quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Ciro Gomes e o Anti-Jair Bolsonaro | A Prefeitura de Fortaleza

O ex-governador cearense, o advogado Ciro Gomes, poderá vir a ser candidato ao cargo de prefeito de Fortaleza, no pleito eleitoral de 2020. Ciro Gomes vai analisar essa alternativa eleitoral, como a ante-sala da sucessão presidencial de 2022. O cirismo-trabalhista não pode perder a prefeitura de Fortaleza, para os aliados do presidente eleito (Jair Bolsonaro): Capitão Wagner (PROS) ou Luis Eduardo Girão (PROS). 

A cúpula bolsonarista na política cearense, não é una e nem única. As variantes são unidas pelo desejo de derrotar o grupo do ex-governador Cid Gomes (PDT), na eleição de 2020, em Fortaleza. O bloco partidário (PSL-PROS) tem condição de vencer na capital cearense, no próximo pleito eleitoral. Cid Gomes poderá refazer a reengenharia política-eleitoral no seu grupo político, com a pré-candidatura do ex-governador Ciro Gomes (PDT), para prefeito de Fortaleza. O processo teria início no ano de 2019, com a chapa majoritária ao executivo fortalezense: Ciro Gomes (Prefeito) e o deputado estadual eleito e  vereador Salmito Filho, como candidato a vice-prefeito.

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores deverá lançar o professor universitário, Fernando Haddad, para o cargo de prefeito de São Paulo, no pleito eleitoral de 2020. Fernando Haddad compreende a vitrine midiática das eleições municipais de 2020, como candidato e apoiador de vários candidatos petistas, nos principais municípios brasileiros. A derrota ou vitória na eleição municipal de 2020, é apenas ante-sala do pleito eleitoral de 2022, para presidente da República. O atual prefeito tucano de São Paulo vai fazer parte da base de apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro, nos próximos dois anos, com apoio do Partido Social Liberal (PSL).

O pedetista Ciro Gomes (PDT) tem esses dois fatores na área política-eleitoral. Ciro Gomes não pode assistir  inerte a possibilidade, não remota,  do seu grupo político ser desalojado da prefeitura de Fortaleza. O PDT nacional precisa diminuir a exposição da pré-candidatura do Fernando Haddad (PT), para prefeitura de São Paulo, com uma belíssima vitória do Ciro Gomes, na mais importante prefeitura administrada (PDT) por pedetista, no Brasil. Haverá em breve a continuidade da ideia da candidatura do Ciro Gomes, para prefeito de Fortaleza.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 06 de Dezembro de 2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário