quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

A Pesquisa Ideia (Meio) - O Continuísmo do Lula?


A Consultoria LCFB defende a tese da construção de um polo político-ideológico de centro-direita antipetista com adesão de parte significativa do bolsonarismo de teor moderado. A pesquisa de opinião pública do Ideia (Meio) conseguiu identificar o real tamanho do movimento horizontal pró-Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o cargo de presidente da República. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, identificou uma eleição plebiscitária em relação ao continuísmo do presidente Lula (PT) de acordo com os dados da consulta eleitoral do Instituto Ideia (Meio). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa aponta a área  econômica e a área de segurança pública, pois ambas são muito mal avaliadas pela opinião pública via a pesquisa estimulada do Ideia (Meio):


 Como você avalia o governo de Lula até o momento na economia.


Ótimo - 15,8%


Bom - 16,4%


Regular - 21,5%


Ruim - 14,0%


Péssimo - 20,4%


Não Sabe - 3,1%


 Como você avalia o governo de Lula até o momento na segurança pública:


Ótimo - 11,3%


Bom - 14,3%


Regular - 22,4%


Ruim - 18,6%


Péssimo - 30,1%


Não Sabe - 3,4%


A pesquisa de opinião pública do Instituto Ideia faz o questionamento ao entrevistado sobre a permanência do presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto ou para o quarto mandato presidencial do Lula (PT): 


Em 2026 teremos eleições para presidente da República. Na sua opinião o presidente Lula (PT) merece continuar?


Sim - 46,9%


Não - 50,0%


Não Sabe - 3,1%


A Consultoria LCFB defende a tese da construção de um polo político-ideológico de centro-direita antipetista em torno do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), para presidente da República, em detrimento da pré-candidatura presidencial de direita radical do senador carioca Flávio Bolsonaro (PL).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o partido digital pró-Flávio Bolsonaro (PL) na sucessão do presidente Lula (PT), com certeza garante algo próximo de ¼ ou 25% dos votos estimulados na consulta eleitoral do Instituto Ideia (Meio) no primeiro turno. É uma limitação política-eleitoral para a candidatura presidencial do Flávio Bolsonaro (PL); é também do partido digital de direita. 


A construção rápida e gradual de uma centro-direita antipetista como movimento horizontal independente do movimento vertical dos partidos centristas (Republicanos, PSD, MDB e União Brasil-Progressistas). 


O pleito eleitoral plebiscitário do presidente Lula (PT) tem uma pré-candidatura presidencial do Tarcísio de Freitas (Republicanos) com algo próximo de ⅓ ou 33% votos estimulados na consulta eleitoral do Instituto Ideia (Meio). No cenário do primeiro turno (Estimulado):


Lula (PT) - 40,2%


Tarcísio de Freitas (REP) - 32,7%


Romeu Zema (Novo) - 5,5%


Renan Santos (MBL) - 0,5%


Aldo Rebelo (DC) - 0,4%


Branco e Nulo - 3,6%


Não Sabe - 11,8%


O cenário estimulado da consulta eleitoral do Instituto Ideia (Meio) do segundo turno entre o governador Tarcísio de Freitas (REP) e o presidente Lula (PT) tem a concretização de mais 40% dos votos estimulados contrários à reeleição do atual chefe do executivo. Os números:


Lula (PT) - 44,4%


Tarcísio de Freitas (REP) - 42,1%


Branco e Nulo - 7,2%


Não Sabe - 6,4%


A Consultoria LCFB defende a tese de que a pré-candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL) somente absorve parcialmente parte do eleitorado centro-direita antipetista, no caminho contrário a pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (REP) absorve a maioria do eleitorado conservador-liberal contrário à reeleição do presidente Lula (PT).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 






Nenhum comentário:

Postar um comentário