segunda-feira, 24 de outubro de 2016

DataFolha - Roberto Cláudio e a manutenção da Classe Média Tradicional



O prefeito Roberto Cláudio (PDT) necessita manter os seus bons índices de aprovação da sua gestão pública, nos bairros nobres de Fortaleza. A pesquisa DataFolha-Jornal O Povo identificou a manutenção dos índices de votos no prefeiturável, Roberto Cláudio (PDT), nos estratos sociais da classe média tradicional fortalezense. A onda amarela pode sofrer um reverso, em função do surgimento do sentimento neoconservador dos formadores de opinião pública de Fortaleza.


O sentimento anti-esquerda é forte no discurso dos setores organizados da classe média tradicional, mas não havia ainda surgido no processo político-eleitoral da sucessão municipal de Fortaleza, porém a entrada do senador Tasso Jereissati (PSDB), no segundo turno, já mudou o cenário. Tasso Jereissati vai construir um movimento de polarização ideológica no estilo anti-petista contra petista.

Luiz Cláudio Ferreira barbosa
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) sempre teve o apoio de partidos contrários ao bloco político-administrativo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o deputado federal e companheiro de sua chapa majoritária, Moroni Big Torgan (DEM), e o empresário e secretário municipal, Alexandre Pereira (PPS), entre outras lideranças que sempre foram responsáveis pelo diálogo, com o sentimento anti-lulista-petista da sociedade civil local. A nacionalização do debate público, em detrimento da discussão municipalista, na classe média tradicional, já não é uma incógnita.


O prefeito Roberto Cláudio (PDT) deve criar uma estratégia para não perder o apoio do cidadão-eleitor neoconservador que sempre apoiou a sua administração pública. A onda azul pró-Capitão Wagner (PR) já começou a atrair a novíssima classe média nas regiões periféricas de Fortaleza, principalmente entre os eleitores do ex-prefeiturável Heitor Férrer (PSB), com isso é necessário a criação de uma nova onda amarela, nos bairros nobres de Fortaleza.


Nos próximos dias ou talvez mesmo nas próximas horas teremos a noção da reestruturação da campanha de reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT), com espaço para as lideranças políticas de diálogo permanente entre os formadores de opinião pública fortalezense: Moroni Big Torgan, Alexandre Pereira e Beto Studart.  O eleitorado neoconservador fortalezense é na sua essência tassista-robertista, mas deverá se dividir em duas correntes antagonistas. Assista o vídeo:





Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário