sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) precisa construir uma relação política-administrativa com o presidente Michel Temer (PMDB)?



O prefeito Roberto Cláudio (PDT) deverá construir uma ponte de interlocução, com o presidente Michel Temer (PMDB), para trazer os recursos públicos federais, em áreas estratégicas da cidade de Fortaleza: Educação, Saúde e Segurança Pública.  Roberto Cláudio deverá criar um intermediário político-institucional entre ele e o chefe do executivo do Governo Federal.


O governador Camilo Santana (PT) não tinha uma interlocução direta, com o presidente Michel Temer (PMDB), por isso a necessidade  da figura política do intermediário ou interlocutor, que nesse caso é o deputado federal, Danilo Forte (PSB), que construiu um bom canal de negociação entre Brasília e Ceará. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) manteve certa distancia estratégica do atual chefe do executivo do Planalto, mas não poderá mais manter esse posicionamento político-administrativo de oposicionista. 


O presidente Michel Temer (PMDB) sabe do tamanho de sua base governista, em terras alencarinas. Michel Temer é aliado histórico do senador Eunício de Oliveira (PMDB), como também mantém um bom relacionamento político, com o senador Tasso Jereissati (PSDB). O Planalto tem noção da aproximação dos diretórios estaduais do DEM (Moroni Torgan) e do PPS (Alexandre Pereira), com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), pois ambos são aliados desde o inicio do primeiro mandato do atual chefe do executivo da Prefeitura de Fortaleza.  


O presidente estadual do Partido Popular Socialista, o empresário Alexandre Pereira, sempre procurou manter uma aproximação política-institucional, com o presidente Michel Temer (PMDB), por sua atuação nas associações empresariais na capital federal. Alexandre Pereira tem canal direto, com o ministro da Cultura e será um articulador político do Palácio do Planalto, por isso deverá dar uma contribuição enorme na interlocução entre o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o presidente Michel Temer (PMDB). O deputado federal Moroni Torgan (DEM) mantém posicionamento de independente na Câmara Federal. Assista o vídeo:



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Fortaleza, 09 de Dezembro de 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário