer, às políticas públicas de combate ao Covid-19, por parte do governador Camilo Santana (PT), na fazenda do empresário Beto Studart. 

 

O deputado estadual Heitor Férrer (SD) não é um aliado informal ou quinta coluna da base aliada do governador Camilo Santana (PT), assim como também não é aliado do senador Cid Gomes (PDT). A lógica perversa da dualidade amigo ou inimigo já contagiou o ambiente político das redes sociais; por isso há pouca influência no discurso de apenas adversário político do Governo Estadual do parlamentar do Solidariedade. Os grupos pró-Jair Bolsonaro e os grupos pró-Lula vão duelar nas redes sociais, com isso o espaço de exposição de um tom moderado como do Heitor Férrer, não terá muita ressonância, nos espaços públicos da blogosfera.

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário