terça-feira, 1 de julho de 2025

Júnior Mano e o eleitorado conservador-liberal cearense

 




O deputado federal Júnior Mano (PSB) votou pela derrubada da proposta do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como desejava o Governo Federal. Júnior Mano caminha em direção ao eleitorado conservador-liberal cearense que na sua grande maioria não é lulopetista.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, relembra que a primeira eleição para o cargo de deputado federal do empresário Júnior Mano pelo Patriota ocorreu no pleito eleitoral de 2018. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa classifica a reeleição ao cargo de deputado federal do empresário Júnior Mano, já no Partido Liberal (PL), no pleito eleitoral de 2022, como um trabalho perante parte do eleitorado conservador-liberal cearense.


A Consultoria LCFB classifica que a pré-candidatura ao cargo de senador do deputado federal, Júnior Mano (PSB), tem como principal meta ser o segundo voto do eleitor conservador-liberal cearense anti-lulista , principalmente na região metropolitana de Fortaleza (RMF). É uma estratégia coerente por parte do núcleo político-eleitoral do deputado federal Júnior Mano (PSB).


O único padrinho da pré-candidatura do deputado federal, Júnior Mano, para uma das duas vagas ao Senado pelo Ceará, é somente a robustez político-eleitoral do seu grupo político. Júnior Mano não é satélite político-eleitoral do senador Cid Gomes (PSB) e nem da direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB).


A Consultoria LCFB classifica a saída do deputado federal, Júnior Mano, dos quadros do Partido Liberal (PL) como uma ruptura política-eleitoral ao bolsonarismo, porém, a sua ida ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) não foi uma adesão ao lulopetismo, mas, apenas o acesso ao Governo Federal e o Governo Estadual. Júnior Mano e a bancada da Câmara do Partido Socialista Brasileiro (PSB) são aliados do Centrão Antipetista (pró-Tarcísio de Freitas).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no próximo relatório aos clientes da Consultoria LCFB vai levantar a hipótese nada remota da ida do grupo político-partidário do deputado federal, Júnior Mano (PSB), para o diretório estadual do Republicanos na abertura da janela de transferência partidária no próximo ano. Júnior Mano somente necessita de uma agremiação partidária para a sua candidatura ao Senado, isso é independente da situação ou da oposição no cenário político cearense.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB