O governador Elmano de Freitas (PT) demorou a compreender a possibilidade de não ter uma grande coligação partidária na sua tentativa de reeleição no próximo ano. Elmano de Freitas precisa do apoio do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas eleições de 2026.
A Consultoria LCFB nos seus recentes relatórios aos clientes já havia até observado essa escassez de partidos políticos médios e grandes na chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).
O chefe do executivo estadual foi muito mal orientado por seus auxiliares mais próximos sobre o sentimento antipetista na maioria das agremiações partidárias a nível nacional. Vamos citar alguns partidos:
- Progressistas
- PSD
- Republicanos
- Outros
O presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, já declarou que vai lançar uma candidatura própria à presidência da República ou apoiar a candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no próximo ano. Gilberto Kassab e o PSD nacional se tornaram antipetistas.
O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), vai retomar a articulação política-partidária junto ao governador Tarcísio de Freitas (SP) para a formação da federação partidária entre o MDB e o Republicanos, porém, a direção nacional do Republicanos não deseja essa aliança. Tarcísio de Freitas vai permanecer no Republicanos. O antipetismo será muito forte na futura coligação partidária à nível nacional entre o MDB e o Republicanos, isso é independente da concretização da federação partidária.
O presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PI), vai levar a sua federação partidária em conjunto com o União Brasil (UB), para o palanque do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a eleição presidencial de 2026. É uma federação partidária à nível nacional antipetista.
O governador Elmano de Freitas (PT) precisa do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) sob a liderança do deputado federal André Figueiredo, todavia, a sua base histórica ainda é muito cirista-robertista. Isso é fato.
A Consultoria LCFB acredita que o grupo político-eleitoral do deputado federal André Figueiredo (PDT) será leal a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), todavia, a militância trabalhista cearense ainda tem um forte DNA cirista-robertista e possui um DNA antipetista na sua base.
A Consultoria LCFB defende a tese de que a competitividade de uma candidatura do ex-ministro Ciro Gomes ao Governo Estadual, sem dúvida vai cooptar a maioria dos eleitores trabalhistas que são filiados ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas eleições de 2026. O mesmo fenômeno entre os neo-socialistas do PSB cearense oriundos do PDT local.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário