sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Roberto Cláudio e a sua próxima alternativa partidária: Avante ou Podemos ou Republicanos




A Consultoria LCFB defende a tese da saída do ex-prefeito Roberto Cláudio do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para outra agremiação partidária. A Consultoria LCFB vai apresentar três alternativas partidárias plausíveis: Avante ou Podemos ou Republicanos.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, identificou o deslocamento do grupo político do ex-prefeito Roberto Cláudio para outra agremiação partidária em detrimento da atual agremiação partidária que é no caso o PDT secção cearense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita que o movimento político-eleitoral de Roberto Cláudio em direção ao eleitorado conservador fortalezense, no segundo turno do pleito eleitoral da capital cearense, somente trouxe bônus eleitoral ao próprio como líder político.


A orfandade do eleitorado conservador local, em relação ao pleito eleitoral de 2026 para o Governo Estadual, já foi bem preenchida por uma eventual candidatura de Roberto Cláudio. Roberto Cláudio teve muita competência para se mostrar confiável para o eleitorado conservador moderado independente do bolsonarismo alencarino. 


A Consultoria LCFB vai propor ao grupo político do ex-prefeito Roberto Cláudio três alternativas partidárias plausíveis como novo domicílios político-eleitoral:


 1) Avante - o presidente nacional do Avante, o deputado federal Luis Tibé (MG), trabalhou muito bem nas eleições municipais de 2024 para a sua agremiação partidária superar a cláusula de barreira nas eleições de 2026. Luis Tibé sabe que uma eventual candidatura a governador do Roberto Cláudio pelo Avante pode eleger dois deputados federais.


 2) Podemos - a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP), vai direcionar a sua agremiação partidária para as seguintes agremiações partidárias: PSDB e Solidariedade. Renata Abreu abriria uma mesa de negociação com o ex-prefeito Roberto Cláudio, todavia, não tem interesse em desalojar o grupo político do prefeito de Aracati: Bismarck Maia. 


 3) Republicanos - o governador paulista Tarcísio de Freitas deve assumir a coordenação política-eleitoral do Republicanos em função da sua candidatura à presidência da República. Tarcísio de Freitas deverá com certeza receber muitas propostas de alianças em relação ao diretório estadual do Republicanos. O ex-prefeito Roberto Cláudio seria um dos pretendentes a presidente estadual do Republicanos.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


quarta-feira, 6 de novembro de 2024

André Figueiredo adotou o estilo de negociação do Cid Gomes




O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o deputado federal André Figueiredo, na ausência de uma estratégia política-institucional própria, é obrigado a adotar a antiga estratégia de reconciliação do senador Cid Gomes (PSB) com o lulopetismo cearense. André Figueiredo deverá se tornar uma pequena força auxiliar do lulopetismo fortalezense.


O senador Cid Gomes (PSB), quando ainda era quadro do Partido Democrático Trabalhista (PDT), secção cearense, tentou construir uma aliança a nível regional com o lulopetismo, todavia, o deputado federal André Figueiredo (PDT) se colocaria contra tal iniciativa durante o ano de 2023. Cid Gomes demonstrou uma capacidade ímpar de transformar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) na maior agremiação partidária local após as eleições municipais de 2024.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, não acredita no êxito da estratégia política-institucional do deputado federal André Figueiredo em tornar o PDT o principal aliado do lulopetismo na prefeitura de Fortaleza. O futuro prefeito da capital cearense, o deputado estadual Evandro Leitão (PT), num primeiro momento vai assentar os aliados de primeira hora nas autarquias da prefeitura de Fortaleza: 


PT - Camilo Santana, José Nobre Guimarães e Elmano de Freitas e a ala minoritária petista (Luizianne Lins e Guilherme Sampaio).


Centrão - PSD (Domingos Filho e Luiz Gastão), MDB (Eunício Oliveira e Jade Romero), PSB (Cid Gomes), Republicanos (Chiquinho Feitosa e Ronaldo Martins), Progressista (Zezinho Albuquerque) e o grupo político do prefeito do Eusébio (Acilon Gonçalves).


A Consultoria LCFB aconselha ao deputado federal André Figueiredo a tornar o PDT fortalezense um anexo do Partido Socialista Brasileiro (PSB) sob a liderança do senador Cid Gomes, pois somente assim qualificava o trabalhismo como um parceiro político-administrativo do futuro prefeito Evandro Leitão (PT). André Figueiredo deve perceber que não basta apenas imitar o Cid Gomes.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB.