sábado, 18 de agosto de 2018

Camilo Santana e a Política da Conciliação: Cid Gomes e Eunício Oliveira

O governador Camilo Santana (PT) montou o maior palanque de reeleição da política cearense nos últimos vinte anos. Camilo Santana praticamente pacificou uma boa parte das forças políticas locais, no pleito eleitoral de 2018. O ônibus-administrativo camilista talvez acomode por muito  anos as principais lideranças regionais, com a divisão do poder central de acordo ou proporcional ao tamanho de um grupo político específico.

O grupo político-eleitoral do ex-governador Cid Gomes (PDT) ainda irá manter alguns dos postos chaves no provável segundo mandato do governador Camilo Santana (2019-2022). Cid Gomes fez a indicação da vice-governadora, a educadora Izolda Cela, na chapa de reeleição do atual mandatário do Governo do Estado do Ceará. Os principais secretários estaduais da futura gestão pública terão ainda o DNA cirista-cidista. 

O grupo político-eleitoral do senador Eunício Oliveira (MDB) deverá conquistar enorme espaço na administração pública no provável segundo mandato do governador Camilo Santana. O eunicismo-emedebista tentará fazer a indicação do futuro presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, ocorrendo certa alternância de posições na mesa diretora, com os petistas nos próximos biênios: 2019-20 e 2021-22. Em síntese dois distintos presidentes à frente do legislativo estadual nos próximos quatro anos. 

O governador Camilo Santana (PT) caso seja reeleito esse ano, deverá ser peça fundamental na indicação do futuro prefeito de Fortaleza. Camilo Santana poderá ser o grande fiador da manutenção do grupo político-eleitoral do ex-governador Cid Gomes (PDT), no comando administrativo da maior cidade cearense. O futuro bloco político entre o PT e o MDB poderá fazer a indicação do futuro governador do Ceará, nas eleições de 2022. É preciso combinar com o cidadão-eleitor cearense nesse ano.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 18 de Agosto de 2018 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

 

Um comentário: