domingo, 17 de março de 2024

O real peso do apoio de Tasso Jereissati para José Sarto

 






O ex-senador Tasso Jereissati trouxe o atual presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, para declarar o apoio da federação partidária entre o Cidadania e o PSDB, para a reeleição do prefeito fortalezense, o médico José Sarto (PDT), no pleito eleitoral deste ano. Tasso Jereissati compreende o peso político-eleitoral da federação partidária tucana-cidadã para o PDT nacional e para o PDT local via o retorno do atual chefe do executivo da capital cearense à frente de outro mandato administrativo (2025-2028).



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita numa possibilidade, nada remota, do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nacional adentrar na federação partidária entre o Cidadania e o PSDB após as eleições municipais de 2024. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa vê como um caminho natural a formação de uma frente partidária popular liberal ou polo centrista constituído pelas seguintes agremiações partidárias: PSDB-Cidadania e PDT. O embrionário deste projeto é a aliança política-institucional nas seguintes cidades: Fortaleza, Recife e Porto Alegre. 



A Consultoria LCFB defende a tese de que o carro-chefe do apoio da federação partidária entre o Cidadania e o PSDB à reeleição do prefeito fortalezense, o pedetista José Sarto, seja o capital político-institucional dos partidos e não de uma liderança personalista. A criação do quadrado partidário ou quadrante partidário para reeleição do prefeito da capital cearense pode servir de exemplo a uma futura federação para o pleito eleitoral de 2026: PSDB-CIDADANIA, PDT e Avante.



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


2 comentários:

  1. Acho que o peso do psdb nestas eleicoes em Fortaleza e muito fraco pois o vice de sarto nunca teve um voto. E sarto nao tem carisma. Vao enfrentar fortes candidatos andre. Wagner e leitao.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por seu comentário. Há uma máquina administrativa bem avaliada pelo público. Então a candidatura à reeleição do prefeito José Sarto (PDT). Não pode ser chamada de vazio. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

    ResponderExcluir