domingo, 18 de agosto de 2024

O tempo é favorável ao Capitão Wagner (UB) / Não existe a polarização em Fortaleza: PT x PL

 




O principal capital político-eleitoral, favorável à candidatura para prefeito de Fortaleza, do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) é o curto período do primeiro turno. Capitão Wagner conta ainda com um estado de fé nos estrategistas político-eleitorais das seguintes campanhas para o cargo de chefe do executivo da capital cearense, que ainda acreditam na polarização entre o lulopetista e o bolsonarismo: Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL). A candidatura à reeleição do prefeito José Sarto (PDT) pode também ser beneficiada pela paralisia estratégica no campo eleitoral do PT ou do PL. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, não acredita na polarização entre o bolsonarismo e o lulismo no pleito eleitoral de Fortaleza, pois não prevalecerá a polarização vertical artificial entre o PT e o PL nas seguintes capitais nordestinas do tamanho da capital cearense: Salvador (Bahia) e Recife (Pernambuco). Há uma possibilidade nada remota de crescimento político-eleitoral do prefeito José Sarto (PDT) como o principal opositor da candidatura do Capitão Wagner (UB) para prefeito de Fortaleza. 


O comentarista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa chama atenção para o fato de que a candidatura a prefeito de Fortaleza do Capitão Wagner dialoga com o eleitorado lulista não petista, em função do seu discurso sobre a segurança pública, como também recebe o apoio da centro-direita da baixa classe média fortalezense que não vai radicalizar no seu voto ao cargo de prefeito de Fortaleza.


A Consultoria LCFB defende a tese de que na primeira semana de setembrom durante o primeiro turno do pleito eleitoral de Fortaleza, a militância lulopetista vai desacreditar do esvaziamento político-eleitoral da candidatura a prefeito do Capitão Wagner (UB), porém, no caminho inverso não haverá consciência coletiva entre a maioria dos eleitores bolsonaristas pró-André Fernandes (PL) em relação a estabilidade eleitoral do Capitão Wagner (UB). O tempo é um grande aliado político-eleitoral do Capitão Wagner (UB) no pleito eleitoral de Fortaleza de 2024. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 




Nenhum comentário:

Postar um comentário