quinta-feira, 15 de junho de 2017

A Nova Oposição Exclusiva Anti-Camilo Santana (PT): Leonardo Araújo, Danniel Oliveira e Domingos Neto



O cenário político cearense foi remodelado no debate público, referente a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, na Assembléia Legislativa do Ceará. O governador Camilo Santana (PT) apesar de ter a maioria dos deputados estaduais, perdeu o controle de três partidos a nível regional, nos últimos seis meses: PSD, PP e PMB.  Este fato é devido ao surgimento de vários parlamentares que  fazem oposição ao chefe do governo do Estado do Ceará.  

O governador Camilo Santana (PT) foi bastante eficaz na arte de conciliação, com os seus adversários anticidistas que não são os seus inimigos: Tasso Jereissati (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR). Camilo Santana não era o principal objeto de discurso negativo das oposições cearenses, sendo considerado como um apêndice do ex-governador Cid Gomes (PDT), porém, isso o ajudava a ficar longe dos debates políticos, com o senador Eunício Oliveira (PMDB) e com  a ex-prefeita Patrícia Aguiar (PMB) entre outros. 

O presidente estadual do PSD e deputado federal, Domingos Neto, e os deputados estaduais peemedebistas, Danniel Oliveira e Leonardo Araújo, já montaram o primeiro triunvirato de parlamentares, que vão atuar exclusivamente na desconstrução da imagem de gestor público do governador Camilo Santana (PT), enquanto, outras lideranças políticas farão a principal oposição cearense, em relação à tentativa de eleição do ex-governador Cid Gomes (PDT) ao Senado no próximo ano.

As executivas dos partidos PMDB, PSD e PMB deverão expulsar os parlamentares pró-Camilo Santana antes da janela de mudança partidária no mês de abril de 2018. O presidente estadual do PP, o deputado federal Adhail Carneiro, deverá romper definitivamente com o Governo estadual, para depois ameaçar de expulsão os seus deputados estaduais. A essência política-institucional do anti-Camilo Santana é baseado no expurgo de parlamentares pró-Governo estadual dos quadros partidários das oposições cearenses. Amanhã vou publicar a segunda parte desse texto. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Fortaleza, 15 de Junho de 2017  


Nenhum comentário:

Postar um comentário