sábado, 11 de janeiro de 2025

Evandro Leitão deu uma guinada à direita no campo administrativo

 



O prefeito de Fortaleza, o ex-deputado estadual Evandro Leitão (PT), poderia ser chamado no máximo de lulista conservador – liberal, no campo ideológico, todavia, o próprio nunca seria um petista ou um psolista com uma agenda neoliberal progressista pró-minorias sociais. Evandro Leitão sempre foi governista de plantão na sua vida pública então não seria diferente à frente do poder executivo da capital cearense.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre defendeu a tese do personalismo político-administrativo do prefeito Evandro Leitão (PT), voltado no primeiro momento a sua burocracia na Assembleia Legislativa do Ceará, quando foi presidente estadual do legislativo, já num segundo momento com os seus aliados no interior alencarino, e por último algumas aristocracias partidárias: PSB, PP, Republicanos e outros. Evandro Leitão não tem interesse em criar uma zona de atrito com a baixa classe média fortalezense e nem com a alta classe média fortalezense por causa do lulopetismo.



A Consultoria LCFB acredita que o prefeito de Fortaleza, o ex-deputado estadual Evandro Leitão (PT), vai aprofundar a sua relação com a direção estadual do União Brasil (UB) na figura do prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa (UB), em função do nascimento da federação partidária entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP), com a participação do Republicanos ainda no primeiro semestre de 2025. Evandro Leitão se identifica ideologicamente com a futura sucursal local da federação partidária do Centrão (União Brasil (UB), Progressistas (PP) e o Republicanos).


A Consultoria LCFB volta a reafirmar que o atual chefe do executivo da capital cearense se encontra no Partido dos Trabalhadores (PT), porém, não é petista. A manobra política-eleitoral do prefeito Evandro Leitão (PT) de acomodar o diretório estadual do União Brasil (UB), no primeiro escalão da prefeitura de Fortaleza, não foi somente uma cortesia política-administrativa ao prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa (UB), pois existe o interesse genuíno político-eleitoral e de identificação com o Centrão do Evandro Leitão em relação a futura federação partidária entre o União Brasil com as seguintes agremiações partidárias: Progressistas e Republicanos. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





Nenhum comentário:

Postar um comentário