sábado, 30 de agosto de 2025

O surgimento do Partido Digital Pró-Tarcísio de Freitas no Ceará




A Consultoria LCFB defende a tese de que o crescimento político-eleitoral do Partido Digital Bolsonarista será do subgrupo interno que defende a candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em função do crescimento do sentimento antipetista e do sentimento antilulista nos setores organizados da sociedade brasileira.


A liderança política-eleitoral do presidente Lula (PT) simplesmente se diluiu nas regiões Norte e Nordeste, como também perde musculatura eleitoral entre os mais pobres e os católicos em todo o Brasil. O voto feminino já não é maioria pró-Lula conforme dados das últimas pesquisas estimuladas de opinião pública. 


O desencanto de uma parte do eleitorado católico-conservador com o lulopetismo, sem dúvida vai ajudar no fortalecimento do Partido Digital Bolsonarista, porém, não é uma adesão à agenda de costumes do bolsonarismo, mas, uma rejeição a agenda política-administrativa do Governo Federal sob a liderança do presidente Lula (PT).


A Consultoria LCFB defende a tese de que a liderança política-eleitoral do Partido Digital Bolsonarista na política cearense, ainda será do presidente estadual do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes. A criação do anexo ou subgrupo pró-Tarcísio de Freitas no Partido Digital Bolsonarista na política local, ocorrerá em função do crescimento político-eleitoral do antipetismo.


A Consultoria LCFB frisa que o sentimento antipetista é relacionado ao modelo político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT), pois não é somente uma rejeição política-eleitoral ao Partido dos Trabalhadores (PT). O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) defende uma agenda política-administrativa antipetista, contudo, ainda mantém um diálogo com parte da agenda de costumes do bolsonarismo.


O surgimento do Partido Digital Pró-Tarcísio de Freitas vai acontecer dentro do Partido Digital Bolsonarista, todavia, é uma evolução natural do bolsonarismo para o novo antipetismo de viés político-administrativo sob a coordenação do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos próximos meses. 


P. S - o artigo é um tópico do relatório da Consultoria LCFB. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


segunda-feira, 25 de agosto de 2025

A federação partidária cearense entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP)



A Consultoria LCFB defende a tese que o eclipse da liderança política-eleitoral do ex-deputado federal, Capitão Wagner (UB), como principal liderança da direita cearense, contudo, nunca foi integralmente pró-bolsonarista. O esvaziamento do grupo político-partidário do Capitão Wagner foi sintomático ao crescimento político-eleitoral da liderança do deputado federal, André Fernandes (PL), com o crescimento político-eleitoral da sua ala no Partido Liberal (PL). André Fernandes é a maior liderança do bolsonarismo cearense.


A Consultoria LCFB defende a tese que o núcleo político-partidário do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) em conjunto, com a chegada do ex-prefeito fortalezense, o cirista Roberto Cláudio, vão reproduzir de maneira artificial o discurso midiático antipetista da cúpula nacional da frente partidária entre o União Brasil e o Progressistas. O wagnerismo-roberista é o principal aliado da direção nacional do União Brasil (UB), mas, não é o principal grupo interno.


O principal grupo político-partidário do União Brasil (UB) está sob a liderança política-eleitoral do prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa, em coparticipação do deputado federal, Moses Rodrigues, e outras lideranças regionais. A ala do União Brasil (UB) pró-Elmano de Freitas não tem o respaldo da direção nacional da sua federação partidária nacional (União Brasil e Progressistas).


A direção estadual do Progressistas (PP) é aliado do governador Elmano de Freitas (PT), todavia, não vai desobedecer a sua direção nacional, em relação ao discurso antipetista da federação partidária nacional entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP). A secção cearense do Progressistas teme perder os seus cargos no Governo Estadual até o final deste ano.


O deputado federal AJ Albuquerque (PP) não vai aderir ao discurso antipetista midiático de sua agremiação partidária a nível nacional, porém, não vai aderir ao discurso político-eleitoral favorável à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), no próximo ano. 


A Consultoria LCFB defende a tese que a sucursal regional da federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas sempre terá duas alas bem definidas internamente, pois uma será oposicionista e a outra será situacionista. A federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas não vai participar da chapa majoritária de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).


A radicalização político-eleitoral da direção nacional da federação partidária nacional União Progressista, com um discurso ideológico antipetista vai forçar o Governo Estadual a diminuir os espaços administrativos dos seus aliados na sucursal cearense desta federação partidária, nos próximos meses.


P. S -  Este artigo é um trecho do relatório da Consultoria LCFB 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB - 44.294.034 / 0001-01 


segunda-feira, 18 de agosto de 2025

O partido dormitório dos aliados não petistas do Elmano de Freitas: Partido Democrático Trabalhista (PDT)



O núcleo político-eleitoral do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT) vão fazer uma reengenharia entre os seus aliados para mudarem de agremiações partidárias. A Consultoria LCFB alertou nos seus últimos boletins aos clientes que o diretório estadual do PDT vai receber muitos aliados do governador Elmano de Freitas (PT) oriundos de outras agremiações:


- Republicanos 

- Progressistas 

- PRD

- Democracia Cristã 

- Avante 

- Mobilidade 33

- PSDB-Cidadania (Ala Governista) 

- União Brasil (Ala Governista) 


O governador Elmano de Freitas (PT) vai inchar de quadros ou pré-candidatos aos cargos legislativos do PDT. A Consultoria LCFB acredita que corrente petista sob a liderança do governador Elmano de Elmano de Freitas não tem mais interesse no crescimento político-eleitoral do diretório estadual do PSB, pois a agremiação partidária trabalhista (PDT) se tornaria o partido-dormitório dos elmanistas não petistas. 


P.S - O artigo é um trecho do relatório da Consultoria LCFB. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Ciro Gomes e o Neotucanismo à Direita

Fonte: Google 


O ex-ministro Ciro Gomes vai aderir à direita moderada cearense, porém, a própria é radicalmente antipetista. Ciro Gomes vai se filiar ao PSDB como uma estratégia de adesão futuramente à pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 


A Consultoria LCFB vai trabalhar com duas teses neste artigo:


 1) O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu a radicalização do eleitorado centro-direita em relação ao lulopetismo ou encantamento deste eleitorado com a agenda política-eleitoral da direita cearense. 


 2) A construção do pré-palanque da candidatura para presidente da República do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é do interesse do neotucano Ciro Gomes e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). 


O eleitorado direitista cearense, pós-bolsonarista, atraiu uma parcela significativa do eleitorado de centro-direita local no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza em 2024. O campo político-ideológico do antipetismo cearense tem como principal liderança política-eleitoral o deputado federal André Fernandes (PL), com isso vai forçar a dupla neotucana a negociar com a nova cúpula estadual do Partido Liberal (PL). 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acha um grande equívoco a cúpula estadual do PSDB e a cúpula do União Brasil (UB) tentarem criar uma frente partidária de centro-direita antipetista com a captação da direita cearense pós-bolsonarista ou da futura direita cearense Pró-Tarcísio de Freitas. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende uma tese de que a centro-direita (União Brasil e PSDB) vai aderir à direita moderada cearense antipetista. 


A Consultoria LCFB vai frisar que o antipetismo cearense é uma realidade política-eleitoral de negação ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já fizeram parte do condomínio político-administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT), então ambos (Ciro Gomes e Tasso Jereissati) se tornaram recentemente antipetistas na ótica política-eleitoral do eleitorado direitista cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Cândido Albuquerque e as direitas cearenses: Bolsonarista e Não Bolsonarista



O ex-reitor da UFC, o professor Cândido Albuquerque, mantém bom diálogo com a executiva estadual do Partido Liberal (PL), mas, também mantém uma relação de cordialidade com o grupo político-eleitoral do ex-prefeito fortalezense, o cirista Roberto Cláudio. Cândido Albuquerque é ator político-social com capacidade de transitar entre a direita bolsonarista e a direita não bolsonarista. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, específica que o voto de identificação conservador-liberal é do bolsonarismo sob a liderança do deputado federal, André Fernandes, na política cearense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que a direita, não bolsonarista cearense, tem voto de identificação liberal social e é apenas um subconjunto da direita bolsonarista.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-reitor da UFC, o professor universitário Cândido Albuquerque, tem a capacidade ímpar de transitar por todas as correntes da direita cearense. Cândido Albuquerque é o elo perante o eleitorado local antipetista de teor ideológico de direita, porém, não é totalmente bolsonarista, pois temos uma ala wagnerista e outra ala cirista-robertista, mas, todas antipetistas, em síntese uma liderança direitista escutada por toda direita cearense. 


A Consultoria LCFB acredita que o professor universitário Cândido Albuquerque vai se tornar a principal voz como representante dos setores conservadores da sociedade civil atuando como um contraponto ao porta-voz do governador Elmano de Freitas (PT), no caso o secretário da casa civil, o jornalista Chagas Vieira, nos próximos dias. Cândido Albuquerque se tornaria a voz do antipetismo institucional da direita cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


terça-feira, 5 de agosto de 2025

Eduardo Girão e o Antipetismo via André Fernandes




O senador Eduardo Girão (Novo), no ato de manifestação em apoio aos militantes presos do movimento de 08 de janeiro de 2023 e pelo impedimento do ministro Alexandre de Moraes no STF, foi literalmente muito bem recebido pela direita cearense sob a liderança do deputado federal André Fernandes (PL), no ato da Praça Portugal de Fortaleza. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o senador Eduardo Girão (Novo) deixou de ser um parlamentar de centro-direita antipetista para se tornar um parlamentar de direita pós-bolsonarista. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende uma tese de que o Eduardo Girão é aceito como igual entre os bolsonaristas, todavia, não é bolsonarista. 


A Consultoria LCFB acompanha a evolução política-ideológica de senador de centro-direita por passagem pela oposição centro-direita antipetista (PROS e Podemos) para uma direita pós-bolsonarista quando faz a sua filiação ao Novo. Eduardo Girão não era identificado com o eleitor bolsonarista, porém, sempre manteve uma agenda conservadora-cristã de acordo com o eleitorado direitista cearense. 


No próximo relatório da Consultoria LCFB aos clientes vamos defender a tese de que o senador Eduardo Girão (Novo) ganhou a simpatia do eleitorado direitista cearense tanto pós-bolsonarista e também não bolsonarista. Eduardo Girão agora precisa atrair o voto de identificação do eleitorado conservador-liberal via o deputado federal André Fernandes (PL). 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


segunda-feira, 4 de agosto de 2025

O Otimista - Direita Cearense não Bolsonarista




Por Cintia Duarte - Jornal O Otimista 



Luiz Cláudio explica que outros partidos e lideranças da oposição buscam construir uma alternativa mais moderada, apostando em alianças amplas e em um discurso crítico ao PT, mas sem aderir a pautas radicais ou ideologias mais extremas.


“Do outro lado, você tem a figura do ex-deputado federal Capitão Wagner e outras lideranças, que ainda tem o desejo de ser uma direita, mas não é bolsonarista”, afirma.


“Ela é uma espécie de um conservadorismo liberal, que não flerta com a agenda moral e política do bolsonarismo”, acrescenta.


O consultor político pondera que, apesar dos desafios para consolidar uma base sólida, o PL tende a ampliar sua influência no cenário político regional, especialmente entre o eleitorado que se identifica com a pauta conservadora.


Para o sociólogo, o avanço educacional, o fortalecimento do perfil empreendedor e o crescimento das comunidades evangélicas nas cidades de médio porte têm contribuído para a formação de um eleitorado mais crítico.


Ele pontua que isso dificulta o avanço do PT em alguns municípios onde sofreu perdas relevantes.


Para o consultor, o PL iniciará a disputa pelo Governo com baixa intenção de voto, mas a candidatura deve crescer durante a campanha.


O link da matéria no O Otimista: https://ootimista.com.br/noticias/com-pl-isolado-oposicao-pode-se-dividir-na-disputa-pelo-abolicao-e-senado-em-2026?category=politic&page=1

O Otimista - Bolsonarismo avança no cenário cearense




Por Cintia Duarte / Jornal Otimista 


Consultor político avalia que, sob a liderança de André Fernandes, o Partido Liberal tem ampliado significativamente atuação no Ceará, sobretudo no Interior, conquistando parcela crescente de eleitores mais alinhados com a pauta conservadora


A movimentação do deputado federal André Fernandes para posicionar o PL como protagonista da direita no Ceará é uma ação estratégica e alinhada à realidade do eleitorado.


Essa é a avaliação do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, que analisou os passos do partido rumo a disputa de 2026.


Mesmo com esforços de alguns membros por unidade para enfrentar o governador Elmano de Freitas (PT) e aliados na disputa do ano que vem, o núcleo duro do bolsonarismo no Estado tem se mostrado reticente a acordos com outras correntes.


A direita, liderada por Fernandes e pelo PL - após o resultado expressivo na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024 -, sustenta uma agenda conservadora, fortemente alinhada ao bolsonarismo.


O grupo adota um discurso ideológico rígido e segue de forma fiel as diretrizes do ex-presidente.


O link da matéria no O Otimista: https://ootimista.com.br/noticias/com-pl-isolado-oposicao-pode-se-dividir-na-disputa-pelo-abolicao-e-senado-em-2026?category=politic&page=1