A última consulta estimulada da Genial-Quaest para a presidência da República trouxe uma novidade para o PSD nacional sob a direção nacional do ex-ministro Gilberto Kassab, pois traz o governador do Paraná, o radialista Ratinho Júnior (PSD), praticamente em empate técnico com o presidente Lula num eventual cenário estimulado de segundo turno. Os dados da Genial-Quaest:
Lula (PT) - 40%
Ratinho Júnior (PSD) - 38%
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, escreveu no recente boletim aos clientes da Consultoria LCFB sobre a possibilidade do crescimento político-eleitoral da pré-candidatura presidencial do governador do Paraná, o radialista Ratinho Júnior (PSD). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o eleitorado moderado de direita ou centro conservador começa a se deslocar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou cansou de esperar pela candidatura presidencial do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A Consultoria LCFB vem chamando atenção da incapacidade da equipe de articulação política-institucional do governador Elmano de Freitas (PT) de fazer uma leitura detalhada dos cenários nacionais, analisando as suas repercussões na política cearense.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o governador Elmano de Freitas (PT) não pode dividir o seu palanque político-eleitoral regional para a reeleição do presidente Lula (PT) e uma virtual candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), porém, não é problema para Elmano de Freitas o seu segundo palanque presidencial ser do PSD (Ratinho Júnior).
Anexo:
A federação partidária nacional entre o Solidariedade e o PRD deve ser anunciada nos próximos dias. A direção estadual desta federação partidária (Solidariedade + PRD) em solo cearense deve se manter independente em relação ao Governo Estadual.
A incorporação do Podemos pelo PSDB a nível nacional deve retirar o Podemos do arco de aliança político-administrativo do Governo Estadual. É outra perda de uma agremiação partidária (Podemos) não notada pela articulação político-institucional do governador Elmano de Freitas (PT) de acordo com o recente relatório da Consultoria LCFB.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário