quinta-feira, 7 de março de 2024

Evandro Leitão e o papel eleitoral de Luizianne Lins

 





A Consultoria LCFB havia acertado sobre a ida do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão, para os quadros do Partido dos Trabalhadores (PT) de saída do Partido Democrático Trabalhista (PDT) sem precisar do aval do senador Cid Gomes (PSB). O segundo acerto da Consultoria LCFB foi a indicação do deputado estadual Evandro Leitão (PT) como candidato a prefeito de Fortaleza, pois desde o início houve uma sacramentação feita pelo diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) na figura do presidente Lula. O provável terceiro acerto é o grupo político da deputada federal Luizianne Lins que vai tentar sem dúvida impor enorme desgaste para o Evandro Leitão na militância petista da capital cearense e no eleitorado das periferias pró-Luizianne Lins. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre defendeu a tese de que não havia muito espaço de manobra para a deputada federal Luizianne Lins sair como candidata a prefeita de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no pleito eleitoral de 2024. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa também defendeu a tese de que o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente Lula (PT) não irão abrir mão da candidatura ao Senado do deputado federal, José Nobre Guimarães (PT), no pleito eleitoral de 2026. Luizianne Lins nunca teve a mínima condição de ser indicada como candidata a prefeita da capital cearense e muito menos como candidata ao Senado pelo condomínio político-administrativo lulista-elmanista daqui a dois anos.


A teoria é que a deputada federal Luizianne Lins (PT) fará um processo de desgaste muito grande na pré-campanha do deputado estadual Evandro Leitão para prefeito de Fortaleza no diretório municipal petista da capital cearense. O fenômeno político-eleitoral mais nítido será o pouco engajamento da militância petista das correntes pró-Luizianne Lins na chapa majoritária lulopetista. Evandro Leitão terá uma desvantagem enorme, entre os eleitores das periferias fortalezenses que são simpatizantes da ex-prefeita Luizianne Lins, pois parte desse eleitorado de perfil ideológico de escolha personalista pode ir para o prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT) ou para o candidato a chefe do executivo da capital cearense do União Brasil, o ex-deputado federal Capitão Wagner, no pleito eleitoral de 2024.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


2 comentários:

  1. Acredito que este analise desse consultor não faz sentido. Acredito piamente wue Luizianne será uma forte candidata e a única que pode ir para o segundo turno, podendo até ganhar por ela ter uma militância que fax a diferença é muito mais é querida pelos menos favorecidos. Todos nós sabemos que o Evando Leitão é só um esquenta cadeira será sempre um pau mandado do coronelismo do Camilo.

    ResponderExcluir
  2. A deputada federal Luizianne Lins tem todo o direito de ser candidata a prefeita de Fortaleza, contudo, a sua chance interna no Partido dos Trabalhadores. É muito remota neste momento político-eleitoral. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

    ResponderExcluir