sábado, 29 de novembro de 2025

Ciro Gomes e o embuste político-partidário: Aécio Neves



A Consultoria LCFB sempre classificou a ida do ex-ministro Ciro Gomes para o diretório estadual do PSDB, como grande erro político-eleitoral, todavia, o ninho tucano à nível nacional é uma sequência de contradições que desafiam o bom senso. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defendia a tese da filiação do ex-ministro Ciro ao Progressistas (PP), em detrimento da sua provável filiação ao PSDB. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita na pré-candidatura de Ciro Gomes para o cargo de vice-presidente numa chapa majoritária com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou com o governador Ratinho Júnior (PSD).


A Consultoria LCFB classificou, no seu último boletim aos clientes, que a chegada do deputado federal Aécio Neves na presidência nacional do PSDB é literalmente uma ducha de água fria na postulação presidencial do ex-ministro Ciro Gomes. Ocorre então um esvaziamento do discurso de renovação tucana, como também de qualquer tentativa de defesa da ética e da moralidade para opinião pública desta agremiação partidária. 




O eleitorado direitista antipetista que não é bolsonarista, já foi em algum momento simpatizante das candidaturas presidenciais tucanas, mas teve um rompimento político-eleitoral sem volta. O PSDB não é uma alternativa política-eleitoral para o antipetismo à nível nacional. 


A probabilidade de uma revoada de tucanos no primeiro semestre de 2026, é algo muito provável. O futuro presidente nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves, é um impedimento político-eleitoral natural para a postulação ao cargo de vice-presidente do ex-ministro Ciro Gomes, no pleito eleitoral de 2026.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 







sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Relatório: O Fator Anti-Cid Gomes na Política Cearense via Ciro Gomes / O Papel do Ivo Gomes






O relatório da Consultoria LCFB vai analisar alguns pontos específicos do anticidismo na política cearense:


 1) O senador Cid Gomes desestabilizou o diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro. 


2) O governador Elmano de Freitas (PT) vai fortalecer a federação partidária lulopetista (PT-PC do B e PV) e o PDT ou elmanismo não petista. 


 3) O diretório estadual do MDB (Eunício Oliveira) e o diretório estadual do PSD (Domingos Filho) não vão ceder espaço na chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas, para a dupla Cid Gomes e Júnior Mano. 


4) A ala governista do União Brasil e o diretório estadual do Progressistas têm interesse no esvaziamento político-administrativo do senador Cid Gomes (PSB) perante o Governo Estadual. 


5) Ciro Gomes e o Anticidismo.


6) Ciro Gomes e a Direita Não Bolsonarista.


7) Elmano de Freitas e o Conservadorismo Popular via Ciro Gomes - André Fernandes.


8) Anexo: o papel do Ivo Gomes?


O relatório será entregue aos clientes da Consultoria LCFB nesta sexta-feira (28/11). Caso não seja cliente da Consultoria LCFB, só precisa pedir através dos seguintes contatos:


Whatsapp : 85991027615 ou 8596522716


E-mail comercial : consultorialcfb@terra.com.br


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB - 44.294.034 /0001-01 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Luiz Gastão é aliado do Elmano de Freitas? Sim




A Consultoria LCFB chama atenção para o posicionamento político-ideológico do deputado federal, Luiz Gastão (PSD), como representante do conservadorismo social no Congresso.  


O deputado federal Luiz Gastão (PSD) na política nacional é um parlamentar católico social, que atua como expoente entre os conservadores. Luiz Gastão na política cearense é apenas um simples aliado do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Fortaleza, o neopetista Evandro Leitão.  





A Consultoria LCFB defende a tese de que o eleitorado conservador-liberal de teor ideológico antipetista somente enxerga o deputado federal, Luiz Gastão (PSD), como aliado político-eleitoral do lulopetismo local.  


No próximo boletim da Consultoria LCFB vamos trazer mais informação sobre o mandato do deputado federal Luiz Gastão (PSD) perante a opinião pública conservadora-liberal. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Eduardo Girão e a certeza política da incerteza eleitoral



O senador Eduardo Girão (Novo) será pré-candidato ao cargo de governador cearense nos próximos dias. Eduardo Girão vai demarcar um espaço público mínimo de sobrevivência política-eleitoral do seu grupo. É válido? Talvez. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita numa estratégia política-eleitoral amadora do núcleo de pré-campanha ao Governo Estadual do diretório regional do Novo. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o senador Eduardo Girão (Novo) se encontra sem nenhuma estratégia política-eleitoral ou se encontra num vazio político-eleitoral produzido por sua equipe. 


No recente boletim aos clientes da Consultoria LCFB, o principal objeto de análise foi o bom convívio entre o grupo político-partidário do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e a direção estadual do Partido Liberal (PL) sob a liderança do deputado federal André Fernandes, com isso não existe um espaço mínimo para outros atores político-eleitorais:


1 - Eduardo Girão (Novo)


2 - Roberto Cláudio (União Brasil)


3 - Capitão Wagner (União Brasil)


A Consultoria LCFB chama atenção que o senador Eduardo Girão (Novo) se tornou uma liderança oposicionista sem função estratégica para o pleito eleitoral de 2026, a nível estadual. Eduardo Girão é uma cópia em miniatura do ex-senador Sérgio Machado (1995-2002) no final do seu único mandato, em síntese sem muita influência política-eleitoral.  




A Consultoria LCFB defende a tese de que o espectro ideológico do eleitorado liberal-conservador cearense não identificou o senador Eduardo Girão (Novo) como uma liderança antipetista, a nível estadual. 


O eleitorado liberal-conservador pode ser chamado também de direita não bolsonarista de acordo com a Consultoria LCFB. 


Anexo: 


O senador Eduardo Girão (Novo) se aproximou do bolsonarismo à nível nacional, pois é um movimento político-eleitoral legítimo na tentativa de se identificar tardiamente com parte da direita antipetista, com pouca repercussão à nível estadual. 


O bolsonarismo cearense sob a liderança do deputado federal André Fernandes (PL) criou uma boa relação política-institucional com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), nos últimos dias. 


A direita cearense bolsonarista aderiu a um movimento político-eleitoral de moderação nas alianças com a centro-direita radicalizada antipetista local. O senador Eduardo Girão (Novo) não compreendeu o novo ciclo político-eleitoral do campo ideológico conservador-liberal cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 





quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Vídeo : Roberto Cláudio e Capitão Wagner se tornaram lideranças secundárias na oposição cearense




O novo vídeo no YouTube do Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa


" Roberto Cláudio e Capitão Wagner se tornaram lideranças secundárias na oposição cearense" 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 



domingo, 16 de novembro de 2025

Romeu Aldigueri e o Elmano de Freitas no enfrentamento às Facções



O recente vídeo no YouTube do Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, avalia a parceria política-institucional do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), nas ações policiais do Governo Estadual. 


Sem dúvida é uma parceria bem-vinda para o governador Elmano de Freitas (PT), na área publicitária institucional da segurança pública. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 



terça-feira, 11 de novembro de 2025

Elmano de Freitas e Danilo Forte - O Combate ao Narcotráfico



O recente boletim aos clientes da Consultoria LCFB chamou atenção da mudança de abordagem das forças policiais cearenses em relação ao Comando Vermelho (CV).


O governador Elmano de Freitas (PT) autorizou a polícia militar a fazer o confronto armado com a facção CV no município de Canindé, e no confronto sete narcotraficantes morreram. Elmano de Freitas foi à imprensa para elogiar a operação policial, num contraponto aberto ao lulopetismo cearense que chamou a operação policial do Rio de Janeiro de chacina à céu aberto. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o governador Elmano de Freitas (PT) compreendeu a alta rejeição da opinião pública ao narcotráfico. Elmano de Freitas se afastou da retórica da vitimização do narcotraficante da militância lulopetista local (PT-PC do B e PSOL). A alta classe média fortalezense ficou muito surpresa com a ação policial do Governo Estadual em Canindé.


O deputado federal Danilo Forte (UB) tem um projeto que classifica às facções como organizações terroristas. O novo relator do projeto é o deputado federal paulista, Guilherme Derrite (PP), na Comissão Constituição e Justiça (CCJ).




A Consultoria LCFB chama atenção que o deputado federal Guilherme Derrite (PP) vai ofuscar o deputado federal, Danilo Forte (UB), na tramitação do projeto na CCJ. Danilo Forte é um parlamentar com bom discurso de responsabilidade fiscal perante a imprensa nacional, todavia, é representante nato do municipalismo na bancada cearense da Câmara. 


A Consultoria LCFB disponibilizou um relatório ao deputado federal, Danilo Forte (UB), de forma gratuita, onde, tinha chamado atenção para o fato de que o parlamentar não tem a linguagem do parlamentar-apresentador de programa policial, como tem o governador goiano, Ronaldo Caiado (UB), e agora o deputado federal paulista, Guilherme Derrite (PP). 


Danilo Forte será até reconhecido por parte do eleitorado liberal-conservador como autor do projeto de tornar o narcotráfico em narcoterrorismo, porém, sem saldo eleitoral para a sua reeleição parlamentar no próximo ano. 


A Consultoria LCFB faz uma dica a equipe de comunicação do deputado federal, Danilo Forte (UB), que grave um vídeo com o governador Ronaldo Caiado (UB), sobre o projeto do Deputado Danilo Forte de tornar as facções em narcoterroristas.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 






sábado, 8 de novembro de 2025

A maioria da opinião pública apoiou a operação policial no Rio de Janeiro




A democracia digital é uma realidade para maioria da sociedade brasileira, em particular entre os usuários das redes sociais nas idades entre 16 anos até 44 anos. 


A Consultoria LCFB chama de democracia digital o espaço público abstrato da Internet, onde, as opiniões e os posicionamentos ideológicos do cidadão-internauta é bem nítido e sem grande influência dos veículos tradicionais de comunicação: 


* Televisão 


* Rádio 


* Jornal 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, avaliou que o setor progressista da imprensa brasileira tentou pautar a operação policial na cidade do Rio de Janeiro, na terça-feira, 28 de outubro de 2025. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que os analistas liberais da política brasileira acreditam possuir o monopólio da verdade, principalmente nas redações jornalísticas .


A Consultoria LCFB chama atenção para o fato de que os parlamentares esquerdistas (PT,PSOL e PC do B) tiveram ressonância midiática nos veículos de comunicação tradicional na terça-feira (28/10), porém, a reação do cidadão-internauta foi de não consumir a pauta jornalística de teor ideológico progressista de vitimização social dos narcotraficantes mortos. O que é absurdo contra o senso crítico da opinião pública. 




A Consultoria LCFB recebeu vários boletins de avaliações da opinião pública via as redes sociais sobre a operação policial no Rio de Janeiro, com o posicionamento da maioria dos internautas contra as pautas da imprensa brasileira dos movimentos sociais e dos parlamentares lulopetistas. A tese do banditismo social é uma resposta ao aparato policial neofascista que não teve eco na sociedade brasileira. 


A pesquisa de opinião pública a nível nacional, da AtlasIntel de sexta-feira (31/10), trouxe um dado surpreendente quando o recorte da consulta abrange os moradores dos bairros pobres brasileiros. Locais onde vive a maioria dos eleitores lulopetistas, e onde o apoio foi maciço para as forças de segurança pública do Rio de Janeiro. Os números da AtlasIntel entre os moradores de favelas foram:


Aprovo - 87,6%


Desaprovo - 12,1%


Não sei - 0,3%


A Consultoria LCFB alertou aos seus clientes que o ministro da Comunicação, o publicitário Sidônio Palmeiras, teria recebido várias pesquisas de opinião pública sobre a repulsa do cidadão-internauta em relação ao desempenho do presidente Lula (PT), na operação policial no Rio de Janeiro. Sidônio Palmeiras afasta a imprensa do presidente Lula (PT), como também silencia a primeira-dama, pois foi tática de redução de danos perante a opinião pública. 


A Paraná Pesquisa fez uma consulta de opinião pública com os moradores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 29/10 e 30/10, cuja publicação foi feita na sexta-feira 31 de outubro. A Consultoria LCFB teve acesso a consulta de opinião pública da Paraná Pesquisa, com a surpresa da alta rejeição do carioca ao comportamento institucional do presidente Lula (PT), em relação à operação policial no Rio de Janeiro. Os números da Paraná Pesquisa:


Ótimo - 5,9%


Bom - 8,3%


Regular - 26,5%


Ruim - 11,1%


Péssimo - 45,0%


Não sabe / Não opinou - 3,3%


Observação: A pergunta no questionário da Paraná Pesquisa - Avaliação do trabalho do presidente Lula no combate ao Tráfico de Drogas. 



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político 











quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Vídeo: Elmano de Freitas contra Comando Vermelho (CV)




O recente vídeo no Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa


" O governador Elmano de Freitas (PT) vai combater a facção criminosa do Rio de Janeiro: Comando Vermelho (CV). Elmano de Freitas vai na direção oposta do presidente Lula (PT), na área de segurança pública."


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB