segunda-feira, 13 de julho de 2020

Heitor Férrer e a Eleição de Fortaleza. Qual o seu papel?

O deputado estadual, Heitor Férrer (SD), deverá ser candidato a prefeito de Fortaleza pela quarta vez (2004-2012-2016 e 2020). Heitor Férrer procura construir o seu palanque político-eleitoral, com o eleitorado da classe média tradicional através do seu discurso de responsabilidade fiscal e responsabilidade social. O eleitorado de centro no espectro ideológico da capital cearense, tem uma história que oscila entre aproximação e distanciamento do parlamentar estadual do Solidariedade (SD), nos pleitos eleitorais. Heitor Férrer irá se converter ao paradigma liberal social, nas áreas econômicas e de políticas públicas. 

A longevidade da vida parlamentar do médico, Heitor Férrer, é algo espetacular por si só, sem nenhuma mácula no seu currículo de homem público. Heitor Férrer foi eleito (1988) e reeleito mais três vezes (1992-1996-2000) para o cargo de vereador de Fortaleza. O mesmo já está no quinto mandato de deputado estadual: 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. São trinta um anos de vida parlamentar initerrupta, que é um marco histórico na política cearense. 

A primeira tentativa de ser candidato a prefeito de Fortaleza, foi no pleito eleitoral de 2004, com uma modesta votação no primeiro turno, com aproximadamente 4% dos votos válidos. Não houve nenhuma coligação na chapa majoritária do Heitor Férrer. Na segunda tentativa de chegar ao cargo de chefe do executivo da capital cearense, o Heitor Férrer fez a coligação majoritária, com o Cidadania 23 ou PPS, na qual foi terceiro colocado, com quase 21% dos votos válidos, no primeiro turno. O sentimento de mudança foi representado na candidatura pedetista a prefeito de Fortaleza, em 2012.

 A última tentativa de ser o chefe do executivo no Palácio do Bispo, foi no pleito de 2016, na ocasião o eleitorado fortalezense somente deu 7% dos votos válidos, na primeira fase da eleição municipal.Esse percentual tinha a característica de voto de perfil qualitativo de oposição. O Heitor Férrer ficou muito isolado da direção nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com isso não teve apoio na área econômica, como também fez uma coligação partidária  sem nenhum impacto eleitoral, com a Rede da ex-senadora Marina Silva. 

A direção estadual do Solidariedade (SD) vai ajudar a pré-candidatura do deputado estadual, Heitor Férrer, no pleito eleitoral de Fortaleza, nesse ano. Heitor Férrer deverá manter uma linha de conversa permanente com a direção municipal do Novo 30, na figura do dirigente e empresário, Célio Fernando, nos próximos dias. A coligação municipal entre o Solidariedade e o Novo 30 tem muita dificuldade de ser concretizar por causa da natureza de candidatura própria da sigla liberal (Novo 30) nos grandes centros urbanos. Heitor Férrer poderia abrir uma linha de conversação com a direção municipal de Fortaleza do Partido Verde, sem dúvida o pré-candidato e deputado federal, Célio Studart, não se furtaria de manter um diálogo permanente, com o pré-candidato do Solidariedade (SD). 


O deputado estadual, Heitor Férrer (SD), deveria conversar com o ex-senador Eunício Oliveira (MDB). A coligação partidária entre o MDB e o Solidariedade não é algo impossível, pelo contrário é algo plausível e muito interessante, em termos eleitorais para ambos. Eunício Oliveira  ainda tem influência nacional de atrair o PSDB e o DEM , para o palanque do deputado estadual, Heitor Férrer, para a prefeitura de Fortaleza. O grande estrategista e aliado do Heitor Férrer, é sem dúvida o deputado federal e presidente estadual do Solidariedade (SD), o empresário Genecias Noronha, no pleito eleitoral da capital cearense. Genecias Noronha é uma figura pública muito importante no presente e no futuro do deputado estadual Heitor Férrer.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 13 de Julho de 2020 




Nenhum comentário:

Postar um comentário