sábado, 18 de outubro de 2025

Ciro Gomes e o Lulopetismo Cearense - Avaliação da Genial-Quaest



O link do site do Ceará Em Off:  https://cearaemoff.com.br/index.php/noticias/865-ciro-gomes-e-o-lulopetismo-cearense-avaliacao-da-genial-quaest


A Consultoria LCFB nos seus últimos boletins aos clientes, sempre defendeu a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tinha uma liderança consolidada a nível nacional, como uma espécie de pós-lulismo num eleitorado moderado de perfil centrista tanto de direita e de esquerda. 


A segunda tese aos clientes da Consultoria LCFB, o ex-ministro Ciro Gomes tem muita dificuldade em ser uma liderança antilulista na política cearense, pois  a liderança de centro-direita não bolsonarista que dialoga com o eleitorado lulista não petista.


A recente pesquisa de opinião pública da Genial-Quaest para a sucessão presidencial do presidente Lula (PT), sem dúvida mostrou a alta competitividade do ex-ministro Ciro Gomes num eventual segundo turno contra o titular do Palácio do Planalto:


Lula - 41%


Ciro Gomes - 32%


Indecisos - 3%


Branco / Nulo / Não vai votar - 24%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes é um ponto de confluência para o antigo eleitorado tucano de centro-direita que não deseja a atual polarização política-eleitoral. 




É o retorno do período pré-eleitoral sem a participação do eleitorado bolsonarista, porém, extremamente antipetista ao estilo do eleitor tucano no segundo turno do pleito eleitoral de 2014, na sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT). 


A consulta de opinião pública da Genial-Quaest sobre a popularidade do presidente na região nordestina, sem dúvida trouxe o retorno do lulopetismo como força hegemônica nos noves estados:


Aprova - 62%


Desaprova - 36%


Não sabe / Não respondeu - 2%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes a nível estadual ou a nível de política cearense vai evitar bater de frente com o presidente Lula (PT), pois há um eleitorado moderado lulista não petista, porém, conservador não bolsonarista. Ciro Gomes compreende que não é vantajoso ser antipetista na política alencarina.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 






quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Vídeo no YouTube : Evandro Leitão igual ao José Sarto






O prefeito fortalezense Evandro Leitão (PT) e o continuísmo político-administrativo do ex-prefeito José Sarto (PDT).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 

domingo, 12 de outubro de 2025

Responsável Pela Sexualização das Crianças - Pesquisa do IBESPE

 


Link da matéria no Blog do Eliomar de Lima : https://blogdoeliomar.com/quem-e-responsavel-pela-sexualizacao-das-criancas-por-luiz-claudio-ferreira-barbosa/


A Consultoria LCFB teve acesso a pesquisa de opinião pública do IBESPE sobre o responsável pela sexualização das crianças (Quem os entrevistados consideram culpado pela sexualização das crianças na Internet). O resultado revela uma parte de responsabilidade dos familiares, com o sentimento de não ter chegado a uma opinião completa por parte dos entrevistados, mas, temos uma opinião parcial sobre o objeto da pesquisa. 


O cientista político, Marcelo Di Giuseppe, tem feito um belíssimo trabalho científico de compreensão do pensamento do cidadão comum brasileiro nas pesquisas de opinião pública da IBESPE, com a colaboração da urbanista, Daniela Soares.


As especificações técnicas da pesquisa de opinião pública do IBESPE- Responsável pela sexualização das crianças:


Período de campo: de 13 a 15 de setembro de 2025


Amostra: foram realizadas 1.015 entrevistas - Modalidade IBESPE CATI 


Margem de erro da amostra: a amostra resultou em 3,1%, para cima e para baixo. Sendo o grau de confiança de 95%


A Consultoria LCFB vai se ater ao resultado da pesquisa de opinião pública do IBESPE na região do Nordeste. 


A pergunta foi feita com várias opções de respostas, porém, somente uma resposta de cada entrevistado via modalidade IBESPE-CATI.


A pergunta: o responsável pela sexualização das crianças. As respostas:


Pais e Responsáveis: 29%


Internet e Rede Sociais: 7%


Grande Mídia: 1,5%


Bolsonarismo: 6%


Progressismo: 12,5%


Influenciadores digitais: 3,5%


Os políticos: 0,7%


PCC: 0%


Pedófilos: 1%


Polarização Política: 0%


Não Sabe ou não respondeu: 40%


A Consultoria LCFB defende a tese de que uma parte dos entrevistados desejava poder dar respostas múltiplas no questionário da IBESPE, como não era possível, eles optaram pela resposta onde afirmavam não responder ou não saber. 




A pesquisa de opinião pública do IBESPE trouxe um dado muito peculiar o de que o entrevistado na região nordestina responsabiliza o âmbito privado pela sexualização da criança. É algo muito próximo de ⅓ dos consultados nordestinos nas entrevistas virtuais. É muito provável uma crítica silenciosa da ausência da autoridade do pai ou da mãe, como também uma crítica ao excesso de liberdade do pré-adolescente nas redes sociais. Na avaliação da Consultoria LCFB. 


O pensamento conservador do nordestino na área do comportamento social é especialmente da falta da autoridade das lideranças familiares (pais, avós, tios, irmãos e outros), todavia, o alto índice de crítica ao pensamento progressista pode ser estendido a outro espaço privado ou responsabilidade secundária na construção na consciência social das crianças feito pelas escolas. Na avaliação da Consultoria LCFB. 


É preciso frisar que a maioria dos entrevistados nordestinos pela IBESPE-CATI tem uma visão geral do tamanho do problema da sexualização da infância. Há um grande percentual (40%) que não opinou ou desejava múltiplas respostas, porém, tem uma noção da pergunta do instituto de pesquisa opinião pública: responsável pela sexualização das crianças. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que parte dos entrevistados nordestinos vão responsabilizar a ausência de autoridade dos pais, isso representa algo em torno de 30% dos consultados nordestinos pelo IBESPE-CATI. É uma crítica muito forte ao espaço privado dos lares nordestinos de crianças e de adolescentes.




Na interpretação da Consultoria LCFB sobre a pesquisa de opinião pública da IBESPE-CATI; há uma crítica subliminar ao espaço privado do ensino básico. O principal veículo do pensamento progressista por parte dos entrevistados é a escola seja no âmbito público ou particular, porém, ambas são extensões do espaço privado dos lares nordestinos. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ciro Gomes e a Direita Não Bolsonarista


O espectro ideológico da direita brasileira é antipetista por natureza, todavia, é um movimento horizontal com capacidade de criar uma alternativa política-eleitoral para a sucessão presidencial do próximo ano. A direita moderada antipetista é a nova centro-direita radicalizada no campo ideológico da política nacional. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o ex-ministro Ciro Gomes aprendeu muito sobre o eleitorado direitista cearense no pleito eleitoral de Fortaleza de 2024, quando, a candidatura à reeleição, do prefeito da capital cearense, o cirista José Sarto (PDT), colapsou durante o processo eleitoral. 


A Consultoria LCFB acredita que o ex-ministro Ciro Gomes tem uma noção mínima do fim do eleitorado centrista cirista-tassista na política cearense. Ciro Gomes vai tentar aderir ao eleitorado direitista moderado antipetista, mas, é apenas simpatizante do bolsonarismo. 


A pesquisa de opinião pública a nível nacional da AP Exata trouxe um cenário de acolhimento nas redes sociais da centro-direita radicalizada ou centro-direita antipetista que começou a dialogar com o ex-ministro Ciro Gomes em termos político-eleitorais. 



A pesquisa estimulada da Genial-Quaest traz um cenário de crescimento da perspectiva política-eleitoral, no cenário estimulado, do ex-ministro Ciro Gomes no primeiro turno do pleito eleitoral de 2026, para a presidência da República. Ciro Gomes tem em média 13% de perspectiva de voto no cenário de primeiro turno, porém, no cenário estimulado do segundo turno, o próprio alcança entre 33% e 35% contra 40% do presidente Lula. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o esvaziamento do bolsonarismo é uma realidade política, todavia, o antipetismo radicalizado de setores médios da sociedade civil ainda se mantém firme e forte sendo constatado nas consultas eleitorais. 


O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu que o sentimento antipetista de parte da sociedade civil brasileira é algo independente do bolsonarismo. Ciro Gomes pode atrair um eleitorado de direita para a sua postulação presidencial. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tem mais apetite político-eleitoral para o cenário nacional em detrimento do cenário local. A postulação de Ciro Gomes para o executivo estadual é ainda uma incógnita política-eleitoral para a Consultoria LCFB. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


domingo, 5 de outubro de 2025

André Fernandes e o Partido Liberal do Ceará - Vídeo no YouTube




O recente vídeo no YouTube do consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sobre o deputado federal André Fernandes e o Partido Liberal do Ceará. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 



quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Elmano de Freitas e o PDT Pós-Cirista-Robertista



O governador Elmano de Freitas (PT) demorou a compreender a possibilidade de não ter uma grande coligação partidária na sua tentativa de reeleição no próximo ano. Elmano de Freitas precisa do apoio do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas eleições de 2026. 


A Consultoria LCFB nos seus recentes relatórios aos clientes já havia até observado essa escassez de partidos políticos médios e grandes na chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT). 


O chefe do executivo estadual foi muito mal orientado por seus auxiliares mais próximos sobre o sentimento antipetista na maioria das agremiações partidárias a nível nacional. Vamos citar alguns partidos:


- Progressistas 

- PSD

- Republicanos 

- Outros 


O presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, já declarou que vai lançar uma candidatura própria à presidência da República ou apoiar a candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no próximo ano. Gilberto Kassab e o PSD nacional se tornaram antipetistas. 


O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), vai retomar a articulação política-partidária junto ao governador Tarcísio de Freitas (SP) para a formação da federação partidária entre o MDB e o Republicanos, porém, a direção nacional do Republicanos não deseja essa aliança. Tarcísio de Freitas vai permanecer no Republicanos. O antipetismo será muito forte na futura coligação partidária à nível nacional entre o MDB e o Republicanos, isso é independente da concretização da federação partidária. 


O presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PI), vai levar a sua federação partidária em conjunto com o União Brasil (UB), para o palanque do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a eleição presidencial de 2026. É uma federação partidária à nível nacional antipetista. 


O governador Elmano de Freitas (PT) precisa do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) sob a liderança do deputado federal André Figueiredo, todavia, a sua base histórica ainda é muito cirista-robertista. Isso é fato. 


A Consultoria LCFB acredita que o grupo político-eleitoral do deputado federal André Figueiredo (PDT) será leal a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), todavia, a militância trabalhista cearense ainda tem um forte DNA cirista-robertista e possui um DNA antipetista na sua base. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que a competitividade de uma candidatura do ex-ministro Ciro Gomes ao Governo Estadual, sem dúvida vai cooptar a maioria dos eleitores trabalhistas que são filiados ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas eleições de 2026. O mesmo fenômeno entre os neo-socialistas do PSB cearense oriundos do PDT local. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


terça-feira, 9 de setembro de 2025

Eunício Oliveira e o Elmano de Freitas




O deputado federal Eunício Oliveira deu uma entrevista para o Diário do Nordeste. Eunício Oliveira se colocou como anteparo político-eleitoral para o governador Elmano de Freitas (PT) em relação ao neoconservadorismo cirista-robertista. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes deseja o monopólio do palanque cearense da pré-candidatura presidencial do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ciro Gomes tornou-se a principal voz crítica ao Governo Estadual, todavia, o seu discurso não é pautado nas políticas públicas, mas, no campo de teor pessoal. 


O presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, já declarou apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), perante a executiva nacional do MDB. Eunício Oliveira se empenhou pessoalmente junto ao presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), para antecipadamente fazer o palanque cearense de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), isso é independente do caminho da sua agremiação partidária a nível nacional. 





O diretório estadual do MDB é lulopetista, como também é favorável ao fortalecimento do campo progressista em torno do governador Elmano de Freitas (PT), no pleito eleitoral de 2026, no Ceará. É preciso frisar que o MDB é a única agremiação partidária de grande porte que antecipou o seu apoio a federação partidária lulopetista (PT-PC do B e PV) pró-Elmano de Freitas. 


O deputado federal Eunício Oliveira (MDB), por iniciativa própria, se coloca como defensor perante a sociedade organizada e o espaço público abstrato (Internet) do governador Elmano de Freitas (PT) contra os ataques verbais do ex-ministro Ciro Gomes e do ex-prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio, nos últimos dias. 


A Consultoria LCFB finaliza esse artigo com a única certeza de que o diretório estadual do MDB sob a liderança do deputado federal Eunício Oliveira vai apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), contudo, o eunicismo-emedebista deve se tornar antítese do neoconservadorismo sob a liderança do ex-ministro Ciro Gomes. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB