quarta-feira, 5 de junho de 2019

Ciro Gomes é inimigo ou adversário do Lulopetismo? Não é mais aliado!

O ex-governador Ciro Gomes (PDT) decidiu ocupar o espaço político do anti-lulismo no imaginário popular. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) dedica a maior parte da sua ação política midiática,  simplesmente em atacar o bloco do centrão, com isso o discurso antipetista, já está em segundo plano, na sua própria retórica. Ciro Gomes teve a sensibilidade de compreender o imenso vazio deixado pelo principal inimigo do Partido dos Trabalhadores e do ex-presidente Lula. 

O bolsonarismo-olavista simplesmente esqueceu o seu antigo adversário de retórica, no caso específico o lulopetismo. O novo discurso do Movimento Cívico Conservador Brasileiro (Bolsonarismo) é a desqualificação do presidencialismo de coalizão, na figura do blocão partidário fisiológico do Congresso (Câmara / Senado): PSD-PP-PL (PR)-DEM-SD e PTB. Ciro Gomes, não pensou duas vezes, para se tornar o principal político brasileiro a fazer críticas ao ex-presidente Lula, com a ausência do presidente Jair Bolsonaro, nesse campo político do antipetismo. 

O ex-presidente Lula está com bastante disposição de construir um novo pólo democrático anti-Jair Bolsonaro, na área política-partidária: PT-PSB-PC do B-PDT e os dissidentes tucanos. Lula começa  a redefinir onde a sua agremiação partidária vai apoiar o aliado mais competitivo, nas cidades brasileiras acima de quinhentos mil habitantes, nas eleições municipais de 2020. O cearense Ciro Gomes não tem o mesmo capital político-eleitoral do ex-aliado petista.

O provável presidenciável Ciro Gomes não deverá permanecer no atual pólo democrático, como grupo não hegemônico ou num papel secundário. O petismo tentará atrair os pedetistas nordestinos, com exceção de Pernambuco e Ceará, para os seus palanques regionais. Os pedetistas sulistas (Sul-Sudeste) são por natureza conservadores ou trabalhismo pró-mercado ao estilo do Novo (Partido). Ciro Gomes tentará mudar para algum partido fora de qualquer influência do ex-presidente Lula. Há as seguintes opções partidárias de centro ideológico que não são lulistas: Cidadania (PPS), Podemos e Partido Verde.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político 

Fortaleza, 05 de Junho de 2019


6 comentários:

  1. #CIROGOMES2022 ÚLTIMA ESPERERANÇA DESTE PAÍS DE ENTREGUISTAS...!

    ResponderExcluir
  2. Já estão arrumando um novo partido para o Ciro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cearense, Ciro Gomes,ainda vai permanecer na agremiação partidária brizolista. Caso haja enorme distanciamento do lulopetismo

      Excluir
  3. Ciro continuará exatamente no PDT, queridos. Ele não vai a nenhum outro lugar. #Ciro2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciro Gomes já começou o processo de distanciamento do ex-presidente Lula. O PDT fará o mesmo movimento.

      Excluir