quarta-feira, 31 de julho de 2024

Eduardo Girão e Silvana Bezerra / A chapa majoritária do Novo em Fortaleza

 






O senador Eduardo Girão é candidato a prefeito de Fortaleza pela agremiação partidária o Novo no pleito eleitoral deste ano. Eduardo Girão se destaca como uma liderança do campo político-ideológico de perfil liberal-conservador no eleitorado fortalezense. A direção municipal de Fortaleza do Novo escolheu a ativista social, Silvana Bezerra, como candidata a vice-prefeita na chapa majoritária sob a liderança de Eduardo Girão.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita no fenômeno político-eleitoral do campo conservador fortalezense para duas candidaturas a prefeito de Fortaleza: Eduardo Girão (Novo) e André Fernandes (PL). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o candidato a prefeito de Fortaleza do Novo, o senador Eduardo Girão, irá crescer na perspectiva de voto útil nas pesquisas estimuladas, pois existe um eleitorado de perfil liberal-conservador no campo político-ideológico que sempre variou entre 5% até 8%, no primeiro turno, dos pleitos eleitorais de 2016 e de 2020: Heitor Férrer (2016-2020) e Célio Studart (2020). 




A Consultoria LCFB sempre informou, nos relatórios aos seus clientes, a perspectiva do crescimento político-eleitoral da candidatura do Novo a prefeito de Fortaleza, o senador Eduardo Girão, durante o período eleitoral oficial, numa espécie de gangorra de mudança de voto, no campo político-ideológico conservador-liberal, do candidato a prefeito do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes, para o Eduardo Girão. A nossa tese somente será comprovada no mês de setembro, no final do primeiro turno do pleito eleitoral de 2024 na capital cearense.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 




SindDebate do Mova-Se com Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

 





TV MOVA-SE 📺 apresenta!


* Análise de Conjuntura Política, nacional e internacional e o

* Mundo do trabalho: funcionário público na era digital é tema desta quarta-feira, (31/07), no #SindDebate. 


Acompanhe ao vivo em nosso canal do youtube!


🗓️ Data: 31/07 - quarta-feira


⏰às 11h


Apresentação:

Ulisses Moreira- Diretor do Sindicato MOVA-SE 


Convidado:

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa - Sociólogo e consultor político.


Acesse: 

https://www.youtube.com/c/sindicatomovase

Poder News: Evandro Leitão e a indicação unilateral de Gabriela Aguiar

 





O candidato a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Evandro Leitão, é o principal articulador político ou fiador eleitoral de si mesmo. Evandro Leitão fez uma pactuação com o presidente do diretório municipal de Fortaleza do PSD sob a coordenação do deputado federal, Luiz Gastão, para a indicação da deputada estadual, Gabriela Aguiar, como candidata a vice-prefeita da chapa majoritária entre o PT e o PSD na eleição deste ano, na capital cearense.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o último resquício de uma candidatura de frente ampla para o cargo de prefeito de Fortaleza do deputado estadual Evandro Leitão foi a sua escolha como representante petista numa prévia interna nesta agremiação partidária no diretório municipal da capital cearense. 


O comentarista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que Evandro Leitão resolveu adotar o modelo operacional do pacto das elites e com isso esvaziou o colegiado de presidentes dos seus partidos aliados no maior município alencarino. Evandro Leitão vai bancar a deputada estadual Gabriela Aguiar como a sua companheira de chapa majoritária (PT-PSD) para a prefeitura de Fortaleza. 



A Consultoria LCFB previu o desânimo do senador Cid Gomes (PSB) para fazer a indicação do companheiro ou da companheira da chapa majoritária lulopetista na cidade de Fortaleza, nos seus relatórios internos aos clientes. Cid Gomes compreendeu o aumento de poder de decisão final nas mãos do deputado estadual Evandro em detrimento do núcleo político-eleitoral do neopetismo cearense: Camilo Santana, Elmano de Freitas e José Nobre Guimarães.


O não interesse do presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, na vaga de candidato a vice-prefeito já sinalizava que a decisão final era do candidato a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Evandro Leitão, e não mais do colegiado da frente ampla de acordo com as teses da Consultoria LCFB nos seus relatórios internos aos clientes.


A indicação da deputada estadual Gabriela Aguiar (PSD) como candidata a vice-prefeita na chapa majoritária lulopetista em Fortaleza, no pleito eleitoral deste ano, é somente fruto da aliança pessoal do deputado estadual Evandro Leitão (PT) com o deputado federal Luiz Gastão (PSD).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB.


O link do portal Poder News: https://podernews.com.br/evandro-leitao-e-a-indicacao-unilateral-de-gabriela-aguiar/




segunda-feira, 29 de julho de 2024

Ciro Gomes e o Campo Conservador / Parte 02

 





O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) compartilha um sentimento político-ideológico de desprezo pelo presidente Lula (PT), todavia, o próprio não pode ser chamado de neoconservador, mas, apenas de social-democrata pós-moralista. A retórica cirista-robertista de combate à corrupção do lulopetismo tem público silencioso no bolsonarismo moderado ou na direita moderada próxima a posição ideológica de centro-direita.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) trabalha para minar qualquer crescimento político-eleitoral do candidato neopetista a prefeito de Fortaleza, o deputado estadual Evandro Leitão, no eleitorado conservador-liberal não bolsonarista fortalezense, pois a sua retórica antilulista agressiva contra o ministro Camilo Santana (PT) e contra o governador Elmano de Freitas (PT) tem o simples cálculo político-eleitoral de impedir a chapa majoritária neopetista de chegar ao segundo turno do pleito eleitoral da capital cearense. 



A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) deseja ser a maior liderança política-eleitoral cearense adversária do condomínio político-administrativo do ministro Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT), contudo, não pertencente ao bolsonarismo retrógrado sob a liderança do deputado federal André Fernandes (PL). 


A Consultoria LCFB acredita que o ex-ministro Ciro Gomes não acredita muito na reeleição do prefeito de Fortaleza, o pedetista-cirista José Sarto, no pleito eleitoral deste ano na capital cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


O link do artigo anterior: https://luizclaudioferreirabarbosa.blogspot.com/2024/07/ciro-gomes-e-o-campo-conservador-parte.html?m=1










sexta-feira, 26 de julho de 2024

Evandro Leitão (PT) e a Cláudia Brilhante (PSD) - Os prós e os contras da aliança entre o PT e o PSD

 




A Consultoria LCFB acertou na saída do deputado estadual, Evandro Leitão, do PDT para o PT no ano de 2023. O segundo acerto da Consultoria LCFB foi a vitória do neopetista Evandro Leitão nas prévias do Partido dos Trabalhadores (PT) no diretório de Fortaleza para ser o candidato a prefeito da capital cearense. O recente relatório aos clientes da Consultoria LCFB defende a tese da indicação da ativista social, Cláudia Brilhante, que é quadro do Partido Social Democrata (PSD) da secção fortalezense, como companheira de chapa majoritária lulopetista sob liderança do Evandro Leitão.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que a indicação do candidato a vice-prefeito, na chapa majoritária do deputado estadual Evandro Leitão (PT) para a sucessão municipal de Fortaleza, é do presidente do diretório do PSD local, será então do deputado federal Luiz Gastão nas próximas horas. Luiz Gastão deve indicar a ativista social, Cláudia Brilhante, como a candidata a vice-prefeita da chapa majoritária da federação partidária lulopetista fortalezense: PT, PC do B e PV.



A Consultoria LCFB defende a tese de que a frente partidária entre o PT e o PSD na sucessão municipal de Fortaleza será responsável por criar o pêndulo político-eleitoral ou a fuga maciça da militância moderada do petismo fortalezense para votar na candidatura centrista de direita do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), pois a chapa majoritária do PT e do PSD é literalmente uma chapa majoritária de centro-direita que não tinha o apoio da militância progressista petista, pois essa se transferiu para o município de Caucaia; provavelmente por não empolgar a militância moderada petista da capital cearense.

A Consultoria LCFB acredita que num segundo momento a militância petista de classe média tradicional começaria a dar voto útil ao candidato do União Brasil para derrotar a reeleição do prefeito José Sarto (PDT) ou para derrotar o cirismo-robertista no pleito eleitoral de Fortaleza de 2024. As próximas pesquisas estimuladas vão identificar a migração do eleitorado moderado lulopetista fortalezense para a candidatura centrista de direita do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), nos setores da classe média tradicional fortalezense, na última semana deste mês.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria 




quarta-feira, 24 de julho de 2024

Ciro Gomes e o Campo Conservador / Parte 01

 



 



O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) criaram uma ala dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que poderia ser chamada de cirismo-robertista avessa ao lulopetismo na política cearense. Ciro Gomes vai dialogar com o diretório estadual do União Brasil sob a liderança do ex-deputado federal Capitão Wagner, assim como vai manter uma aproximação estratégica com o presidente estadual do Partido Liberal (PL), o deputado estadual Carmelo Neto, em municípios estratégicos, por causa das eleições municipais de 2024.



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no recente boletim aos clientes da Consultoria LCFB colocou que a movimentação política-eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes é de cunho personalista, pois não é uma política aliancialista interna do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que serão alianças pontuais de ciristas que controlam alguns diretórios pedetistas e vão fazer alianças pontuais com alguns diretórios municipais do União Brasil (UB) e com alguns diretórios municipais do Partido Liberal (PL), nos pleitos eleitorais nos municípios neste ano. 






A Consultoria LCFB acredita que a federação partidária entre o PSDB e o Cidadania sob a liderança do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) vai seguir em conjunto com a ala pedetista-cirista nas alianças pontuais nos pleitos eleitorais nos municípios cearenses, nos palanques locais haverá a participação política-eleitoral do União Brasil (UB) e do Partido Liberal (PL). O cirismo-robertista em conjunto com o tassismo tardio vão dialogar tanto com o wagnerismo-centrista como também com o bolsonarismo moderado nas eleições municipais de 2024 no Ceará.



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





sábado, 20 de julho de 2024

Avaliação das principais candidaturas ao cargo de prefeito de Caucaia

 



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, durante a sua entrevista ao Ceará em Pauta da Sertão TV.

Avaliação das principais candidaturas ao cargo de prefeito de Caucaia:

- O estorvo político-administrativo da figura do prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), no processo eleitoral de Caucaia.

- A candidatura progressista, porém, totalmente artificial do ex-coordenador político do Governo Estadual, o petista Catanho, para prefeito de Caucaia.

- A pré-candidatura a prefeito de Caucaia de Naumir Amorim (PSD) tem concorrente direto no campo oposicionista do Coronel Aginaldo (PL). A teoria da gangorra ou a teoria do pêndulo.

- A pré-candidatura a prefeita de Caucaia da deputada estadual, Emília Pessoa (PSDB), representa o eleitorado governista anti-Vitor Valim (PSB), todavia, o seu principal concorrente é o candidato governista pós- Vitor Valim; o petista Catanho. A outra gangorra ou pêndulo eleitoral de Caucaia.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

As gangorras eleitorais em Fortaleza

 




O comentário do sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no artigo do portal Poder News:

" Candidatos focam, basicamente, em segurar votos que já têm e buscar novas intenções, entre indecisos e adversários.

Atenção a esse último ponto: em Fortaleza, a tendência é Evandro Leitão (PT) brigar com José Sarto (PDT) por eleitores de perfil semelhante, assim como André Fernandes (PL) e Eduardo Girão (Novo).

Por essa lógica, Capitão Wagner (UB), que foge dos polos, pode correr solto e se dar bem.

É a tese do consultor Luiz Cláudio Ferreira Barbosa. "

O link da matéria:

https://podernews.com.br/os-caminhos-que-podem-favorecer-capitao-wagner/

quinta-feira, 18 de julho de 2024

O duelo no campo da direita fortalezense: André Fernandes x Eduardo Girão

 






A tentativa de acreditar que o universo político-eleitoral da direita fortalezense teria três pré-candidaturas (Capitão Wagner, André Fernandes e Eduardo Girão) foi sem dúvida desfeita nas últimas três pesquisas estimuladas dos seguintes institutos eleitorais: Datafolha, Jangadeiro-Ideia e Paraná Pesquisa. Às pré-candidaturas do senador Eduardo Girão (Novo) e do deputado federal André Fernandes (PL) são as que representam a direita fortalezense,


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre escreveu, na imprensa cearense e nos relatórios da Consultoria LCFB, sobre o processo político-eleitoral da criação da direita moderada que vai dialogar com os setores conservadores lulistas nas periferias de Fortaleza sob a liderança do ex-deputado federal, Capitão Wagner (UB), nas últimas consultas eleitorais nos cenários estimulados. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o polo de direita fortalezense tem um universo político-eleitoral nas pesquisas estimuladas de 20% dos votos válidos ou do eleitorado da capital cearense, com os seguintes representantes: André Fernandes (15%) e Eduardo Girão (5%).


A Consultoria LCFB defende a tese de que o polo de direita fortalezense não tira capital político-eleitoral da pré-candidatura a prefeito de Fortaleza do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) que lidera o novo campo político-ideológico de centro-direita ou direita moderada centrista que mantém bom diálogo com o eleitorado lulista não petista nos bairros humildes de Fortaleza.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o deputado federal André Fernandes (PL) vai começar a perder parte do seu capital político-eleitoral para o senador Eduardo Girão (Novo) , pois haverá o processo de nacionalização do pleito eleitoral de Fortaleza. Eduardo Girão precisa ajustar o seu discurso programático para o eleitor de direita desencantado com o André Fernandes, pois não é descartado o voto útil ainda no primeiro turno da sucessão da capital cearense no Capitão Wagner (UB).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 




quarta-feira, 17 de julho de 2024

O senador Eduardo Girão pode receber o voto útil outrora de André Fernandes

 




A avaliação do sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no programa Pauta Direta do apresentador, Homero Arruda, no dia 14/07 (Sábado)


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa antecipa a configuração do pólo de direita fortalezense: André Fernandes (PL) e Eduardo Girão (Novo). 


O tamanho do pólo de direita fortalezense é de 20% nas pesquisas estimuladas ou 1/5 do eleitorado da Capital. O senador Eduardo Girão pode receber o voto útil outrora de André Fernandes.



terça-feira, 16 de julho de 2024

O duelo no pólo da direita fortalezense: Eduardo Girão (PL) x André Fernandes (Novo)




 https://www.instagram.com/reel/C9fIJlPOUwC/?igsh=MThqbHl2NjI0Y2x1ZA==


O comentário do sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.


O duelo no campo da direita fortalezense ou no campo conservador da capital cearense. No Instagram da TV Otimista. É 20% dos votos válidos nas pesquisas estimuladas: Datafolha, Jangadeiro-Ideia e Paraná Pesquisa (16/07)


Eduardo Girão (Novo) x André Fernandes ( PL)



segunda-feira, 15 de julho de 2024

Avaliação das principais candidaturas ao cargo de prefeito de Fortaleza

 




O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, durante a sua entrevista ao Ceará em Pauta da Sertão TV.


Avaliação das principais candidaturas ao cargo de prefeito de Fortaleza:


- A estagnação política-eleitoral do prefeito José Sarto (PDT). É caso atípico na seara eleitoral, pois a administração pública da prefeitura de Fortaleza é sempre bem avaliada perante opinião pública.

- A estabilidade política-eleitoral do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB). A direita moderada mais o eleitorado conservador lulista.

- O duelo político-eleitoral entre o deputado federal André Fernandes e o senador Eduardo Girão (Novo) no eleitorado de direita fortalezense.

- O deputado estadual Evandro Leitão (PT) terá como companheira de chapa majoritária para prefeitura de Fortaleza, a ativista social Cláudia Brilhante (PSD). As dificuldades da aliança PT e PSD no reduzido eleitorado progressista fortalezense.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


https://youtu.be/3Gt4v8EIFhc?si=aGv086mT7vDVDMdY

José Sarto e o perigo do pedetismo-cirista pró-Capitão Wagner ou pró-Evandro Leitão?

 



Nos próximos dias teremos várias consultas eleitorais sobre a sucessão municipal de Fortaleza de 2024. O prefeito José Sarto (PDT) talvez mantenha a segunda colocação na corrida política-eleitoral, da sua própria sucessão, ao cargo de chefe do executivo da capital cearense, todavia, apresenta uma estagnação política-eleitoral nas pesquisas estimuladas com índices entre 17% a 20%, com alto índice de rejeição ao seu continuísmo político-institucional.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre defendeu a substituição do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, pelo ex-prefeito Roberto Cláudio como candidato pedetista-cirista no pleito eleitoral da maior cidade alencarina. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita que será natural que muitos candidatos governistas, sem mandatos a vereador de Fortaleza, façam uma campanha branca ou informal para o candidato a prefeito do União Brasil, o ex-deputado federal Capitão Wagner, pois seria uma dobradinha competitiva nas periferias de Fortaleza: Capitão Wagner + o candidato a vereador da comunidade. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que os vereadores que vão para a reeleição para a Câmara Municipal de Fortaleza, da base governista, com certeza vão esperar os quinzes primeiros dias, do primeiro turno do pleito eleitoral de Fortaleza, pois alguns vereadores governistas podem apoiar o candidato neopetista a prefeito de Fortaleza, o deputado estadual Evandro Leitão (PT), em função do provável colapso eleitoral do prefeito de Fortaleza, num movimento ou evento político-eleitoral contrário aos candidatos a vereança fortalezense sem mandatos, pois Evandro Leitão mantém uma relação política-institucional com os vereadores da capital cearense.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB





domingo, 14 de julho de 2024

Vídeo no YouTube / O marketing político-eleitoral lulopetista não é certeza de sucesso nas eleições municipais

 



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, durante a sua entrevista ao Ceará em Pauta da Sertão TV.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa prevê o marketing político-eleitoral lulopetista da peça publicitária o Ceará três vezes melhor não vai se repetir nas eleições municipais:  Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte e outros.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 



sexta-feira, 12 de julho de 2024

André Fernandes vai fazer uma mudança de rota política-eleitoral

 




Nos próximos dias teremos novas pesquisas estimuladas que serão publicadas pela imprensa cearense sobre as eleições de 2024 em Fortaleza. A pré-candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido Liberal (PL), com o deputado federal André Fernandes, vai entrar num processo de estagnação política-eleitoral nas próximas consultas eleitorais.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita num piso político-eleitoral da pré-candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido Liberal na casa dos 12% nas pesquisas estimuladas, todavia, o seu teto é de 18% nas consultas eleitorais. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende que na média das pesquisas estimuladas o resultado do André Fernandes (PL) será de 15% com variações para baixo, não mais para cima.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o pré-candidato a prefeito de Fortaleza, o deputado federal André Fernandes (PL), precisa dialogar com o eleitorado de direita moderada não bolsonarista no final do período pré-eleitoral de 2024. 


André Fernandes precisa compreender que parte deste eleitorado que não vota nele e nem no Capitão Wagner (UB) está identificado nas pesquisas estimuladas com o pré-candidato do Novo, o senador Eduardo Girão, que tem capital político-eleitoral de aproximadamente entre 3% a 6% nas consultas estimuladas. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 




segunda-feira, 8 de julho de 2024

Capitão Wagner se estabilizou no cenário político-eleitoral

 




As últimas consultas eleitorais que o governador Elmano de Freitas (PT) teve acesso através da direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) apontaram para o fracasso da estratégia do lulopetismo de polarização política e administrativa com o grupo do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), nos principais veículos de comunicação tradicional, todavia, a grande maioria da opinião pública classifica o deputado estadual Evandro Leitão (PT) no máximo como um dissidente do grupo político que domina a política-administrativa da capital cearense há quase doze anos. Evandro Leitão é bem reconhecido pelo grande público como aliado do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e como pedetista-trabalhista histórico.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acertou no seu diagnóstico sobre o não derretimento dos índices positivos do pré-candidato a prefeito de Fortaleza, o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), nas últimas consultas eleitorais. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa ainda mantém a tese da ida do Capitão Wagner para o segundo turno do pleito eleitoral da capital cearense neste ano. Não há dúvida da crise do antigo polo progressista (PDT e PT) que foi criado nos segundos turnos de 2016 e de 2020.

No início deste mês (junho) o governador Elmano de Freitas (PT) começou uma série de ataques verbais ao ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) na área de segurança pública do maior município cearense. Elmano de Freitas repete o discurso político-ideológico de enfrentamento ao bolsonarismo na figura do ex-deputado federal, Capitão Wagner (UB), porém, é uma estratégia natimorta pois o candidato a prefeito de Fortaleza do bolsonarismo retrógrado é o deputado federal, André Fernandes (PL), então o Capitão Wagner representa uma direita moderada centrista ou centro-direita com diálogo perante o pós-lulismo conservador por causa da pauta da segurança pública.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


quinta-feira, 4 de julho de 2024

A Copa América continua, e o Brasil segue em frente, ainda que cambaleante

 






A expectativa era alta. A seleção brasileira, com seu histórico que impõe respeito a qualquer rival e com uma torcida esperançosa, adentrou a Copa América como uma das favoritas. No entanto, o que se viu em campo foi uma performance decepcionante, que deixou qualquer apreciador do nosso futebol perplexo e críticos aflitos. É uma ilusão acreditar que a seleção canarinho continua sendo a melhor do mundo apenas pelos títulos conquistados, pensando que as seleções são nossas freguesas

O Brasil estreou na copa com um empate morno contra a fraca Costa Rica. A partida, que deveria ser uma exibição de talento e superioridade, transformou-se em um jogo chué, marcado pela falta de criatividade e erros básicos. A torcida, na expectativa de ver o Brasil dominando, começou a demonstrar sua insatisfação, descrença e desmotivação crescente com o torneio.

O segundo jogo trouxe um alívio temporário. A seleção conseguiu uma vitória contra o Paraguai, por um placar de 4X1. Apesar do resultado, a performance não convenceu, pois a seleção "Los Guaraníes" foi o saco de pancadas, perdendo todos os jogos e voltando para casa como lanterna do grupo D. A sensação desde o primeiro jogo é de que não estamos mais na primeira prateleira do futebol, que ficou para trás. Nosso futebol sucumbiu e não mete mais medo a nenhuma seleção que vá nos enfrentar.

No terceiro e último jogo da fase de grupos, um novo empate em 1X1 contra a Colômbia. Uma vergonha para uma seleção com uma história repleta de títulos, se classificar para a próxima fase com apenas cinco pontos, resultado de uma vitória e dois empates. Foi decepcionante para os padrões de uma seleção que já encantou o mundo com seu futebol-arte.

Os críticos não pouparam palavras, e com razão! A falta de entrosamento, a apatia em campo e as escolhas questionáveis do técnico Dorival Júnior foram alvos de duras críticas. A imprensa esportiva e os estudiosos do assunto destacam a necessidade de uma profunda resignificação sobre o futuro do futebol brasileiro. Nosso futebol está em baixa, perdeu o respeito que tinha no mundo da bola.

Vale ressaltar que o caminho até a fase final será árduo, e a seleção precisará de uma transformação significativa para ter chances de levantar a taça e fazer as pazes com o povo da pátria do futebol. Enquanto isso, a Argentina venceu todos os seus jogos e somou nove pontos. A seleção da La Albiceleste desponta como a grande favorita ao título, deixando o Brasil em sua sombra.

Na próxima fase, o Brasil enfrentará o Uruguai, uma seleção de melhor nível e tradicionalmente difícil de enfrentar. Se conseguir avançar, há uma grande probabilidade de encarar a Argentina na final, e a expectativa é que a seleção brasileira sofra outro vexame internacional diante de uma Argentina bem postada. Desde já, torcemos para que estas duas seleções se enfrentem na final; será um tônico impulsionador da Copa América. Um confronto entre Brasil e Argentina alimenta uma rivalidade histórica no futebol do novo mundo.

A Copa América continua, e o Brasil segue em frente, ainda que cambaleante. A seleção tem uma chance de redenção, mas precisará provar em campo que merece o apoio de sua nação. Os brasileiros esperam ansiosos por uma reviravolta, sonhando em ver novamente o brilho do futebol brasileiro iluminar os estádios da América do Sul. Mas uma coisa é certa: o Brasil não mete mais medo em nenhuma seleção.

*Moacir de Sousa Soares*

Célio Studart e o bloco partidário fortalezense: PSD e PT

 




A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu que, entre as três maiores cidades nordestinas, somente em Fortaleza (CE) haveria candidatura própria, então não haverá candidatura própria em Salvador (BA) e em Recife (PE) nos pleitos municipais deste ano. O bom desempenho do deputado federal Célio Studart (PSD) nas pesquisas estimuladas dos institutos de pesquisas (Ideia e Datafolha) levantaram a possibilidade do surgimento da chapa majoritária para prefeito da capital cearense entre o PSD e o PT.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que a pré-candidatura do deputado federal Célio Studart seja em breve inserida na sucessão municipal de Fortaleza pelo presidente do diretório do PSD local, o deputado federal Luiz Gastão, e com o apoio do diretório estadual do PSD, na figura do seu presidente regional o ex-deputado estadual, Domingos Filho, ao governador Elmano de Freitas (PT), porém, a indicação do candidato a vice-prefeito seria do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT).

A Consultoria LCFB no seu próximo relatório ao cliente procura demonstrar a viabilidade do deputado federal Célio Studart (PSD) se firmar como o pré-candidato a ocupar a terceira colocação nas pesquisas estimuladas bem próximo do segundo colocado, o prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), e não tão distante do líder, o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), nas próximas consultas eleitorais. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


quarta-feira, 3 de julho de 2024

Camilo Santana e o destino político-eleitoral de Evandro Leitão

 




O ministro Camilo Santana (PT) e a ex-governadora Izolda Cela (PSB) mostraram uma capacidade ímpar de tornar o ex-deputado estadual, Elmano de Freitas (PT), o atual governador do Ceará no pleito eleitoral estadual de 2022. Camilo Santana não irá fazer do deputado estadual Evandro Leitão (PT) o mesmo fenômeno vitorioso do marketing político-eleitoral neopetista da eleição 2022, a nível estadual para a eleição de 2024 em Fortaleza, resumindo tudo indica que não vai repetir o êxito anterior.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que as próximas pesquisas eleitorais vão trazer um cenário nada positivo ao candidato a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Evandro Leitão, pois irá sinalizar um processo de estagnação político-eleitoral nas pesquisas estimuladas. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa escreveu no relatório aos clientes da Consultoria LCFB sobre a diminuição do poder de transferência de capital político do ministro Camilo Santana (PT) para o candidato neopetista (Evandro Leitão) a prefeito de Fortaleza, após o agravamento da sensação de insegurança pública no Ceará.

A Consultoria LCFB defende a tese de que o petismo fortalezense nos últimos vinte anos (2004-2024) nas eleições da capital cearense, sempre, se mostrou refratário ao discurso de endurecimento da segurança pública de Fortaleza via a guarda municipal. Este posicionamento é uma bandeira quase inviável de defesa para o candidato a prefeito de Fortaleza, o deputado estadual Evandro Leitão, que com isso reduz o poder de convencimento da frente partidária sob a liderança do ministro Camilo Santana (PT), na sucessão municipal do prefeito José Sarto (PDT) este ano. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB