segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O Julgamento do ex-presidente Lula e a Política Cearense de 2018: Impacto Zero

O ex-presidente Lula (PT) ainda tem o maior capital político-eleitoral no estado do Ceará. Lula tem algo em torno de 55% a 60% das preferências eleitorais dos cearenses nas pesquisas estimuladas. O governador Camilo Santana (PT) deverá manter o seu palanque de reeleição à disposição do presidenciável petista, como seu principal candidato a presidente da República, em solo alencarino. O resultado do julgamento do TRF-4 referente a condenação do ex-presidente Lula (PT), que foi sentenciado pelo juiz Sérgio Moro na primeira instância, não terá impacto profundo no bloco governista local.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) começa o processo de afastamento do ex-presidente Lula e da Frente Brasil Popular, em relação ao confronto aberto ao judiciário brasileiro. Ciro Gomes não tem interesse político-eleitoral na manutenção do seu discurso presidencial, como uma candidatura alternativa ao  diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, caso ocorra  o impedimento jurídico via Ficha Limpa da candidatura do ex-presidente Lula nas eleições de 2018. O PT e o PDT não entrarão em conflito de interesses no palanque de reeleição do governador Camilo Santana, isso é fato local.



O cidadão-eleitor lulista cearense  tem o seguinte perfil socioeconômico: renda mensal de zero até dois salários mínimos e nível médio de educação. A maioria do lulistas cearenses são moradores de cidades com população de cinco mil até dez mil habitantes. O ex-presidente Lula (PT) ainda atua no imaginário popular como um grande benfeitor social e econômico das famílias nordestinas, por isso o julgamento não muda o cenário político da política cearense.

O governador Camilo Santana (PT) vai manter o seu apoio ao presidenciável Lula ou  ao seu eventual substituto na sucessão presidencial. Camilo Santana e o presidente do Senado, o cearense Eunício Oliveira, já são os principais cabos eleitorais do palanque local do ex-presidente Lula, nas eleições de 2018. O presidenciável pedetista, o advogado Ciro Gomes, já compreendeu a enorme dificuldade de desfazer a aliança PT e MDB, no palanque de reeleição do governador Camilo Santana, com isso o presidenciável Lula é o principal padrinho político-eleitoral da política cearense, nas eleições de 2018. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 22 de Janeiro de 2018 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário