domingo, 19 de outubro de 2025

Neotucano Ciro Gomes é aliado do Tarcísio de Freitas ou Ratinho Júnior


 

O ex-ministro Ciro Gomes vai aderir à direita moderada cearense, porém, a própria é radicalmente antipetista. Ciro Gomes vai se filiar ao PSDB como uma estratégia de adesão futuramente à pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou à postulação do governador Ratinho Júnior (PSD) à reeleição do presidente Lula (PT). 


A Consultoria LCFB vai trabalhar com duas teses neste artigo:


 1) O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu a radicalização do eleitorado centro-direita em relação ao lulopetismo ou encantamento deste eleitorado com a agenda política-eleitoral da direita cearense. 


 2) A construção do pré-palanque da candidatura para presidente da República do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou do governador Ratinho Júnior (PSD) é do interesse do neotucano Ciro Gomes e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). 


O eleitorado direitista cearense, pós-bolsonarista, atraiu uma parcela significativa do eleitorado de centro-direita local no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza em 2024. O campo político-ideológico do antipetismo cearense tem como principal liderança política-eleitoral o deputado federal André Fernandes (PL), com isso vai forçar a dupla neotucana a negociar com a nova cúpula estadual do Partido Liberal (PL). 




O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acha um grande equívoco a cúpula estadual do PSDB e a cúpula regional do União Brasil (UB) tentarem criar uma frente partidária de centro-direita antipetista com a captação da direita cearense pós-bolsonarista ou da futura direita cearense pró-Tarcísio de Freitas, contudo, bem possível com o surgimento da direita alencarina pró-Ratinho Júnior. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende uma tese de que a centro-direita (União Brasil e PSDB) vai aderir à direita moderada cearense antipetista. 


A Consultoria LCFB vai frisar que o antipetismo cearense é uma realidade política-eleitoral de negação ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já fizeram parte do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT), então ambos (Ciro Gomes e Tasso Jereissati) se tornaram recentemente antipetistas na ótica política-eleitoral do eleitorado direitista cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 





sábado, 18 de outubro de 2025

Ciro Gomes e o Lulopetismo Cearense - Avaliação da Genial-Quaest



O link do site do Ceará Em Off:  https://cearaemoff.com.br/index.php/noticias/865-ciro-gomes-e-o-lulopetismo-cearense-avaliacao-da-genial-quaest


A Consultoria LCFB nos seus últimos boletins aos clientes, sempre defendeu a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tinha uma liderança consolidada a nível nacional, como uma espécie de pós-lulismo num eleitorado moderado de perfil centrista tanto de direita e de esquerda. 


A segunda tese aos clientes da Consultoria LCFB, o ex-ministro Ciro Gomes tem muita dificuldade em ser uma liderança antilulista na política cearense, pois  a liderança de centro-direita não bolsonarista que dialoga com o eleitorado lulista não petista.


A recente pesquisa de opinião pública da Genial-Quaest para a sucessão presidencial do presidente Lula (PT), sem dúvida mostrou a alta competitividade do ex-ministro Ciro Gomes num eventual segundo turno contra o titular do Palácio do Planalto:


Lula - 41%


Ciro Gomes - 32%


Indecisos - 3%


Branco / Nulo / Não vai votar - 24%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes é um ponto de confluência para o antigo eleitorado tucano de centro-direita que não deseja a atual polarização política-eleitoral. 




É o retorno do período pré-eleitoral sem a participação do eleitorado bolsonarista, porém, extremamente antipetista ao estilo do eleitor tucano no segundo turno do pleito eleitoral de 2014, na sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT). 


A consulta de opinião pública da Genial-Quaest sobre a popularidade do presidente na região nordestina, sem dúvida trouxe o retorno do lulopetismo como força hegemônica nos noves estados:


Aprova - 62%


Desaprova - 36%


Não sabe / Não respondeu - 2%


Fonte: Genial-Quaest 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes a nível estadual ou a nível de política cearense vai evitar bater de frente com o presidente Lula (PT), pois há um eleitorado moderado lulista não petista, porém, conservador não bolsonarista. Ciro Gomes compreende que não é vantajoso ser antipetista na política alencarina.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 






quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Vídeo no YouTube : Evandro Leitão igual ao José Sarto






O prefeito fortalezense Evandro Leitão (PT) e o continuísmo político-administrativo do ex-prefeito José Sarto (PDT).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 

domingo, 12 de outubro de 2025

Responsável Pela Sexualização das Crianças - Pesquisa do IBESPE

 


Link da matéria no Blog do Eliomar de Lima : https://blogdoeliomar.com/quem-e-responsavel-pela-sexualizacao-das-criancas-por-luiz-claudio-ferreira-barbosa/


A Consultoria LCFB teve acesso a pesquisa de opinião pública do IBESPE sobre o responsável pela sexualização das crianças (Quem os entrevistados consideram culpado pela sexualização das crianças na Internet). O resultado revela uma parte de responsabilidade dos familiares, com o sentimento de não ter chegado a uma opinião completa por parte dos entrevistados, mas, temos uma opinião parcial sobre o objeto da pesquisa. 


O cientista político, Marcelo Di Giuseppe, tem feito um belíssimo trabalho científico de compreensão do pensamento do cidadão comum brasileiro nas pesquisas de opinião pública da IBESPE, com a colaboração da urbanista, Daniela Soares.


As especificações técnicas da pesquisa de opinião pública do IBESPE- Responsável pela sexualização das crianças:


Período de campo: de 13 a 15 de setembro de 2025


Amostra: foram realizadas 1.015 entrevistas - Modalidade IBESPE CATI 


Margem de erro da amostra: a amostra resultou em 3,1%, para cima e para baixo. Sendo o grau de confiança de 95%


A Consultoria LCFB vai se ater ao resultado da pesquisa de opinião pública do IBESPE na região do Nordeste. 


A pergunta foi feita com várias opções de respostas, porém, somente uma resposta de cada entrevistado via modalidade IBESPE-CATI.


A pergunta: o responsável pela sexualização das crianças. As respostas:


Pais e Responsáveis: 29%


Internet e Rede Sociais: 7%


Grande Mídia: 1,5%


Bolsonarismo: 6%


Progressismo: 12,5%


Influenciadores digitais: 3,5%


Os políticos: 0,7%


PCC: 0%


Pedófilos: 1%


Polarização Política: 0%


Não Sabe ou não respondeu: 40%


A Consultoria LCFB defende a tese de que uma parte dos entrevistados desejava poder dar respostas múltiplas no questionário da IBESPE, como não era possível, eles optaram pela resposta onde afirmavam não responder ou não saber. 




A pesquisa de opinião pública do IBESPE trouxe um dado muito peculiar o de que o entrevistado na região nordestina responsabiliza o âmbito privado pela sexualização da criança. É algo muito próximo de ⅓ dos consultados nordestinos nas entrevistas virtuais. É muito provável uma crítica silenciosa da ausência da autoridade do pai ou da mãe, como também uma crítica ao excesso de liberdade do pré-adolescente nas redes sociais. Na avaliação da Consultoria LCFB. 


O pensamento conservador do nordestino na área do comportamento social é especialmente da falta da autoridade das lideranças familiares (pais, avós, tios, irmãos e outros), todavia, o alto índice de crítica ao pensamento progressista pode ser estendido a outro espaço privado ou responsabilidade secundária na construção na consciência social das crianças feito pelas escolas. Na avaliação da Consultoria LCFB. 


É preciso frisar que a maioria dos entrevistados nordestinos pela IBESPE-CATI tem uma visão geral do tamanho do problema da sexualização da infância. Há um grande percentual (40%) que não opinou ou desejava múltiplas respostas, porém, tem uma noção da pergunta do instituto de pesquisa opinião pública: responsável pela sexualização das crianças. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que parte dos entrevistados nordestinos vão responsabilizar a ausência de autoridade dos pais, isso representa algo em torno de 30% dos consultados nordestinos pelo IBESPE-CATI. É uma crítica muito forte ao espaço privado dos lares nordestinos de crianças e de adolescentes.




Na interpretação da Consultoria LCFB sobre a pesquisa de opinião pública da IBESPE-CATI; há uma crítica subliminar ao espaço privado do ensino básico. O principal veículo do pensamento progressista por parte dos entrevistados é a escola seja no âmbito público ou particular, porém, ambas são extensões do espaço privado dos lares nordestinos. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ciro Gomes e a Direita Não Bolsonarista


O espectro ideológico da direita brasileira é antipetista por natureza, todavia, é um movimento horizontal com capacidade de criar uma alternativa política-eleitoral para a sucessão presidencial do próximo ano. A direita moderada antipetista é a nova centro-direita radicalizada no campo ideológico da política nacional. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o ex-ministro Ciro Gomes aprendeu muito sobre o eleitorado direitista cearense no pleito eleitoral de Fortaleza de 2024, quando, a candidatura à reeleição, do prefeito da capital cearense, o cirista José Sarto (PDT), colapsou durante o processo eleitoral. 


A Consultoria LCFB acredita que o ex-ministro Ciro Gomes tem uma noção mínima do fim do eleitorado centrista cirista-tassista na política cearense. Ciro Gomes vai tentar aderir ao eleitorado direitista moderado antipetista, mas, é apenas simpatizante do bolsonarismo. 


A pesquisa de opinião pública a nível nacional da AP Exata trouxe um cenário de acolhimento nas redes sociais da centro-direita radicalizada ou centro-direita antipetista que começou a dialogar com o ex-ministro Ciro Gomes em termos político-eleitorais. 



A pesquisa estimulada da Genial-Quaest traz um cenário de crescimento da perspectiva política-eleitoral, no cenário estimulado, do ex-ministro Ciro Gomes no primeiro turno do pleito eleitoral de 2026, para a presidência da República. Ciro Gomes tem em média 13% de perspectiva de voto no cenário de primeiro turno, porém, no cenário estimulado do segundo turno, o próprio alcança entre 33% e 35% contra 40% do presidente Lula. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o esvaziamento do bolsonarismo é uma realidade política, todavia, o antipetismo radicalizado de setores médios da sociedade civil ainda se mantém firme e forte sendo constatado nas consultas eleitorais. 


O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu que o sentimento antipetista de parte da sociedade civil brasileira é algo independente do bolsonarismo. Ciro Gomes pode atrair um eleitorado de direita para a sua postulação presidencial. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes tem mais apetite político-eleitoral para o cenário nacional em detrimento do cenário local. A postulação de Ciro Gomes para o executivo estadual é ainda uma incógnita política-eleitoral para a Consultoria LCFB. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


domingo, 5 de outubro de 2025

André Fernandes e o Partido Liberal do Ceará - Vídeo no YouTube




O recente vídeo no YouTube do consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sobre o deputado federal André Fernandes e o Partido Liberal do Ceará. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 



quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Elmano de Freitas e o PDT Pós-Cirista-Robertista



O governador Elmano de Freitas (PT) demorou a compreender a possibilidade de não ter uma grande coligação partidária na sua tentativa de reeleição no próximo ano. Elmano de Freitas precisa do apoio do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas eleições de 2026. 


A Consultoria LCFB nos seus recentes relatórios aos clientes já havia até observado essa escassez de partidos políticos médios e grandes na chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT). 


O chefe do executivo estadual foi muito mal orientado por seus auxiliares mais próximos sobre o sentimento antipetista na maioria das agremiações partidárias a nível nacional. Vamos citar alguns partidos:


- Progressistas 

- PSD

- Republicanos 

- Outros 


O presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, já declarou que vai lançar uma candidatura própria à presidência da República ou apoiar a candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no próximo ano. Gilberto Kassab e o PSD nacional se tornaram antipetistas. 


O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), vai retomar a articulação política-partidária junto ao governador Tarcísio de Freitas (SP) para a formação da federação partidária entre o MDB e o Republicanos, porém, a direção nacional do Republicanos não deseja essa aliança. Tarcísio de Freitas vai permanecer no Republicanos. O antipetismo será muito forte na futura coligação partidária à nível nacional entre o MDB e o Republicanos, isso é independente da concretização da federação partidária. 


O presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PI), vai levar a sua federação partidária em conjunto com o União Brasil (UB), para o palanque do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a eleição presidencial de 2026. É uma federação partidária à nível nacional antipetista. 


O governador Elmano de Freitas (PT) precisa do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) sob a liderança do deputado federal André Figueiredo, todavia, a sua base histórica ainda é muito cirista-robertista. Isso é fato. 


A Consultoria LCFB acredita que o grupo político-eleitoral do deputado federal André Figueiredo (PDT) será leal a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), todavia, a militância trabalhista cearense ainda tem um forte DNA cirista-robertista e possui um DNA antipetista na sua base. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que a competitividade de uma candidatura do ex-ministro Ciro Gomes ao Governo Estadual, sem dúvida vai cooptar a maioria dos eleitores trabalhistas que são filiados ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas eleições de 2026. O mesmo fenômeno entre os neo-socialistas do PSB cearense oriundos do PDT local. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


terça-feira, 9 de setembro de 2025

Eunício Oliveira e o Elmano de Freitas




O deputado federal Eunício Oliveira deu uma entrevista para o Diário do Nordeste. Eunício Oliveira se colocou como anteparo político-eleitoral para o governador Elmano de Freitas (PT) em relação ao neoconservadorismo cirista-robertista. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes deseja o monopólio do palanque cearense da pré-candidatura presidencial do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ciro Gomes tornou-se a principal voz crítica ao Governo Estadual, todavia, o seu discurso não é pautado nas políticas públicas, mas, no campo de teor pessoal. 


O presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, já declarou apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), perante a executiva nacional do MDB. Eunício Oliveira se empenhou pessoalmente junto ao presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), para antecipadamente fazer o palanque cearense de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), isso é independente do caminho da sua agremiação partidária a nível nacional. 





O diretório estadual do MDB é lulopetista, como também é favorável ao fortalecimento do campo progressista em torno do governador Elmano de Freitas (PT), no pleito eleitoral de 2026, no Ceará. É preciso frisar que o MDB é a única agremiação partidária de grande porte que antecipou o seu apoio a federação partidária lulopetista (PT-PC do B e PV) pró-Elmano de Freitas. 


O deputado federal Eunício Oliveira (MDB), por iniciativa própria, se coloca como defensor perante a sociedade organizada e o espaço público abstrato (Internet) do governador Elmano de Freitas (PT) contra os ataques verbais do ex-ministro Ciro Gomes e do ex-prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio, nos últimos dias. 


A Consultoria LCFB finaliza esse artigo com a única certeza de que o diretório estadual do MDB sob a liderança do deputado federal Eunício Oliveira vai apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), contudo, o eunicismo-emedebista deve se tornar antítese do neoconservadorismo sob a liderança do ex-ministro Ciro Gomes. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

As federações partidárias a nível nacional de teor ideológico antipetista




A Consultoria LCFB descreve o novo fenômeno político-eleitoral do novo antipetismo como um produto de marketing administrativo com marketing midiático de contraponto ao presidente Lula no seu terceiro mandato (2023-2026) de chefe do executivo do Governo Federal, porém , não é fenômeno político-ideológico oriundo das classes médias e nem uma espécie de agenda moralista bolsonaristas ou agenda jurídica pós-lava-jato, pois é oriunda do Palácio dos Bandeirantes sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ex-ministro Gilberto Kassab (PSD).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, antecipou a formação a nível nacional da federação partidária entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP) e o seu desdobramento na política cearense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa foi desacreditado por setores da imprensa local, todavia, após a confirmação da federação partidária, o próprio se negou a dar entrevista aos canais locais de televisão. 


É preciso frisar que o Luiz Cláudio Ferreira Barbosa somente posteriormente compreendeu o surgimento do novo antipetismo pró-Tarcísio de Freitas, e já identificou o surgimento deste sentimento ideológico contra o lulopetismo nesta duas futuras federações partidárias:


- A futura federação partidária nacional entre o MDB e o Republicanos 


- A futura federação partidária nacional entre o Solidariedade e o PRD 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


sábado, 30 de agosto de 2025

O surgimento do Partido Digital Pró-Tarcísio de Freitas no Ceará




A Consultoria LCFB defende a tese de que o crescimento político-eleitoral do Partido Digital Bolsonarista será do subgrupo interno que defende a candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em função do crescimento do sentimento antipetista e do sentimento antilulista nos setores organizados da sociedade brasileira.


A liderança política-eleitoral do presidente Lula (PT) simplesmente se diluiu nas regiões Norte e Nordeste, como também perde musculatura eleitoral entre os mais pobres e os católicos em todo o Brasil. O voto feminino já não é maioria pró-Lula conforme dados das últimas pesquisas estimuladas de opinião pública. 


O desencanto de uma parte do eleitorado católico-conservador com o lulopetismo, sem dúvida vai ajudar no fortalecimento do Partido Digital Bolsonarista, porém, não é uma adesão à agenda de costumes do bolsonarismo, mas, uma rejeição a agenda política-administrativa do Governo Federal sob a liderança do presidente Lula (PT).


A Consultoria LCFB defende a tese de que a liderança política-eleitoral do Partido Digital Bolsonarista na política cearense, ainda será do presidente estadual do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes. A criação do anexo ou subgrupo pró-Tarcísio de Freitas no Partido Digital Bolsonarista na política local, ocorrerá em função do crescimento político-eleitoral do antipetismo.


A Consultoria LCFB frisa que o sentimento antipetista é relacionado ao modelo político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT), pois não é somente uma rejeição política-eleitoral ao Partido dos Trabalhadores (PT). O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) defende uma agenda política-administrativa antipetista, contudo, ainda mantém um diálogo com parte da agenda de costumes do bolsonarismo.


O surgimento do Partido Digital Pró-Tarcísio de Freitas vai acontecer dentro do Partido Digital Bolsonarista, todavia, é uma evolução natural do bolsonarismo para o novo antipetismo de viés político-administrativo sob a coordenação do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos próximos meses. 


P. S - o artigo é um tópico do relatório da Consultoria LCFB. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


segunda-feira, 25 de agosto de 2025

A federação partidária cearense entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP)



A Consultoria LCFB defende a tese que o eclipse da liderança política-eleitoral do ex-deputado federal, Capitão Wagner (UB), como principal liderança da direita cearense, contudo, nunca foi integralmente pró-bolsonarista. O esvaziamento do grupo político-partidário do Capitão Wagner foi sintomático ao crescimento político-eleitoral da liderança do deputado federal, André Fernandes (PL), com o crescimento político-eleitoral da sua ala no Partido Liberal (PL). André Fernandes é a maior liderança do bolsonarismo cearense.


A Consultoria LCFB defende a tese que o núcleo político-partidário do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) em conjunto, com a chegada do ex-prefeito fortalezense, o cirista Roberto Cláudio, vão reproduzir de maneira artificial o discurso midiático antipetista da cúpula nacional da frente partidária entre o União Brasil e o Progressistas. O wagnerismo-roberista é o principal aliado da direção nacional do União Brasil (UB), mas, não é o principal grupo interno.


O principal grupo político-partidário do União Brasil (UB) está sob a liderança política-eleitoral do prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa, em coparticipação do deputado federal, Moses Rodrigues, e outras lideranças regionais. A ala do União Brasil (UB) pró-Elmano de Freitas não tem o respaldo da direção nacional da sua federação partidária nacional (União Brasil e Progressistas).


A direção estadual do Progressistas (PP) é aliado do governador Elmano de Freitas (PT), todavia, não vai desobedecer a sua direção nacional, em relação ao discurso antipetista da federação partidária nacional entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP). A secção cearense do Progressistas teme perder os seus cargos no Governo Estadual até o final deste ano.


O deputado federal AJ Albuquerque (PP) não vai aderir ao discurso antipetista midiático de sua agremiação partidária a nível nacional, porém, não vai aderir ao discurso político-eleitoral favorável à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), no próximo ano. 


A Consultoria LCFB defende a tese que a sucursal regional da federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas sempre terá duas alas bem definidas internamente, pois uma será oposicionista e a outra será situacionista. A federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas não vai participar da chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).


A radicalização político-eleitoral da direção nacional da federação partidária nacional União Progressista, com um discurso ideológico antipetista vai forçar o Governo Estadual a diminuir os espaços administrativos dos seus aliados na sucursal cearense desta federação partidária, nos próximos meses.


P. S -  Este artigo é um trecho do relatório da Consultoria LCFB 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB - 44.294.034 / 0001-01 


segunda-feira, 18 de agosto de 2025

O partido dormitório dos aliados não petistas do Elmano de Freitas: Partido Democrático Trabalhista (PDT)



O núcleo político-eleitoral do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT) vão fazer uma reengenharia entre os seus aliados para mudarem de agremiações partidárias. A Consultoria LCFB alertou nos seus últimos boletins aos clientes que o diretório estadual do PDT vai receber muitos aliados do governador Elmano de Freitas (PT) oriundos de outras agremiações:


- Republicanos 

- Progressistas 

- PRD

- Democracia Cristã 

- Avante 

- Mobilidade 33

- PSDB-Cidadania (Ala Governista) 

- União Brasil (Ala Governista) 


O governador Elmano de Freitas (PT) vai inchar de quadros ou pré-candidatos aos cargos legislativos do PDT. A Consultoria LCFB acredita que corrente petista sob a liderança do governador Elmano de Elmano de Freitas não tem mais interesse no crescimento político-eleitoral do diretório estadual do PSB, pois a agremiação partidária trabalhista (PDT) se tornaria o partido-dormitório dos elmanistas não petistas. 


P.S - O artigo é um trecho do relatório da Consultoria LCFB. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Ciro Gomes e o Neotucanismo à Direita

Fonte: Google 


O ex-ministro Ciro Gomes vai aderir à direita moderada cearense, porém, a própria é radicalmente antipetista. Ciro Gomes vai se filiar ao PSDB como uma estratégia de adesão futuramente à pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 


A Consultoria LCFB vai trabalhar com duas teses neste artigo:


 1) O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu a radicalização do eleitorado centro-direita em relação ao lulopetismo ou encantamento deste eleitorado com a agenda política-eleitoral da direita cearense. 


 2) A construção do pré-palanque da candidatura para presidente da República do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é do interesse do neotucano Ciro Gomes e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). 


O eleitorado direitista cearense, pós-bolsonarista, atraiu uma parcela significativa do eleitorado de centro-direita local no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza em 2024. O campo político-ideológico do antipetismo cearense tem como principal liderança política-eleitoral o deputado federal André Fernandes (PL), com isso vai forçar a dupla neotucana a negociar com a nova cúpula estadual do Partido Liberal (PL). 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acha um grande equívoco a cúpula estadual do PSDB e a cúpula do União Brasil (UB) tentarem criar uma frente partidária de centro-direita antipetista com a captação da direita cearense pós-bolsonarista ou da futura direita cearense Pró-Tarcísio de Freitas. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende uma tese de que a centro-direita (União Brasil e PSDB) vai aderir à direita moderada cearense antipetista. 


A Consultoria LCFB vai frisar que o antipetismo cearense é uma realidade política-eleitoral de negação ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já fizeram parte do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT), então ambos (Ciro Gomes e Tasso Jereissati) se tornaram recentemente antipetistas na ótica política-eleitoral do eleitorado direitista cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Cândido Albuquerque e as direitas cearenses: Bolsonarista e Não Bolsonarista



O ex-reitor da UFC, o professor Cândido Albuquerque, mantém bom diálogo com a executiva estadual do Partido Liberal (PL), mas, também mantém uma relação de cordialidade com o grupo político-eleitoral do ex-prefeito fortalezense, o cirista Roberto Cláudio. Cândido Albuquerque é ator político-social com capacidade de transitar entre a direita bolsonarista e a direita não bolsonarista. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, específica que o voto de identificação conservador-liberal é do bolsonarismo sob a liderança do deputado federal, André Fernandes, na política cearense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que a direita, não bolsonarista cearense, tem voto de identificação liberal social e é apenas um subconjunto da direita bolsonarista.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque, tem a capacidade ímpar de transitar por todas as correntes da direita cearense. Cândido Albuquerque é o elo perante o eleitorado local antipetista de teor ideológico de direita, porém, não é totalmente bolsonarista, pois temos uma ala wagnerista e outra ala cirista-robertista, mas, todas antipetistas, em síntese uma liderança direitista escutada por toda direita cearense. 


A Consultoria LCFB acredita que o professor universitário Cândido Albuquerque vai se tornar a principal voz como representante dos setores conservadores da sociedade civil atuando como um contraponto ao porta-voz do governador Elmano de Freitas (PT), no caso o secretário da casa civil, o jornalista Chagas Vieira, nos próximos dias. Cândido Albuquerque se tornaria a voz do antipetismo institucional da direita cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


terça-feira, 5 de agosto de 2025

Eduardo Girão e o Antipetismo via André Fernandes




O senador Eduardo Girão (Novo), no ato de manifestação em apoio aos militantes presos do movimento de 08 de janeiro de 2023 e pelo impedimento do ministro Alexandre de Moraes no STF, foi literalmente muito bem recebido pela direita cearense sob a liderança do deputado federal André Fernandes (PL), no ato da Praça Portugal de Fortaleza. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o senador Eduardo Girão (Novo) deixou de ser um parlamentar de centro-direita antipetista para se tornar um parlamentar de direita pós-bolsonarista. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende uma tese de que o Eduardo Girão é aceito como igual entre os bolsonaristas, todavia, não é bolsonarista. 


A Consultoria LCFB acompanha a evolução política-ideológica de senador de centro-direita por passagem pela oposição centro-direita antipetista (PROS e Podemos) para uma direita pós-bolsonarista quando faz a sua filiação ao Novo. Eduardo Girão não era identificado com o eleitor bolsonarista, porém, sempre manteve uma agenda conservadora-cristã de acordo com o eleitorado direitista cearense. 


No próximo relatório da Consultoria LCFB aos clientes vamos defender a tese de que o senador Eduardo Girão (Novo) ganhou a simpatia do eleitorado direitista cearense tanto pós-bolsonarista e também não bolsonarista. Eduardo Girão agora precisa atrair o voto de identificação do eleitorado conservador-liberal via o deputado federal André Fernandes (PL). 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


segunda-feira, 4 de agosto de 2025

O Otimista - Direita Cearense não Bolsonarista




Por Cintia Duarte - Jornal O Otimista 



Luiz Cláudio explica que outros partidos e lideranças da oposição buscam construir uma alternativa mais moderada, apostando em alianças amplas e em um discurso crítico ao PT, mas sem aderir a pautas radicais ou ideologias mais extremas.


“Do outro lado, você tem a figura do ex-deputado federal Capitão Wagner e outras lideranças, que ainda tem o desejo de ser uma direita, mas não é bolsonarista”, afirma.


“Ela é uma espécie de um conservadorismo liberal, que não flerta com a agenda moral e política do bolsonarismo”, acrescenta.


O consultor político pondera que, apesar dos desafios para consolidar uma base sólida, o PL tende a ampliar sua influência no cenário político regional, especialmente entre o eleitorado que se identifica com a pauta conservadora.


Para o sociólogo, o avanço educacional, o fortalecimento do perfil empreendedor e o crescimento das comunidades evangélicas nas cidades de médio porte têm contribuído para a formação de um eleitorado mais crítico.


Ele pontua que isso dificulta o avanço do PT em alguns municípios onde sofreu perdas relevantes.


Para o consultor, o PL iniciará a disputa pelo Governo com baixa intenção de voto, mas a candidatura deve crescer durante a campanha.


O link da matéria no O Otimista: https://ootimista.com.br/noticias/com-pl-isolado-oposicao-pode-se-dividir-na-disputa-pelo-abolicao-e-senado-em-2026?category=politic&page=1

O Otimista - Bolsonarismo avança no cenário cearense




Por Cintia Duarte / Jornal Otimista 


Consultor político avalia que, sob a liderança de André Fernandes, o Partido Liberal tem ampliado significativamente atuação no Ceará, sobretudo no Interior, conquistando parcela crescente de eleitores mais alinhados com a pauta conservadora


A movimentação do deputado federal André Fernandes para posicionar o PL como protagonista da direita no Ceará é uma ação estratégica e alinhada à realidade do eleitorado.


Essa é a avaliação do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, que analisou os passos do partido rumo a disputa de 2026.


Mesmo com esforços de alguns membros por unidade para enfrentar o governador Elmano de Freitas (PT) e aliados na disputa do ano que vem, o núcleo duro do bolsonarismo no Estado tem se mostrado reticente a acordos com outras correntes.


A direita, liderada por Fernandes e pelo PL - após o resultado expressivo na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024 -, sustenta uma agenda conservadora, fortemente alinhada ao bolsonarismo.


O grupo adota um discurso ideológico rígido e segue de forma fiel as diretrizes do ex-presidente.


O link da matéria no O Otimista: https://ootimista.com.br/noticias/com-pl-isolado-oposicao-pode-se-dividir-na-disputa-pelo-abolicao-e-senado-em-2026?category=politic&page=1



segunda-feira, 28 de julho de 2025

Blog do Eliomar de Lima : André Fernandes & Ciro Gomes



André Fernandes não é refém político da centro-direita não bolsonarista: Ciro Gomes-Roberto Cláudio, Tasso Jereissati e Capitão Wagner. O link da matéria no Blog do Eliomar de Lima : https://blogdoeliomar.com/andre-fernandes-nao-e-refem-politico-da-centro-direita-nao-bolsonarista-por-luis-claudio-ferreira-barbosa/



A centro-direita (Ciro Gomes e Tasso Jereissati) que é moderada antipetista tem dificuldade de compreender a hegemonia política-eleitoral do deputado federal, André Fernandes (PL), perante o eleitorado direitista cearense. O campo político-eleitoral do tassismo-cirista foi totalmente ocupado pelo lulopetismo (anti-cirista) no condomínio político-administrativo do Governo Estadual e da Prefeitura de Fortaleza. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o bolsonarismo cearense sob a liderança política-eleitoral do deputado federal, André Fernandes (PL), estaria mais preocupado em defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perante o STF. O tamanho político-eleitoral do bolsonarismo radicalizado a nível nacional e a nível estadual pode se dizer que é proporcional ao tamanho político-eleitoral de Jair Bolsonaro na política nacional e de André Fernandes na política local.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que a direita pró-bolsonarista pode fazer parte de uma oposição unificada com a centro-direita (União Brasil e PSDB) moderada antipetista, porém, a liderança política-eleitoral desta frente partidária ficará com o presidente estadual do Partido Liberal, o deputado federal André Fernandes, mas, nunca com o ex-ministro pós-tucano Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). O eleitor conservador-liberal cearense vota nos candidatos da direita local, não é o inverso de acordo com o próximo boletim da Consultoria LCFB.


A Consultoria LCFB vê muita dificuldade do ex-prefeito Roberto Cláudio (UB) e do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) para formarem uma direita moderada antipetista, porém, adversa ao bolsonarismo. O wagnerismo-roberista é refém do eleitorado direitista pró-bolsonarista.  Roberto Cláudio e Capitão Wagner formam uma direita ainda muito tutelada pelo ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), em síntese uma geleia no campo político-ideológico.


No próximo relatório aos clientes da Consultoria LCFB vamos defender a tese de que o próximo presidente estadual do Partido Liberal, o deputado federal André Fernandes, pode ter três prováveis pré-candidatos ao Governo Estadual na sua agremiação partidária ou numa coligação majoritária com o Novo:


- Vereador fortalezense Marcelo Mendes (PL)

- Senador Eduardo Girão (Novo)

- Vereadora fortalezense Priscila Costa (PL)

- Deputada estadual Doutora Silvana (PL)


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


sábado, 26 de julho de 2025

Ceará Em Off: Eunício Oliveira-MDB & Elmano de Freitas



Elmano de Freitas precisa refazer o seu realinhamento político-administrativo via Eunício Oliveira-MDB 


A união das oposições cearenses ou oposições unificadas na política cearense é uma realidade política-eleitoral com a construção de uma frente partidária: PL, União Brasil - Progressistas e PSDB. A maior liderança política-eleitoral das oposições unificadas com capital político-eleitoral é o deputado federal, André Fernandes (PL), porém, o principal líder da união das oposições como contraponto administrativo ao governador Elmano de Freitas (PT), é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, relembra que os dissidentes pedetistas apenas apoiaram a candidatura ao Governo Estadual do deputado estadual Elmano de Freitas (PT), no pleito eleitoral de 2022. A entrada dos ex-pedetistas no diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e depois na base aliada do governador Elmano de Freitas (2023-2026), somente trouxe uma desestabilidade institucional e o caos político-eleitoral ao Governo Estadual. 


O comentarista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa classifica os seguintes membros do diretório estadual do PSB como atores que não são desestabilizadores institucionais: 


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Romeu Aldigueri, e a bancada socialista.

 

O ex-deputado federal Denis Bezerra que faz parte da executiva nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).


A Consultoria LCFB defende a tese de que o governador Elmano de Freitas (PT) precisa fortalecer o elo político-eleitoral com o presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, pois o próprio será o presidente estadual da futura federação partidária entre o MDB e o Republicanos, com a provável participação do PSDB e do Podemos. Elmano de Freitas necessita diminuir as zonas de atritos na sua base aliada nos próximos dias, contudo, o melhor caminho é o fortalecimento da aliança política-administrativa entre o Governo Estadual e o grupo político-partidário do deputado federal Eunício Oliveira-MDB.


Os engenheiros do caos político-administrativos da base aliada do governador Elmano de Freitas (PT), fizeram uma campanha difamatória via setores da imprensa local contra a ficha limpa do deputado federal Eunício Oliveira (MDB), todavia, a Consultoria LCFB teve acesso ao comunicado do Supremo Tribunal Federal (STF) que informou oficialmente que não há qualquer processo ou investigação em tramitação contra o presidente estadual do MDB. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o governador Elmano de Freitas (PT) precisa fazer um contraponto aos engenheiros do caos de sua base aliada através do fortalecimento da parceria política-administrativa com o deputado federal Eunício Oliveira e o diretório estadual do MDB.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


O link da matéria no Ceará Em Off: https://www.cearaemoff.com.br/index.php/politica/771-elmano-de-freitas-precisa-refazer-o-seu-realinhamento-politico-administrativo-via-eunicio-oliveira-mdb#google_vignette


terça-feira, 15 de julho de 2025

Eduardo Girão e Guilherme Cals - A Segunda Via da Direita Cearense

 


O senador Eduardo Girão (Novo) é pré-candidato ao Governo Estadual no pleito eleitoral de 2026. Eduardo Girão demonstra uma certa competitividade política-eleitoral nas pesquisas estimuladas de opinião pública que a Consultoria LCFB teve acesso no primeiro semestre deste ano.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que a antecipação da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) a sucessão do governador Elmano de Freitas (PT), sem dúvida traz ou atrai um capital político-eleitoral do eleitorado conservador-liberal cearense para o Eduardo Girão. Este é o voto de identificação do indivíduo conservador pós-bolsonarista num candidato ao cargo do executivo.


A Consultoria LCFB defende a tese de que a provável pré-candidatura ao Governo Estadual do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é responsável por eclipsar a pré-candidatura ao Governo Estadual do senador Eduardo Girão (Novo), mas, é incapaz de impedir que o eleitorado conservador-liberal embarque na pré-candidatura do candidato do Novo na sucessão estadual de 2026.


O CEO da Consultoria, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no próximo boletim aos clientes, sem dúvida vai explicar que no cenário da pesquisa estimulada ao Governo Estadual quando não tem o nome do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o nome do senador Eduardo Girão (Novo) fica na terceira colocação logo atrás do ex-prefeito fortalezense, o cirista Roberto Cláudio (União Brasil) e do governador Elmano de Freitas (PT), porém, os índices são acima dos 15% nas pesquisas estimuladas.


O ativismo parlamentar do senador Eduardo Girão (Novo) contra os superpoderes do STF, como também a sua luta a favor da anistia aos participantes do movimento político-social de 08 de janeiro de 2023, já coloca o próprio em destaque através da mídia nacional e perante a alta classe média cearense, como também lhe concede uma identificação maior com o eleitorado direitista local antipetista (André Fernandes e Jair Bolsonaro). 


A Consultoria LCFB chama atenção que o ativismo parlamentar do senador Eduardo Girão (Novo) contra o aborto é a sua porta de entrada no eleitorado evangélico e no eleitorado católico-conservador. Eduardo Girão tem esse ativo político exclusivo. Há também pelo mandato do parlamentar cearense do Novo, a luta contra os jogos de azar chamados de tigrinhos, no púlpito do Senado.


A Consultoria LCFB desaconselha qualquer iniciativa do senador Eduardo Girão (Novo) no final do seu mandato com a bandeira da segurança pública, pois o seu eleitor-admirador é quase sempre um militante pro-vida. É literalmente um choque de informação desnecessário no seu eleitorado cativo.


A Consultoria LCFB ainda vai fazer uma pequena avaliação sobre o general Guilherme Cals (Novo) no seu relatório aos clientes. Guilherme Cals pode ser o anti-candidato ao Senado.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB