sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

O Silêncio Ruidoso do Geraldo Alckmin / O PSB e o Pós-Lulismo



O vice-presidente da República, o paulista Geraldo Alckmin (PSB), mantém um silêncio ruidoso em relação à crise de credibilidade do presidente Lula (PT) perante a opinião pública brasileira. Geraldo Alckmin não saiu em defesa do Lula, e nem vai sair caso não seja chamando para a mesa de negociação do Palácio do Planalto. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende essa tese, no próximo boletim da Consultoria LCFB aos cliente, que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) compreendeu o fracasso redundante da frente ampla popular-liberal formada no primeiro turno do pleito eleitoral presidencial de 2022, que apenas seria uma peça publicitária do marketing eleitoral do lulopetismo. Geraldo Alckmin aceitou o seu papel de coadjuvante no início do governo Lula 3, pois o real sócio do Governo Federal é o Partido dos Trabalhadores (PT) em parceria com o Centrão fisiológico e patrimonialista: PSD, Progressistas, Republicanos e União Brasil.


A Consultoria LCFB acredita que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve sair candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo no pleito eleitoral de 2026. Geraldo Alckmin não pensa muito diferente no campo ideológico pós-liberal do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do governador paranaense, Ratinho Júnior (PSD), pois ambos são pré-candidatos à presidência da República. 


A direção nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) vai tentar passar pela cláusula de barreira no pleito eleitoral de 2026. Num segundo momento vai atrair a nível nacional o Cidadania e o Solidariedade para a formação de uma federação partidária nacional ou médio partido na política brasileira. A agremiação partidária socialista não deseja afundar com o presidente Lula (PT), e sim vai agir do mesmo modo que o Centrão e se distanciará do lulopetismo.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





Nenhum comentário:

Postar um comentário