segunda-feira, 14 de maio de 2018

A Estabilidade de Jair Bolsonaro e a Instabilidade de Geraldo Alckmin: DataFolha, Paraná Pesquisa e CNT - MDA


A pesquisa CNT-MDA trouxe um dado muito interessante, que é a estabilidade política-eleitoral do presidenciável Jair Messias Bolsonaro (PSL), na opinião pública brasileira. O presidenciável tucano, o ex-governador Geraldo Alckmin (SP), já perdeu a condição de principal representante dos partidos governistas (MDB-PSDB-DEM). O espectro ideológico da direita, já contaria com o apoio dos eleitores, para participar no segundo turno da sucessão presidencial de 2018. O nome viável é o do presidenciável Jair Messias Bolsonaro.


O presidente Michel Temer (MDB) já não acredita na concretização da aliança política-eleitoral do MDB e do PSDB, para sucessão presidencial desse ano. Michel Temer contabilizou que a sua rejeição popular e a própria rejeição eleitoral do presidenciável tucano Geraldo Alckmin, já sinalizam uma derrota antecipada do condomínio político-administrativo que administra a política brasileira nos últimos anos: 2016-2017-2018. Os chamados partidos (MDB-PSDB-DEM-PSD-PP-PR) de centro-direita são coadjuvantes diante do excelente desempenho do presidenciável Jair Messias Bolsonaro (PSL), entre os antigos eleitores anti-lulistas-petistas.

O ex-governador Geraldo Alckmin esperava no mínimo uma estabilização nos seus índices de votos estimulados nas pesquisas eleitorais: DataFolha, Paraná Pesquisa e MDA. Geraldo Alckmin tem clara noção de sua substituição como presidenciável tucano nas próximas horas. O PSDB nacional compreendeu que o cidadão-eleitor paulista não daria o voto de confiança ao seu ex-governador por quatro mandatos. O presidenciável do Podemos, o senador Álvaro Dias (PR), já poderá receber nas próximas horas o apoio informal do PRB e do Bloco partidário DEM-PP, com a formalização de uma chapa majoritária somente no mês de agosto desse ano.

As últimas três pesquisas eleitorais (DataFolha - Paraná Pesquisa - MDA) já trouxeram a estabilidade política-eleitoral do presidenciável Jair Messias Bolsonaro (PSL), com algo em torno de 13% nas pesquisas espontâneas e 20% nas pesquisas estimuladas, sem a presença da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Jair Messias Bolsonaro tem um eleitorado muito fiel, em qualquer pesquisa eleitoral e a sua metodologia específica. A ida do presidenciável do bloco conservador popular é quase certeza após o colapso do único presidenciável de centro-direita, nas últimas pesquisas de opinião pública. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 14 de Maio de 2018 


Ajude na manutenção financeira do Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa: Banco Bradesco - Agência: 0607-6 | Conta Corrente: 0021332-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário