quarta-feira, 15 de julho de 2015

Tasso Jereissati, Lúcio Alcântara & Roberto Pessoa – A Oposição Moderada Cearense ao Camilo Santana – Dilma Rousseff



Artigo publicado no portal de notícia Ceará Em Off. Terça - Feira, 14 de Julho de 2015.Tasso Jereissati, Lúcio Alcântara & Roberto Pessoa – A Oposição Moderada Cearense ao Camilo Santana – Dilma Rousseff .

http://www.cearaemoff.com.br/politica/314-tasso-jereissati-lucio-alcantara-roberto-pessoa-a-oposicao-moderada-cearense-ao-camilo-santana-dilma-rousseff


O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o novo presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro, o ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, vão construir um novo bloco partidário de oposição ao condomínio administrativo-político do governador Camilo Santana (PT). O novo grupo oposicionista não tem interesse de repetir o estilo agressivo dos últimos blocos oposicionistas da política cearense: Anti-Tasso Jereissati (1987-2006) e o Anti-Cid Gomes (2007-2014).
O outro líder oposicionista da política cearense é o presidente estadual do Partido da República, o ex-governador Lúcio Alcântara, que saiu de um posicionamento de pura antítese ao grupo político-administrativo dos irmãos Gomes (Cid-Ciro), para uma postura moderada em relação ao atual governador do Estado do Ceará, o agrônomo Camilo Santana, do Partido dos Trabalhadores. Lúcio Alcântara deverá ser aliado pontual da aliança política entre o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o presidente estadual do PSB, o ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, mas a sua real estratégia deverá ser a de montar um bloco partidário oposicionista entre o seu Partido da República e o PMDB do senador Eunício Oliveira.
O governador Camilo Santana (PT) tem feito uma nova política de reconciliação, com os antigos setores políticos e com os movimentos sociais que ainda são contrários ao ex-governador Cid Gomes e ao seu grupo político familiar. O resultado prático e positivo desse novo pacto das elites cearense será o de colocar as forças governistas e as forças oposicionistas nas mesas de negociações das áreas problemáticas do Governo do Estado do Ceará. O governador Camilo Santana será o mediador da participação dos vários atores políticos nas soluções administrativas das crises : Saúde, Segurança Pública, e Educação.
O presidente estadual do Partido da República, o ex-governador Lúcio Alcântara (2003-2006), já fez um elogio à conduta política de conciliação do atual chefe do executivo do Governo do Estado do Ceará, o mesmo processo foi repetido pelo ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) que é parlamentar da Câmara Alta ou Senado. O novo presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro, o ex- prefeito Roberto Pessoa, sempre manteve uma aliança com o Partido dos Trabalhadores no município de Maracanaú, com liberação de verbas públicas do Governo Federal nas suas duas administrações (2005-2012). As três lideranças citadas de oposição ao governador Camilo Santana (PT) não têm interesse na desestabilidade política e administração da sua l gestão do executivo estadual.
A oposição moderada cearense já é um fato, para o governador Camilo Santana (PT), em função da responsabilidade administrativa das principais lideranças contrárias ao Governo Estadual: os ex-governadores Lúcio Alcântara (PR) e Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-prefeito Roberto Pessoa (PSB). Camilo Santana procura no campo privado estreitar o laço de relacionamento, com os seus atuais oposicionistas, por sua conduta pessoal de valorização da comunicação ininterrupta, com todas as forças políticas do Estado do Ceará.
O senador Tasso Jereissati (PSDB) procura criar um clima de boa convivência, com o governador Camilo Santana (PT) na intenção de garantir uma transição administrativa-política, em caso de queda da presidente Dilma Rousseff (PT) a frente do Governo Federal. A política cearense entrou num processo de moderação política que só foi possível em função do chefe do executivo estadual sempre fazer a consulta aos lideres oposicionistas sobre as principais ações administrativas do Governo do Estado do Ceará.

               Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político




Nenhum comentário:

Postar um comentário