domingo, 27 de setembro de 2020

O LuloPetismo Fortalezense vai para Caucaia? - Sucessão Municipal de Fortaleza

 



O deputado estadual e prefeiturável de Caucaia, o petista Elmano de Freitas, deverá ser o principal projeto político-eleitoral do lulopetismo fortalezense. Elmano de Freitas montou uma coligação partidária (PT-Progressista-PSB e outros), para o cargo de prefeito de Caucaia, com o apoio do ex-governador Ciro Gomes (PDT) e do senador, Cid Gomes (PDT), como também do governador, Camilo Santana (PT), assim como outras lideranças. É notória a capacidade ímpar do prefeiturável, Elmano de Freitas, pois conseguiu reunir uma frente ampla de aliados, enquanto, a deputada federal e prefeiturável petista fortalezense, Luizianne Lins, se mantém num absoluto isolamento, no seu palanque.

 

A militância petista cearense, a partir do primeiro mandato do ex-presidente Lula (2003-2006), foi responsável pela ocupação de vários cargos federais, em solo cearense. A militância petista fortalezense esteve à frente dos principais cargos públicos da administração da prefeitura de Fortaleza de 2005 até 2012, com alguns ainda no terceiro escalão da atual administração municipal. A saída prematura da presidente Dilma Rousseff (PT), no segundo semestre de 2016, sem dúvida deixou vários técnicos, oriundos do Partido dos Trabalhadores secção cearense, sem uma fonte de renda fixa. O militante petista com experiência na administração pública, não é algo exclusivo ou fenômeno administrativo-partidário do Partido dos Trabalhadores, pois é característica também de alguns militantes dos outros partidos políticos brasileiros. 

 


O movimento de apoio de vários petistas fortalezenses  a candidatura petista à prefeitura de Caucaia, sem dúvida era algo nos cálculos do condomínio político-eleitoral do senador Cid Gomes (PDT) e do governador Camilo Santana (PT), porém, o pontapé inicial foi do ex-governador Ciro Gomes (PDT) quando declarou apoio a postulação do deputado estadual, Elmano de Freitas, no segundo maior município cearense. O efeito colateral do fortalecimento de uma frente partidária pró-Elmano de Freitas é o esvaziamento da campanha da prefeiturável petista, Luizianne Lins. Ocorrendo  um crescimento político-eleitoral do prefeiturável, José Sarto (PDT), entre os eleitores lulopetistas das regiões periféricas da capital cearense. 

 

Há um enorme sentimento entre os petistas da diminuição dos seus espaços administrativos na máquina da prefeitura de Fortaleza, pois ainda temos muitos técnicos oriundos das correntes internas do Partido dos Trabalhadores, pois qualquer que seja o próximo prefeito da capital cearense, esses espaços serão praticamente extintos. Assim como também haverá uma mini-reforma administrativa (2021-2022) no Governo Estadual, com várias demissões de terceirizados, entre os quais muitos petistas. O município de Caucaia surge como uma possibilidade para alguns técnicos ou burocratas petistas, nos próximos quatro anos (2021-2024).

 


É preciso especificar que o candidato petista em Caucaia, o deputado estadual Elmano de Freitas, não fez nenhuma promessa a essa militância petista, com alguma experiência na administração pública, em caso de sua vitória, no pleito eleitoral de 2020. Elmano de Freitas tem uma visão de administração pública  e percebe a necessidade do enxugamento dos quadros técnicos, no município de Caucaia, nos próximos anos, em função do orçamento que  será bem menor  que o da atual administração. A minha abordagem na antropologia política tem como finalidade deixar bem nítido o grau da competitividade do prefeiturável petista (Caucaia), Elmano de Freitas, numa antítese frente a fragilidade da prefeiturável petista (Fortaleza), Luizianne Lins.


O núcleo político-eleitoral dos Irmãos Gomes (Ciro-Cid e Ivo) e do governador Camilo Santana (PT), têm a compreensão da necessidade do sucesso da candidatura pedetista, José Sarto, em Fortaleza, como também do sucesso do prefeiturável petista, Elmano de Freitas, no município de Caucaia, pois ambos os projetos têm o mesmo DNA cirista-camilista. A prefeiturável, Luizianne Lins (PT), deverá atacar o candidato oposicionista e líder da sucessão municipal de Fortaleza, Capitão Wagner (PROS), é bem provável, porém, que os seus principais oponentes sejam os prefeituráveis José Sarto (PDT) e Heitor Férrer (SD-MDB), pois os três vão disputar o voto anti-Capitão Wagner, no primeiro turno ou a segunda vaga no segundo turno. 

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 

 

Fortaleza, 28 de setembro de 2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário